A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Professoras Rosana Conjunção Pessoal, antes de vermos conjunção, vamos relembrar Frase, Oração e Período.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Professoras Rosana Conjunção Pessoal, antes de vermos conjunção, vamos relembrar Frase, Oração e Período."— Transcrição da apresentação:

1

2  Professoras Rosana

3 Conjunção Pessoal, antes de vermos conjunção, vamos relembrar Frase, Oração e Período.

4 Frase  Frase: qualquer enunciado de sentido acabado. Frase Nominal Em cima da mesa um caderno rasgado e várias canetas velhas. Amigos, amigos, negócios à parte. Silêncio Bom dia a todos! Rápido, por favor! Frase Verbal ou Oração Você leu o projeto com atenção? Hoje tem prova. Observe esses exemplos:

5  É o enunciado linguístico organizado em função de um verbo e constituído de sujeito e predicado, ou ao menos de predicado. Ex.: Charles Chaplin nunca morrerá. sujeito predicado Ex.: Nevou muito em Santa Catarina predicado Oração

6 Período É um enunciado linguístico com sentido acabado. Ele inicia com letra maiúscula e termina por: Ponto Final Ex.: O tribunal autorizou sua candidatura. Ponto de interrogação Ex.: Quais serão os motivos da revolta? Ponto de exclamação Ex.: Quanta humilhação nos impuseram!

7 Classificação do período Período simples : é aquele que possui apenas uma oração. A oração que constitui o período simples é chamada oração absoluta. Ex.: Ela ainda mantém seu prestígio e esplendor. Ex.: Ninguém lamentou a sua renúncia.

8 Período composto Período composto : é aquele que consta de duas ou mais orações. Ex.: Rodrigo foi até o quarto, / acendeu a luz/ e procurou o livro. 12 3 No período composto podem ocorrer três tipos de oração: principal subordinada coordenada

9 CONJUNÇÃOCONJUNÇÃO

10 Conjunção é a palavra invariável que liga orações, ou palavras da mesma oração, estabelecendo relações entre elas.  Os sintomas são os mesmos, mas a doença pode ser outra. 1ª oração 2ª oração  Às vezes, é necessário um antialérgico ou antibiótico. oração

11 As conjunções podem ser: Coordenativas e Subordinativas

12 Conjunções coordenativas Estabelece relação de: Aditiva e, nem, mas também soma, adição Adversativa mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto oposição, ideia contrária Alternativa Ou, ou...ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja... alternância, exclusão Conclusiva logo, por isso, portanto, pois ( depois do verbo ) conclusão, dedução Explicativa que, porque, pois ( antes do verbo ) explicação, justificativa

13 Conjunções coordenativas aditivas  Aqui termina o pasto / e começa a plantação.  Tenho esperança no futuro, como também tenho esperança em você.  Não temos açúcar nem temos farinha.

14 Conjunções coordenativas adversativas  Os empregadores da fábrica reivindicaram alguns direitos, mas não foram atendidos.  A mãe comprou pão de sal, porém não comprou pão doce.  O atleta tentou ser o primeiro, contudo apenas conseguiu ser o segundo.

15 Conjunções coordenativas alternativas  Vá de metrô ou demorará muito.  Quer seja fácil, quer seja difícil, vou cumprir com o prometido.  Não sei o que fazer: ora você quer ajuda, ora você quer trabalhar sozinho.

16 Conjunções coordenativas conclusivas  Durante seis meses vou morar em Belém, portanto não estarei aqui no Réveillon.  Já estou indo para o trabalho, por isso conseguirei resolver o assunto ainda hoje.  O tempo estava bom, aproveitamos, pois, o feriado na praia.

17 Conjunções coordenativas explicativas  Vá depressa, porque está em cima da hora do ônibus.  Fiquei com a roupa encharcada pois estava chovendo muito.  Ele teve que sair mais cedo do trabalho que estava se sentindo mal.

18 Conjunção subordinativa é aquela que liga duas orações de caráter dependente, ou seja, uma exerce função sintática em relação à outra.

