VANGUARDAS EUROPEIAS. O QUE É VANGUARDA? Vanguarda: Termo que designa uma série de movimentos artísticos radicais a partir do início do Séc. XX. São a.

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1 VANGUARDAS EUROPEIAS

2 O QUE É VANGUARDA? Vanguarda: Termo que designa uma série de movimentos artísticos radicais a partir do início do Séc. XX. São a essência do Modernismo como estética, espírito, atitude e comportamento. Vanguarda: Parcela da intelligentsia que exerce o papel pioneiro, renovador, desenvolvendo técnicas, ideias, conceitos novos, avançados principalmente nas artes. Vanguarda: Termo militar, guarda que vai na frente do campo de batalha.

3 CONTEXTO HISTÓRICO Belle Epoque I Grande Guerra Mundial (1914- 1918); Ruína econômica dos países europeus; Declínio dos valores e falência dos ideais; Desilusão, desencanto, perplexidade; Descrédito das antigas “certezas” científicas e religiosas.

4 CONTEXTO INTELECTUAL Psicanálise (o inconsciente), de Sigmund Freud; “Amorte filosofia de Deus”ea Friedrich Nietzsche ganham espaço; A arte acompanha o colapso do mundo burguês e reflete a tensão do momento.

5 CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS VANGUARDAS 1- Negação das obras artísticas do passado. 2- Ruptura formal com os princípios estéticos do passado. 3- Invenção de técnicas, surgem novos objetos estéticos. 4- Experimentalismo. 5- Agressão ao público. 6- Simplificação na representação das imagens.

6 PRINCIPAIS VANGUARDAS 1- Cubismo: A partir de 1907 2- Futurismo: A partir de 1909 3- Expressionismo: A partir de 1910 4- Dadaísmo: A partir de 1916 5- Surrealismo: A partir de 1921

7 Emtermosartísticos,asvanguardassão movimentos que tentam expressar as contradições desencadeadasportantasmudanças,tantos ganhos e simultaneamente tantas derrotas vividas na Era da Máquina.

8 O FUTURISMO Itália – Fillipo Tommaso Marinetti (1909) Defende uma arte sintonizada com a “beleza da velocidade, as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta”. Torna-se porta-voz oficial do FASCISMO (1919). Semelhanças: antifeministas, anti-burgueses, anti-socialistas e anti-democráticos; exaltavam a “bofetada e o soco” e glorificavam a guerra como “a única higiene do mundo”.

9 Futurismo  Movimento artístico e literário de vanguarda, anterior à 1ª Guerra Mundial.  Iniciado em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.  A obra rejeitava o moralismo e o passado.  O slogan do primeiro manifesto futurista de 1909 era “Liberdade para as palavras”.

10 Contexto histórico  Apogeu da ciência - novas descobertas causam fascínio (radar - 1904 / avião – 1906 / motor a jato – 1910 / linha de produção – 1913)  Paris - centro cultural do mundo  Popularização do automóvel  Studebaker  Oldsmobile  2ª Revolução Industrial (1860 até 1ª GM)  “Os anos loucos” – pré-Guerra: rebeldia  Movimento trazia implicações políticas e ideológicas

11 O Início  O nome foi escolhido propositadamente  Fundado por um manifesto escrito – a intenção apareceu antes das obras  Fundamento teórico a priori  Partiu de uma ideia geral, rejeitou valores, tradições e instituições consagradas  Propunha mostrar nas artes as novidades da vida moderna, subverter o academicismo e exaltar o futuro, exigia uma postura politizada.  Manifesto literário-1909 / Manifesto da pintura-1910 / Manifesto da Arquitetura Futurista-1914

12  Defendia a destruição de museus e de cidades antigas;  Militarismo e patriotismo - Considerava a guerra como forma de higienizar o mundo;  A linguagem é espontânea e as frases são fragmentadas para exprimir a ideia de velocidade;  Rejeição da tradição e do moralismo;  Desprezo pela mulher;  Desprezo pela racionalidade;  Glorificação da ação e violência;  Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;  Representavam um estado de espírito.

