A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

solos férteis, região disputada por diversos povos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "solos férteis, região disputada por diversos povos:"— Transcrição da apresentação:

1 solos férteis, região disputada por diversos povos:
- Italiotas (Úmbrios, Latinos, Sabinos, Volscos e Samnitas) - Gregos - Etruscos

2 MONARQUIA (753 – 509 a.C.) SOCIEDADE = dividida em “gens” (descendentes de um ancestral comum) Grandes famílias, dirigidas pelo “pater familias” - patrícios = cidadãos romanos que detinham o poder econômico e político - clientes = pobres ligados a uma família patrícia, trabalhando em troca de proteção - plebeus = homens livres, porém sem direitos políticos - escravos = prisioneiros de guerra, poucos (nesse período)

3 → no final dessa fase, houve um período de dominação etrusca
509 = Rei Tarquínio “o Soberbo”, de origem etrusca, que governava de forma despótica, passando por cima da vontade dos patrícios de participarem da política, tendo adotado uma política favorável à plebe, acabou sendo deposto pela aristocracia patrícia, que instaurou a República. (controvérsias)

4 REPÚBLICA (509 – 27 a.C.) Poder = SENADO (aristocracia patrícia)
Tribunos da Plebe conquista da plebe, seus representantes, que tinham poder de veto sobre ações que os prejudicassem

5 → intensas lutas sociais
→ aceleração do processo de expansão → consolidação do modo de produção escravista Escravos mercadoria, obtidos principalmente por meio das guerras de conquista (até 326 a.C. por dívidas também)

6 Rebeliões escravas → SPARTACUS (Gladiador) Liderando mais de 200
gladiadores, fogem e obtém importantes vitórias sobre o exército romano. A notícia se espalha, cada vez mais escravos fogem para se juntar aos rebeldes. 71 a.C. → derrotados → usados como “exemplo” → seis mil escravos crucificados (Via Ápia, de Roma → Cápua)

7 → Expansionismo romano entra em choque com os interesses de Cartago, cidade fenícia no norte da África que possuía diversas colônias

8 GUERRAS PÚNICAS ROMA X Cartago → Vitória Romana

9 → os romanos conquistaram também no oriente a Macedônia, Síria, Egito, Grécia, e no ocidente a península ibérica e a Gália “Mare est Nostrum” conquista do Mediterrâneo

10 Irmãos Graco / Questão da terra
→ grande afluxo de escravos (mão-de-obra) → predomínio de latifúndios Descontentamento dos setores inferiores da população livre, urbana e rural Tibério Graco Idéias moderadas (distribuição de terras) Assassinado pela aristocracia Caio Graco (irmão) Continuou a obra do irmão, conseguindo pequenas conquistas Mexeu com interesses da classe dominante Também foi assassinado “As reformas dos irmãos Graco visavam conservar a mesma ordem social, porém, eliminando as injustiças mais flagrantes”

11 → Crise da República mostrava-se inadequada para administrar um sistema imperial → Júlio César tenta centralizar / tomar o poder, é assassinado (44 a.C.)

12 → política do pão e circo
Otávio “Augustus” (sobrinho de César) Venceu Marco Antônio e Cleópatra Impôs-se como único governante Fingindo respeitar as instituições republicanas, impôs o princípio monárquico e a hereditariedade do poder (“Augustus” = divino) → política do pão e circo

13

14

15

16 IMPÉRIO (27 a.C. – 476 d.C.) → séculos I e II = apogeu do império romano

17 Século III → começa o declínio
Entre = caos (33 anos, 21 imperadores, apenas um não foi assassinado) Diocleciano → TETRARQUIA Augusto (divino) Augusto César (chefe militar) César Monarquia despótica e militar (caráter sagrado do imperador) Perseguição aos cristãos (Nero) Desmembramento do Império ( províncias)

18 306 → Constantino reunificou o Império
Capital = Constantinopla / Oriente Edito de Milão (313) = liberdade de culto aos cristãos Batismo de Constantino →

19 391 → Teodósio = Cristianismo Religião oficial do Império
391 → Teodósio = Cristianismo Religião oficial do Império cultos pagãos proibidos

20 395 → divisão do Império em Oriente / Ocidente

21 406 → 1ª onda de invasões bárbaras

22 476 → queda do Império Romano do Ocidente
(Oriente vai durar mais cerca de 1000 anos...) Causas: - pressão dos povos bárbaros - Melhores condições de defesa do oriente

23 Crise do Escravismo “embora a queda de Roma se tenha devido à enorme pressão exercida pelos bárbaros, durante um longo período, a incapacidade do exército romano em conter os bárbaros se devia a fatores econômicos, sociais e políticos que desde a crise do terceiro século vinham erodindo de modo quase contínuo a estabilidade e a resistência do Estado. Como o Império Romano do Oriente estava melhor protegido por fronteiras naturais e pelas defesas impenetráveis de Constantinopla, e como suas condições econômicas, sociais e políticas eram significativamente superiores, os bárbaros preferiram atacar a outra metade do Império, e eram estimulados a atacá-la.” (JAGUARIBE, Hélio. Um estudo crítico da História. RJ: Paz e Terra, 2001, p.448)

24 → expansão do cristianismo dentro do império romano
“Jesus Cristo de Nazaré” - nascido entre o ano 7 e 4 a.C. e morto entre 28 e 33 d.C. → expansão do cristianismo dentro do império romano → perseguições aos cristãos

25 Motivos da perseguição:
- não aceitavam o caráter divino do imperador; - opunham-se ao militarismo e ao escravismo; - praticavam seus cultos às escondidas, com a participação de escravos e deserdados; - serviram de bode expiatório para os males que atingiam o Império, como a escassez de alimentos, as pestes e as derrotas militares.

26 LEGADO CULTURAL DIREITO = o direito romano, que fazia a distinção entre o público e o privado, até hoje exerce notável influência ARTE - a serviço do Estado, utilizada como instrumento de propaganda; - clara influência grega, mas com mentalidade romana; - gigantismo, sincretismo; - influência etrusca (arcos).

27 LITERATURA = latim, língua oficial do império, língua da qual surgiram diversas línguas modernas (entre elas o português). Ovídio, Horácio, Virgílio. EXÉRCITO = organização militar, disciplina, técnicas avançadas. ADMINISTRAÇÃO = tolerância com os povos dominados, obtinham a “simpatia”. RELIGIÃO = religião oficial romana (antes do cristianismo) era influenciada pela grega e pelos etruscos.

28 FIM


Carregar ppt "solos férteis, região disputada por diversos povos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google