A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Dom Avelar Brandão Vilela

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Dom Avelar Brandão Vilela"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Dom Avelar Brandão Vilela
Profª - Ana Paula da Silva Santos O Despertar do “Belo” Salvador – BA 2009

2 Apresentação De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a escola é um espaço privilegiado para a promoção da igualdade e da eliminação de toda forma de discriminação e racismo, por possibilitar em seu espaço físico a convivência de pessoas com diferentes origens étnico-raciais, culturais e religiosas. Não existe melhor ambiente para começarmos a desconstruir conceitos estereotipados a respeito dos afro descendentes que a escola. Dessa forma, o presente projeto intitulado “O despertar do Belo”, traduz a necessidade de caráter social e político da escola de desenvolver nos educandos uma consciência crítica que possibilite posicionamentos e atitudes construtivas e positivas a seu respeito de seu papel na sociedade.

3 Justificativa Proporcionar às crianças afro descendentes da escola, informações, discussões e reflexões a respeito de si mesma e de seu lugar na sociedade, fornecendo subsídios (textos, filmes e músicas) para que possam refletir questões como: quem são? onde estão? e onde pretendem chegar? Desenvolvendo sobretudo, uma auto- estima positiva.

4 Objetivos Conscientizar os alunos que diversidade não implica em inferioridade. Trabalhar a riqueza e pluralidade da cultura afro, gerando admiração, orgulho e respeito por essas raízes em nossa cultura. Desconstruir o conceito de beleza européia imposta pela sociedade brasileira. Estimular o aluno afro descendente a acreditar que são agentes ativos na construção e transformação da sua realidade, despertando a necessidade de ocupar espaços sociais, preenchidos pela maioria branca. Ampliar o conceito de beleza, valorizando os diversos tipos de pele e cabelo.

5 Público Alvo Alunos de 5ª a 8ª série

6 Áreas de conhecimentos
Artes, História, Português, e Ciências

7 Metodologia 1º Leitura e discussão de texto sobre o tema (Romeu e Julieta- português; Melanoma- ciências; Racismo no Brasil- história.) 20/09 a 22/10. 2º Amostra de vídeos (Os azuis; Racismo e Educação; Vista a minha pele- história) 01 a 24 de setembro. 3º Análise de letras de músicas (Racismo é burrice- artes e Alegria da cidade-história)27/09 a 01/10. 4º Fotografando os alunos (História) 25 a 29 de outubro. 5º Elaboração de cartazes e camisetas (Sou negro e ... Sou inteligente!- História,artes e português) 01 a 12 de novembro. 5º Exposição das fotografias, slides, cartazes,desfile, músicas, danças, capoeira e comidinhas.) 16 a 19 de novembro.

8 Resultados alcançados
Valorização da beleza afro brasileira Planejamento para o futuro Conscientização de que beleza, capacidade e inteligência, não tem cor.

9 Recursos utilizados TV Som Máquina fotográfica Pen driver Data show

10 Recursos


Carregar ppt "Escola Dom Avelar Brandão Vilela"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google