13 Características do Futurismo  Dinamicidade  Aspectos mecânicos  Velocidade abstrata  Uso de elementos geométricos  Esquemas sucessivos de representação do objeto pictórico, como exposição fotográfica múltipla.  Movimentos animados pela fragmentação das figuras representadas, conforme o modernismo.  Repetição de elementos

14 Manifesto literário (trechos) 1.Pretendemos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e a intrepidez. 2.Coragem, audácia, e revolta serão elementos essenciais da nossa poesia. 3. (...) Nós pretendemos exaltar a ação agressiva, uma insônia febril, o salto mortal, o soco e tapa. 4. Afirmamos que a magnificência do mundo foi enriquecida por uma nova beleza: a beleza da velocidade. 7. Exceto na luta, não há beleza. Nenhum trabalho sem um caráter agressivo pode ser uma obra de arte. (...). 9. Glorificaremos a guerra – a única higiene militar, patriotismo, o gesto destrutivo daqueles que trazem a liberdade, ideias pelas quais vale a pena morrer, e o escarnecer da mulher.

15 10. Destruiremos os museus, bibliotecas, academias de todo tipo, lutaremos contra o moralismo, feminismo, toda covardice oportunista ou utilitária. 11. Cantaremos as grandes multidões excitadas pelo trabalho, pelo prazer, e pelo tumulto; (...) cantaremos o vibrante fervor noturno de arsenais e estaleiros em chamas com violentas luas elétricas; estações de trem cobiçosas que devoram serpentes emplumadas de fumaça; fábricas pendem em nuvens por linhas tortas de suas fumaças; pontes que transpõem rios, como ginastas gigantes, lampejando no sol com um brilho de facas; (...) locomotivas de peito largo cujas rodas atravessam os trilhos como o casco de enormes cavalos de aço freados por tubulações;...

16 Pintura Futurista  Linhas confusas e trepidantes, retas ou curvas, mistura de gestos rápidos e delineados de pessoas.  Cores vivas e contrastes, sobreposição de imagens, ideia de movimento e dinamismo.  Cores e formas têm relações apenas exteriores  Geometrização  Representações totalmente desnaturalizadas, embora sem chegar a uma total abstração.  Preocupação com o dinamismo das formas, com a situação da luz e a integração do espectro cromático

17 Giacomo Balla- “Street Light” (1909). Giacomo Balla - Dinamismo de um Cão pela coleira

18 O CUBISMO Imagem: Pablo Picasso / Les demoiselles d'Avignon / Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. / http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:579px- Les_Demoiselles_d%27Avignon.jpg.

19 O CUBISMO CUBISMO PICTÓRICO: No desejo de transmitir a estrutura total do objeto, os cubistas começaram a decompor as formas em diferentes planos geométricos e ângulos retos, que se interceptam e sucedem. Tentavam sugerir a representação do objeto sob todos os seus aspectos, de face e perfil, (...) como se tivesse sido contemplado por diferentes ângulos.

20 ARTE, 3º Ano Cubismo / Características e Fases,

21 ARTE, 3º Ano Cubismo / Características e Fases Imagem: Mann im Café, 1914 / Public Domain.

22 PRINCIPAIS ARTISTAS DO CUBISMO Pablo Picasso - (1881-1973) Imagem: Revista Vea y Lea, 1966 / Argentina / Public Domin. ARTE, 3º Ano Cubismo / Características e Fases Imagem:Pablo Picasso/ Marie-Therese Walter, 1937 / http://www.pablo-ruiz- picasso.net/work-158.php

23 INFLUÊNCIAS DO CUBISMO NO BRASIL Mulher diante do espelho, Vicente do Rego Monteiro, 1922. ARTE, 3º Ano Cubismo / Características e Fases Imagem: Vicente do Rego Monteiro / Mulher Diante do Espelho, 1922 / http://leitoracritica.blogspot.com.br/2010/09/grande-cena- de-amor-e-morte.html

