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Fábio Batista nº 8 João Marques nº 11

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Apresentação em tema: "Fábio Batista nº 8 João Marques nº 11"— Transcrição da apresentação:

1 Fábio Batista nº 8 João Marques nº 11
Recursos Humanos Fábio Batista nº 8 João Marques nº 11

2 Perfil do Candidato Diploma de Bacharel ou equivalente (concluído entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011); Disponibilidade para residir no exterior; Ter no mínimo 6 (seis) meses de experiência comprovada nas áreas requisitadas; Ter pelo menos 4 meses de experiência no exterior (estudos ou trabalho); Competências Pessoais: senso analítico, pensamento criativo, ambição, capacidade de liderança, alta motivação, vontade de aprender e se desenvolver, facilidade na comunicação, comprometido, bom relacionamento interpessoal e, acima de tudo, paixão por desafios; Fluência no idioma Inglês (mandatário) e em outra língua, como o Alemão (desejável);

3 Fases do processo de Seleção
Os participantes poderão se inscrever de 12 de setembro a 30 de setembro de 2011, e devem ser feitas pelo site da empresa para aceder a página de inscrição. Os candidatos selecionados passarão por etapas de testes on-line, etapas presenciais como dinâmicas de grupo e entrevistas individuais. Somente após o preenchimento de todo o seu registo a sua candidatura estará completa e, você receberá um confirmando a sua inscrição. Se você esta à procura de desenvolver uma carreira profissional nacional e internacional, a sua oportunidade será na BMW Group.

4 Fases do recrutamento Recrutamento
O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos potencialmente qualificados, capazes de assumirem cargos dentro da organização. É como um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um número contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. O recrutamento é uma actividade que tem por objectivo imediato atrair candidatos, de entre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização. Assim, poderemos afirmar que o recrutamento é uma actividade de comunicação com o ambiente externo, é uma actividade de relações públicas e de envolvimento da organização com a comunidade que a rodeia.

5 Fases do Recrutamento Recrutamento Interno
Diz-se que o recrutamento é interno quando uma determinada empresa, para preencher uma vaga, aproveita o potencial humano existente na própria organização. A razão deste aproveitamento prende-se, muitas vezes, com promoções, programas de desenvolvimento pessoal, planos de carreira e transferências.

6 Fases do Recrutamento Recrutamento Interno
Para que o recrutamento interno seja um instrumento eficaz no binómio satisfação do empregado/empresa, exige o conhecimento prévio de informações relacionadas com outros subsistemas, tais como: resultados das avaliações de desempenho do candidato interno; análise e descrição do cargo atual do candidato interno e comparação com a análise e descrição do cargo que se está a pensar ocupar, no sentido de avaliar as diferenças entre ambos e se necessário, desenvolver novas competências; planos de carreira de pessoal para se verificar qual a trajetória mais adequada para o ocupante do cargo em questão; condições de promoção do candidato interno, para saber se este tem um substituto preparado para o seu lugar; resultados obtidos pelo candidato interno nos testes de seleção aquando da sua entrada na organização; resultados dos programas de formação, caso tenha feito, do candidato interno.

7 Fases do Recrutamento Recrutamento Interno (Vantagens)
O recrutamento interno constitui uma transferência de recursos humanos dentro da própria organização. As principais vantagens deste tipo de recrutamento são: maior rapidez: evita as demoras frequentes no recrutamento externo, como por exemplo, a colocação de anúncios, a espera de respostas e ainda a demora natural do próprio processo de admissão; mais económico para a empresa: evita os custos inerentes ao processo do recrutamento externo, custos de admissão do novo candidato e os custos relacionados com a integração do novo colaborador; aproveita os investimentos da empresa em formação do pessoal: o que, por vezes, só tem retorno quando o colaborador passa a ocupar cargos mais complexos; apresenta maior índice de segurança: o candidato é conhecido, a empresa tem a sua avaliação de desempenho, dispensa-se a integração na organização e, por vezes, não necessita de período experimental.

8 Fases do Recrutamento Recrutamento Interno (Desvantagens)
A organização pode estagnar, perdendo criatividade e inovação; Se a organização não oferecer as oportunidades de crescimento no momento certo, corre-se o risco de defraudar as expectativas dos colaboradores e, consequentemente, podem-se criar estados de desinteresse, apatia e até levar à demissão; Pode gerar conflitos de interesses entre pessoas que estão em pé de igualdade para ocupar o mesmo cargo; Pode provocar nos colaboradores menos capazes, normalmente em cargos de chefia, um sentimento de insegurança que poderá fazer com que estes sufoquem o desempenho e aspirações dos subordinados, a fim de evitarem futura concorrência; Quando administrado incorretamente, pode levar à situação que Laurence

9 Fases do Recrutamento Recrutamento Externo
O recrutamento é externo quando, havendo uma determinada vaga, a organização tenta colmatar a mesma com candidatos externos que são atraídos pela organização através de técnicas de recrutamento. As técnicas de recrutamento são os métodos através dos quais a organização divulga a existência de uma oportunidade de trabalho junto às fontes de recursos humanos mais adequadas. O que vai definir as técnicas são as fontes de recrutamento e as qualificações. O recrutamento externo incide sobre candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou em situação de emprego e pode envolver uma ou mais técnicas de recrutamento.