19

20

21 Comparativas  Introduzem uma oração que expressa ideia de comparação  Por exemplo: O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem. Ele é preguiçoso tal como o irmão.

22 Causais Introduzem uma ora ç ão que é causa da ocorrência da ora ç ão principal. São elas: porque, que, como (= porque, no in í cio da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, j á que, desde que, etc.  Por exemplo:  Ele não fez a pesquisa porque não dispunha de meios . Como não se interessa por arte, desistiu do curso

23 Concessivas Introduzem uma ora ç ão que expressa ideia contr á ria à da principal, sem, no entanto, impedir sua realiza ç ão. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo: Embora fosse tarde, fomos visit á -lo. Eu não desistirei desse plano mesmo que todos me abandonem

24

25 Condicionais Introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. Por exemplo: Se precisar de minha ajuda, telefone-me.. Não irei ao escritório hoje, a não ser que haja algum negócio muito urgente.

26

27 Conformativas Introduzem uma ora ç ão em que se exprime a conformidade de um fato com outro. São elas : conforme, como (= conforme), segundo, consoante, etc. Por exemplo: O passeio ocorreu como hav í amos planejado. Arrume a exposi ç ão segundo as ordens do professor

28 “O defunto não tinha medo, só de gente viva, conforme dizia.” “Principalmente de gente como você!!!”

29 Consecutivas Introduzem uma ora ç ão que expressa a consequência da principal. São elas: de sorte que, de modo que, sem que (= que não), de forma que, de jeito que, que (tendo como antecedente na ora ç ão principal uma palavra como tal, tão, cada, tanto, tamanho), etc. Por exemplo: Estudou tanto durante a noite que dormiu na hora do exame. A dor era tanta que a mo ç a desmaiou

30 O dia está tão frio, que não sei por que sai de casa!!!

31 Finais Introduzem uma ora ç ão que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc. Por exemplo: Toque o sinal para que todos entrem no salão. Aproxime-se a fim de que possamos vê-lo melhor.

32

33 Proporcionais Introduzem uma ora ç ão que expressa um fato relacionado proporcionalmente à ocorrência da principal. São elas: à medida que, à propor ç ão que, ao passo que e as combina ç ões quanto mais... (mais), quanto menos... (menos), quanto menos... (mais), quanto menos... (menos), etc. Por exemplo: O pre ç o fica mais caro à medida que os produtos escasseiam. Quanto mais reclamava menos aten ç ão recebia.

34 Quanto mais longe se olha, melhor se enxerga o que está perto.

35 Temporais Introduzem uma ora ç ão que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na ora ç ão principal. São elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc.Por exemplo: A briga come ç ou assim que sa í mos da festa. A cidade ficou mais triste depois que ele partiu

36

37 Exercitando Questão 1 “ Augusto, um dos meus queridos primos, viajou de carro a São Paulo, quando amanheceu” A expressão destacada dá uma ideia de : A-Proporção B-Concessão C-Tempo D-Consequência E-Conclusão

38 Questão 2 Assinale a alternativa na qual a expressão em destaque transmite uma ideia de Proporção: A-Vicente comeu tanto que passou mal! B-Vicente disse que iria comer bolo todo dia! C-Vicente falou, como sua patroa havia lhe orientado. D-Vicente cresce, à medida que estuda! E-Vicente trabalha muito, logo merece folgar nos fins de semana.

39 Exercitando Questão 3 Aponte a alternativa na qual o termo “COMO” dá a ideia de conjunção subordinativa Conformativa: A- Como o Inácio conseguiu chegar tão longe no emprego? B- Como bastante no almoço,mas pouquíssimo no jantar. C-Rui é como o seu irmão: bem insipiente com as pessoas!!! D-Sheilla estudou como sua irmã havia lhe orientado. E-Antônio suspendeu tanto peso como?

40


Carregar ppt " Professoras Rosana Conjunção Pessoal, antes de vermos conjunção, vamos relembrar Frase, Oração e Período."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google