24 INFLUÊNCIAS DO CUBISMO NO BRASIL O sol poente, Tarsila do Amaral ARTE, 3º Ano Cubismo / Características e Fases Imagem: Tarsila do Amaral / O sol poente / http://museuvirtualsemanaartemoderna.arteblog.com. br/9584/SOL-POENTE-TARSILA-DO-AMARAL/ Pietá, Vicente do Rego Monteiro. Imagem: Vicente do Rego Monteiro /Pietá, c. 1966 / MAC-USP / http://brasilartesenciclopedias.com.br/nacional/vice nte_do_rego07.htm

25 O CUBISMO  CUBISMO LITERÁRIO:Sistemapoéticode subjetivização e desintegração da realidade (...) uma poesia cujas características são o ilogismo, o humor, o anti-intelectualismo, o instantaneísmo, asimultaneidadeeumalinguagem predominantemente nominal e mais ou menos caótica.

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27 O EXPRESSIONISMO Movimento artístico que se caracteriza pela expressão de intensas emoções. (de dentro para fora) As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e exibem enfoque pessimista da vida, marcado por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade e, muitas vezes, necessidade de denunciar problemas sociais. Iniciado no fim do século XIX por artistas plásticos da Alemanha, alcança seu auge entre 1910 e 1920 e expande-se para a literatura, a música, o teatro e o cinema.

28 Em função da I Guerra Mundial e das limitações impostas pela língua alemã, tem maior expressão entre os povos germânico, eslavo e nórdico. Após o fim da guerra, influencia a arte em outras partes do mundo. Muitos artistas estão ligados a grupos políticos de esquerda.

29 Conceitos de belo e feio pouco importam; São mais afetados pelo sofrimento humano do que pelo triunfo; Expressão da angústia do ser humano.

30 O Grito 1893 Edward Munch

31 Os retirantes 1944 Cândido Portinari

32 Criança Morta 1944 Cândido Portinari Retirantes

33 PSICOLOGIA DE UM VENCIDO Psicologia de um Vencido Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro da escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênesis da infância, A influencia má dos signos do zodíaco. Profundissimamente hipocondríaco, Este ambiente me causa repugnância... Sobe-me a boca uma ânsia análoga à ânsia Que se escapa da boca de um cardíaco. Já o verme - este operário das ruínas - Que o sangue podre das carnificinas Come, e à vida em geral declara guerra, Anda a espreitar meus olhos para roê-los, E há de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgânica da terra! Augusto dos Anjos

34 O DADAÍSMO Suíça – Tristan Tzara e outros artistas do “Cabaré Voltaire” (1916). O mais demolidor e radical movimento de vanguarda A guerra desvendou a barbárie por trás da civilização burguesa ocidental. Era necessário desmascarar os valores ditos civilizados.

35 O DADAÍSMO Ilogismo; Nonsense ; Humor niilista e irracionalista; Dinamitam-se a cultura e a linguagem; Substituição das palavras por ruídos e gritos inarticulados; “Ser dadá é ser antidadá”; “A arte não é séria”; “Nós escarramos na humanidade”.

36 A FONTE MARCEL DUCHAMP A Fonte é um urinol de porcelana branco, considerado uma das obras mais representativas do Dadaísmo na França, criada em 1917, sendo uma das mais notórias obras do artista Marcel Duchamp. Estima-se que valha cerca de 3 milhões de euros (cerca de R$ 8,29 milhões).

37 L.H.O.O.Q, MARCEL DUCHAMP Os ready mades se tornaram o elemento de destaque da produção de Duchamp. Entre os mais famosos e irônicos, há a obra L.H.O.O.Q. (siglaque,lidaemfrancês, assemelha-se ao som da frase “Elle a chaud au cul ”, que, traduzida para o português, significa “Ela tem fogo no rabo”), que é uma reprodução da Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, com um bigodinho.

