A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 14 Técnicas de Manutenção Recuperação por Solda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 14 Técnicas de Manutenção Recuperação por Solda"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 14 Técnicas de Manutenção Recuperação por Solda
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Aula 14 Técnicas de Manutenção Recuperação por Solda Fontes Consultadas MARQUES, Paulo Vilani. Tecnologia de Soldagem Telecurso Manutenção

2 Soldagem de Manutenção
Aplicações: Recuperação de peças submetidas a desgastes de operação. Recuperação de estruturas de máquinas e prediais. Reconstituição de elementos de máquinas obsoletos ou de difícil aquisição Deposição de camada dura.

3 Recuperação do furo com enchimento de solda e posteior usinagem do furo e rasgo de chaveta

4

5 eliminação de trincas, recuperação das regiões com desgaste, dos acentos dos mancais e colocação de réguas de desgaste de bronze.

6 Recuperação de mangas de eixo de moendas.
Para eletrodos contínuos (arame) com bitola de até 4,7mm

7 Aplicação de revestimento duro através de processo de solda por arco submerso ou com arames tubulares comerciais, atingindo dureza de até 60 HCR. Após aplicação do revestimento duro é feita a retificação.

8 Soldagem de Manutenção
Processos mais utilizados Eletrodo revestido: serviços estruturais em geral Arco submerso: serviços pesados, grandes eixos, moendas. Oxiacetileno: tubulações de paredes delgadas, chaparias.

9 Soldagem de Manutenção
Procedimentos: Analisar o local da falha. Determinar a causa da falha: fratura; desgaste; corrosão. Determinação do funcionamento: solicitações (rpm / CV); meios envolvidos; temperatura de trabalho.

10 Soldagem de Manutenção
Procedimentos: Reconhecimento dos materiais envolvidos: análise química; dureza. Determinação do estado do material: encruado; recozido; temperado e revenido; cementado.

11 Soldagem de Manutenção
Planejamento da execução: pré-usinagem; deformação; seqüência de soldagem; pré e pós-aquecimento; tratamento térmico pós-soldagem; desempeno; pós-usinagem

12 Soldagem de Manutenção
Identificação de descontinuidades Líquido penetrante Equipamentos de identificação de trincas: Raio x Utrassom Etc.

13 Recuperação de elementos de ferro fundido
Interrupção das trincas com furo (f = 10 mm)

14 Recuperação de elementos de ferro fundido
Abertura (chanfro) para deposição da solda O alto teor de carbono do FoFo endurece a primeira camada depositada. Por isso, no primeiro passe, recomenda – se o “amanteigamento” com eletrodo de níquel ou bronze-alumínio. Enchimento com eletrodo ferro-níquel Martelamentos entre os passes de solda aliviam as tensões.

15 Seleção do eletrodo Especificações AWS / ABNT – E-XX(X)YZ Influência dos Elementos de Liga. Maior o teor produz: C  maior resistência e dureza, menor dutilidade Co  maior temperabilidade, mais resistência ao calor e à corrosão. Cr  Maior resistência mecânica, maior dureza, resistência à oxidação e ao desgaste. Mn  Mais resistência à abrasão, combinado com Cr Mo  Mais resistência ao calor

16 Seleção do eletrodo Ni  Maior tenacidade, maior limite de escoamento, mais resistência à oxidação. W  Maior resistência mecânica, maior dureza, mais resistência ao calor. V  Mais resistência ao calor, maior capacidade de obtenção e manutenção de gumes cortantes.


Carregar ppt "Aula 14 Técnicas de Manutenção Recuperação por Solda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google