A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Toxoplasma gondii Apicomplexa Intracelular obrigatório Sistêmico Cosmopolita Eurixênico facultativo  Hospedeiro definitivo: felídeos  Hospedeiro intermediário:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Toxoplasma gondii Apicomplexa Intracelular obrigatório Sistêmico Cosmopolita Eurixênico facultativo  Hospedeiro definitivo: felídeos  Hospedeiro intermediário:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Toxoplasma gondii Apicomplexa Intracelular obrigatório Sistêmico Cosmopolita Eurixênico facultativo  Hospedeiro definitivo: felídeos  Hospedeiro intermediário: mamíferos e aves Importante zoonose Toxoplasmose:  Adquirida  Congênita

3 Ciclo Biológico

4

5 Mecanismos de Infecção Ingestão de oocistos presentes em locais onde vivem gatos, e veiculados por água, alimentos ou disseminados por vetores mecânicos; Ingestão de carne mal cozida contendo pseudocistos ou cistos viáveis; Transplacentário; Transplante de órgão.

6 Mecanismos de Agressão Toxoplasmose adquirida:  As formas infectantes penetram na mucosa intestinal, ganham os linfáticos e são disseminados por via sanguínea parasitando quaisquer células exceto as hemácias.  Em alguns dias, com a evolução da resposta humoral os taquizoitas vão desaparecendo, mas persistem como bradizoítas no interior de cistos em algumas células, onde podem perdurar indefinidamente.  Esta zoonose tem curso benigno, quando sintomática, e apresenta um período de incubação de 10 a 23 dias.  Na eventualidade de queda da resistência, como é o caso dos imunodeprimidos, pode haver reativação da doença ou dos parasitas.

7 Mecanismos de Agressão Toxoplasmose adquirida:  Geralmente assintomática ou oligossintomática.  Adenopatias parecem ser o sinal clínico mais frequente da infecção em adultos, além de mal-estar, mialgias, cefaléia, anorexia e febre.  Retinocoroidite pode ser conseqüência ou a única manifestação de uma toxoplasmose confirmada pelos títulos altos nas provas sorológicas. Provavelmente, é seqüela tardia de uma infecção congênita.  Podem ocorrer formas graves em imunodeficientes: febre, mal- estar, dores musculares e articulares, em seu início, seguidos por prostação, hepatite, esplenite, miocardite, meningite e encefalomielite.

8 Mecanismos de Agressão Toxoplasmose congênita:  A mãe só transmite a toxoplasmose ao feto se sofrer a primo- infecção durante a gravidez, que é quando existirão os taquizoítas são capazes de invadir a placenta.  O risco de transmissão materno-fetal está diretamente relacionado com a idade gestacional: 17% no 1º trimestre, 25% no 2º trimestre e 65% no 3º.  Já a gravidade das lesões fetais, é inversamente proporcional a idade gestacional: no 1º trimestre há 13% de probabilidade de lesões graves e 87% de lesões clinicamente leves ou ausentes; no 2º trimestre 10% de lesões graves e 90% de lesões clinicamente leves ou ausentes; no 3º trimestre as lesões são leves ou ausentes.

9 Confirmação Diagnóstica Adiquirida: Acs. IgM / IgG = ELISA; RIFI; Hemaglutinação. Congênita: Acs. IgA; PCR  Os anticorpos da classe IgM geralmente aparecem em torno de 5 dias após a infecção, desaparecendo depois de semanas ou meses. Em alguns casos, títulos residuais podem permanecer detectáveis por um tempo superior a 1 ano, o que invalida a presença da IgM como indicador de infecção recente.  Os anticorpos da classe IgG aparecem 1 a 2 semanas após a infecção e persistem por toda a vida. A detecção desses anticorpos IgG em mulheres, indicando infecção passada, afasta o risco delas produzirem infecção congênita.  Mulheres com sorologia negativa devem ser consideradas grupo de risco e acompanhadas durante toda gestação.

10 Confirmação Diagnóstica Teste da avidez do IgG:  No começo de qualquer resposta imunológica primária, os anticorpos da classe IgG que se formam são de baixa avidez/afinidade e, à medida que a resposta imunológica vai se maturando, eles adquirem maior avidez/afinidade em sua ligação com o antígeno. Como os agentes desnaturantes rompem as ligações fracas (baixa avidez), o emprego de um teste imunoenzimático para a dosagem de anticorpos IgG anti- toxoplasma, na presença e na ausência do agente desnaturante, e a utilização de um índice – a relação da densidade ótica do soro tratado em relação à densidade do soro não tratado – possibilitam a obtenção de uma porcentagem de avidez de IgG.

11 Confirmação Diagnóstica Teste da avidez do IgG:  Baseia-se na crescente avidez que os anticorpos apresentam pelo antígeno ao longo do tempo.  Quando são encontrados anticorpos específicos da classe IgG com alta avidez (> 60%), a infecção ocorrida já data de, pelo menos, 3 meses.  O resultado do teste com avidez baixa (< 30%) sugere que a infecção seja recente, com menos de 3 meses, mas em alguns casos, a avidez pode permanecer baixa por vários meses, o que impede uma interpretação segura.

12 Confirmação Diagnóstica

13 PROFILAXIA Gatos domésticos devem receber alimentos secos, enlatados ou fervidos e deve-se evitar, na medida do possível, que cacem e comam carniças; Castração dos gatos; Evitar contato com gatos vadios ou desconhecidos; As fezes dos gatos e o material de forração de seu leito devem ser eliminados diariamente, antes que os oocistos tenham tempo para embrionar; não envolvendo gestantes nestas tarefas; Tanques de areia devem ser cobertos quando fora de uso pelas crianças; Evitar o consumo de carne crua ou mal cozida de porco, carneiro, boi (aves e ovos sendo de menor significado); Lavagem dos alimentos de origem vegetal (verduras) Consumo de água tradada. Lavar mãos após manipular alimentos crus, após manipular terra, tanques de areia, contato com gatos, cujo pelos podem ter retidos oocistos que amadurecem em poucos dias; Exame e acompanhamento sorológico de gestantes.


Carregar ppt "Toxoplasma gondii Apicomplexa Intracelular obrigatório Sistêmico Cosmopolita Eurixênico facultativo  Hospedeiro definitivo: felídeos  Hospedeiro intermediário:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google