38 LITERATURA DADAÍSTA Negam passado, presente e futuro Contra as ordenações lógicas, pouco se importando com o leitor Importante era o grito, o urro

39 Din dinq doo bam bam bara be ba baram bom bom ba ba ba bam booo. Wha...wha...wha…wha… what’s going on…on? Ding, ding. That’s the crazy frog Ding, Ding. Beem, beem. Ring, ding, ding, ding, ding, ring. Dem, dem, dem. Ring, ding, ding, ding, ding ring.Oh, oh. Ring, ding, ding, ding, ding, ring. Dem, dem, dem. Ring, ding, ding, ding, ding. That’s the crazy frog Break down! Ding, Ding. Bre…Bre…Break. Bre…Break Down, down, dow…dow…down, down, down, dow…dow…dow…down. Beem, Beem Down, down, dow…dow…dow…dow…down. Down, down, dow…dow…down, down, down, dow…dow…dow…down. That’s the crazy frog [...]

40 O SURREALISMO França – André Breton (1918); Acrescenta-se à razão a imaginação, o sonho e a fantasia criadora do inconsciente. Diz Breton: “Creio na resolução futura desses dois estados, aparentemente tão contraditórios, tais sejam o sonho e a realidade, em uma espécie de realidade absoluta, de super-realidade, se assim se pode chamar”.

41 Sonhoprovocado pelo voo de uma abelha em torno de uma romã, um segundo despertar antes do Salvador Dalí 1944

42 PROPOSTAS SURREALISTAS abolição da lógica valorização do inconsciente, procuram a inspiração nos sonhos. atribuição de um caráter lúdico à arte.

43 os pensamentos devem ser exprimidos caoticamente, tal como nos ocorrem, sem preocupação com o ordenamento lógico. os surrealistas juntam muitas vezes uma palavra logicamente adequada a uma outra absurda, produzindo imagens insólitas, como: anjo torto, cadáver agradável, morte feliz e outros.

44 Queriam elaborar uma nova cultura, encontrar um caminho de acesso às zonas profundas do psiquismo no humano. Questionando a sociedade e a arte, eles se propunham destruí-la, para recriá-la a partir de técnicas renovadoras. imaginação + razão fantasia + realidade = super-realidade.

45 MANIFESTO SURREALISTA ANDRÉ BRETON 1924 “Mandem trazer algo com que escrever, depois de se haverem estabelecido em um lugar tão favorável quanto possível à concentração do espírito sobre si mesmo. Ponham-se no estado mais passivo, ou receptivo que puderem. Faça abstração de seu gênio, de seus talentos e dos de todos os outros. Digam a si mesmos que a literatura é um dos mais tristes caminhos que levam a tudo. Escrevam depressa, sem um assunto preconcebido, bastante depressa para não conterem e não serem tentados a reler ”.

46 ESTUDO Nº 6 – MURILO MENDES Tua cabeça é uma dália gigante que se desfolha nos meus braços. Nas tuas unhas se escondem algas vermelhas, E da árvore de tuas pestanas Nascem luzes atraídas pelas abelhas. Caminharei nesta manhã para teus seios: Virei ciumento do orvalho da madrugada, Do tecelão que tece o fio para teu vestido. Virei, tendo aplacado uma a uma as estrelas, E, depois de rolarmos pela escadaria de tapetes submarinos, Voltaremos, deixando madrepérolas e conchas, Obedecendo aos sinais precursores da morte, Para a grande pedra que as idades balançam à beira-nuvem.

47 Criança Geopolítica Observando o Nascimento do Homem Novo Salvador Dali - 1943 No ambiente de fim de guerra, a população ansiava pelo nascer de um novo mundo e de um novo homem. Dalí mostra, no entanto, que esse otimismo esperado pela população não se refletia em suas crenças. Ao contrário, a pintura apresenta uma atmosfera de ameaça e tristeza. A criança que assiste ao nascimento parece assustada e a mulher que aponta o nascimento do tal "novo homem" é, ao mesmo tempo, musculosa e esquelética. O ovo de onde o homem sai representa o mundo com uma casca mole, onde os continentes também são representados e quase se diluem. O continente Sul-Americano deixa cair uma lágrima e uma gota de sangue escorre pela abertura de onde sai o homem, mostrando as consequências da grande guerra.

48 BONS ESTUDOS !!! Professora Adriane


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