A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROFESSOR ANTÔNIO GARCIA FILHO 6º ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO DA UFS EDUCAÇÃO EM SAÚDE sobre humanização do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROFESSOR ANTÔNIO GARCIA FILHO 6º ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO DA UFS EDUCAÇÃO EM SAÚDE sobre humanização do."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROFESSOR ANTÔNIO GARCIA FILHO 6º ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO DA UFS EDUCAÇÃO EM SAÚDE sobre humanização do parto PARA GESTANTEs DE alto RISCO. Thaislany de Oliveira Santos (Universidade Federal de Sergipe) Larissa Santos Oliveira (Universidade Federal de Sergipe) Alysson de Jesus Santos (Universidade Federal de Sergipe) Raniele da Silva (Universidade Federal de Sergipe) Iellen Dantas (Coordenadora)

2 LAEMI. A Liga Acadêmica de Enfermagem Materno-Infantil (LAEMI) foi criada em na Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, para aprofundar e difundir o conhecimento sobre a abordagem terapêutica à mulher e a criança.

3 OBJETIVO da ação. Orientar as gestantes de pré-natal de alto risco sobre conteúdo voltado à assistência de humanização do parto.

4 gestação Momento sublime na vida da mulher e da sua família.
Para tornar este momento ainda mais especial, é preciso conhecer os deveres e direitos que lhe são permitidos. A orientação durante o pré-natal permite a difusão de saberes, cessação de dúvidas e garantia de direitos.

5 Chá das Mulheres A ação foi realizada no dia 06 de março de 2018, com o grupo de gestantes em pré-natal de alto risco, da Maternidade Zacarias Júnior, no munícipio de Lagarto/Sergipe. A estratégia de ensino utilizada foi através da dinâmica “Fala sério ou com certeza”, que consiste em afirmações, que precisavam ser sorteadas pelos próprios participantes.

6 Chá das Mulheres Participaram da ação 09 gestantes e 09 acompanhantes, e todos demonstraram intensa cooperação durante a explanação de suas dúvidas e conhecimentos sobre a humanização do parto, lei do acompanhante, práticas não-farmacológicas para alívio da dor e amamentação. As afirmações estavam em uma caixa e foram apresentadas por meio de sorteio, sendo retirada uma por vez, esta era lida em voz alta.

7 Chá das Mulheres Todos os participantes portavam uma pequena placa, onde havia escrito “fala sério ou com certeza”, para mostrar se discordavam ou concordavam com a afirmação sorteada, posterior a resposta de todos, os ligantes explicavam a conduta correta diante de cada afirmação.

8 Conclusão. O aspecto informal e interativo da dinâmica utilizada proporcionou uma maior aproximação das gestantes e acompanhantes com o grupo de ligantes, permitindo a disseminação de saberes e a constatação da escassez de conhecimentos da comunidade em relação aos assuntos abordados.

9 Consideração final. A educação em saúde é um subsídio para a melhora de saúde e garantia de direitos. Perante a isso, o presente trabalho mostra a necessidade de compartilhar os saberes, ressaltando o papel do profissional de saúde como educador. Portanto, é de extrema importância a continuação de ações educativas em saúde, atingindo um público maior e diversificação de assuntos.

10 Referências: Organização Mundial da Saúde. Maternidade segura. Assistência ao parto normal: um guia prático. Genebra: OMS; Pereira Adriana Lenho de Figueiredo, Bento Amanda Domingos. Autonomia no parto normal na perspectiva das mulheres atendidas na casa de parto. Rev Rene, v.12, n.3, p , 2011.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROFESSOR ANTÔNIO GARCIA FILHO 6º ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO DA UFS EDUCAÇÃO EM SAÚDE sobre humanização do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google