10 Fases do Recrutamento Recrutamento Externo
As principais técnicas de recrutamento externo são: boca-a-boca: apresentação do candidato a partir de um colaborador. Desta forma, a organização faz com que o colaborador se sinta prestigiado pelo facto da organização considerar as suas recomendações, ao apresentar um amigo ou conhecido e, dependendo da forma como o processo é conduzido, o colaborador torna-se corresponsável junto à empresa pela sua admissão. É também uma técnica de baixo custo, alto rendimento e baixa morosidade; cartazes ou anúncios na portaria da empresa: é uma técnica de baixo custo, mas cuja eficácia nos resultados depende de uma série de factores, como a localização da empresa, a proximidade das fontes de recrutamento, a proximidade de movimento de pessoas, facilidade de acesso. É uma técnica que espera que o candidato vá até ela. Normalmente, é utilizada para funções de baixo nível.

11 Fases do Recrutamento Recrutamento Externo
para tal, há uma apresentação da organização, em que esta fala dos seus objectivos, da sua estrutura e das políticas de emprego; viagens de recrutamento a outras localidades: quando o mercado de recursos humanos local está bastante explorado, a empresa pode recorrer ao recrutamento em outras cidades ou outras localidades. Neste caso o técnico de recrutamento dirige-se ao local em questão e anuncia através da rádio e imprensa local; contactos com outras empresas que atuam no mesmo mercado, em termos de cooperação mútua: estes contactos interempresas chegam a formar cooperativas de recrutamento; agências de recrutamento: estas agências estão a proliferar, no sentido de prestar serviços de recrutamento e seleção a pequenas, médias e grandes empresas. Estão aptas a recrutar e selecionar candidatos independentemente das suas qualificações. Ou seja, ao contrário de outras técnicas, esta permite recrutar candidatos não só de baixo nível, mas também altamente qualificados. Torna-se, então uma das técnicas mais caras, embora seja compensada pelos factores tempo e rendimento. Na maior parte das vezes, as técnicas de recrutamento são utilizadas conjuntamente, pois o processo de recrutamento tem que ter em conta o binómio custo/rapidez.

12 Fases do Recrutamento Recrutamento Externo (Vantagens)
Traz sangue novo e experiências novas à organização: a entrada de recursos novos na organização impulsiona novas ideias, novas estratégias, diferentes abordagens dos problemas internos da organização; enfim, permite à organização manter-se atualizada com o ambiente externo e ao corrente do que se passa noutras organizações; Permite munir a empresa com quadros técnicos com formação no exterior: isto não significa que, a partir da admissão, não tenha que investir em formação com esse candidato, mas o que é certo é que vai usufruir de imediato do retorno dos investimentos efectuados pelos outros; Renova e enriquece os recursos humanos da organização: principalmente quando a política é admitir pessoal jovem, dinâmico, mais qualificado e credenciado do que o já existente na organização; Evita conflitos entre pessoas que fazem parte da mesma organização: no caso de, por exemplo, duas pessoas estarem aptas a ocupar o mesmo cargo e a organização escolher uma delas, pode desencadear na rejeitada um sentimento de injustiça e provocar um conflito grave.

13 Fases do Recrutamento Recrutamento Externo (Desvantagens)
É um processo mais demorado do que o recrutamento interno: porque temos de considerar o tempo despendido com a escolha das técnicas mais adequadas, com as fontes de recrutamento, com a atração dos candidatos, com a seleção, os exames médicos, com possíveis compromissos do candidato a outra organização e com o processo de admissão. Este período será maior para as funções de topo. Desmotiva as pessoas que trabalham na organização: os funcionários podem, em determinados casos, ver o recrutamento externo como uma política de deslealdade para com eles; Cria distorções ao nível salarial: porque quem vem de novo, normalmente vem ganhar mais do que aquele que já está há mais tempo na organização e a desempenhar a mesma função, o que pode levar ao aumento dos salários em geral, para evitar grandes disparidades; É mais caro: exige despesas imediatas com anúncios, jornais, agências de recrutamento.


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