A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doenças Respiratórias Exercícios Físicos que ajudam no tratamento dos problemas respiratórios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doenças Respiratórias Exercícios Físicos que ajudam no tratamento dos problemas respiratórios."— Transcrição da apresentação:

1 Doenças Respiratórias Exercícios Físicos que ajudam no tratamento dos problemas respiratórios.

2 ° Definição Doenças respiratórias são aquelas que atingem órgãos do sistema respiratório (pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traquéia, diafragma, bronquiolos e alvéolos pulmonares). ° Exemplos As enfermidades do sistema respiratório mais frequentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, resfriado, faringite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, tuberculose e pneumonia.

3 ° Principais causas As causas destas doenças podem ser diversas. Fumo, alergias (provocada por substâncias químicas ou ácaros), fatores genéticos, infecção por vírus e respiração em ambientes poluídos estão entre as principais causas destas doenças. ° Poluição e doenças respiratórias Nas grandes cidades, estas doenças estão cada vez mais comuns, principalmente em função da poluição do ar. O monóxido de carbono e o dióxido de carbono são gases poluentes originados da queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) e são muito prejudiciais ao aparelho respiratório do ser humano. A inalação destes gases pode provocar o surgimento de algumas destas doenças.

4 ° Exercícios Físicos e Doenças Respiratórias A prática de exercícios físicos pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm problemas respiratórios. Muitas vezes, quem sofre com doenças crônicas como bronquite, asma, rinite ou qualquer outro tipo de inflamação nas vias respiratórias, tem limitações fisiológicas e acaba se afastando das atividades físicas, o que é um erro.

5 Tanto médicos quanto os profissionais dedicados ao atendimento dessas pessoas não têm dúvidas: a atividade física não é apenas benéfica para manter o corpo em forma, ela melhora a resistência e o bem-estar daqueles que se tornaram reféns de doenças sem cura, reduzindo a chance de complicações e aumentando a qualidade de vida dos pacientes.

6 ° Quando o corpo de uma pessoa que tem doenças pulmonares crônicas se acostuma com a carga de exercício, ele passa a utilizar melhor o oxigênio, a respirar com mais facilidade devido ao fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração. Além disso, mexer o corpo ainda aumenta a circulação do sangue, fortalece o coração e diminui a pressão sanguínea.

7 ° TIPOS DE EXERCÍCIO. O esporte mais recomendado para pessoas portadoras de asma é a natação, devido ao ambiente úmido, tonificação dos músculos superiores e a posição horizontal do atleta que permite liberar o muco presente nas porções mais inferiores de pulmão. Um programa de condicionamento aeróbico em meio aquático climatizado pode ser considerado um fator importante na prevenção das crises de broncoespasmo induzidas pelo esforço. Podendo também ser uma alternativa para desenvolver um bom condicionamento físico do corredor portador de doença respiratória.

8

9 Por outro lado, esportes como a natação, caminhada, bicicleta em terrenos planos são menos causadores de broncoespasmo. Esportes no alto de montanhas, como alpinismo e esqui tem como característica a presença de ar frio e seco, induzindo desta forma as crises. Exercícios mais suscetíveis a desencadear crise de asma: Corridas de meio fundo (800 e 1500 m), corridas de fundo (maratonas), ciclismo, futebol, basquete, rugby Exercícios menos suscetíveis a desencadear crise de asma: Tenis, esportes de luta (boxe, karatê), volei, golfe, natação, beisebol.

10

11 Para praticá-las o atleta deve ser bem orientado e conhecer a doença e seus sintomas para que possa identificar as crises. Deve sempre informar o seu médico sobre a prática de atividade física, bem como suas características, como o tipo, o tempo, a intensidade, o ambiente em que ela é praticada, se há poeira, clima muito seco etc. Se você sentir algum desconforto, tosse excessiva, dor e chiado no peito intensos, deve interromper o exercício, avisar o treinador, manter a calma e seguir as orientações médicas. Dê ênfase à expiração, solte o ar lentamente e não force a inspiração! Realizar um aquecimento adequado, aumentar a intensidade dos exercícios progressivamente, respeitar seus limites, sua condição física e gravidade da doença, realizar tratamento médico e fisioterapêutico adequados e seguir as orientações de um profissional de educação física são quesitos essenciais para que a corrida seja praticada de forma segura, o que só trará benefícios para a sua saúde!


Carregar ppt "Doenças Respiratórias Exercícios Físicos que ajudam no tratamento dos problemas respiratórios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google