A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE"— Transcrição da apresentação:

1 MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE
OBJETIVOS: Ao final desta lição os participantes serão capazes de: Enumerar 3 diferentes formas de manipulação de um paciente; Executar corretamente a técnica de imobilização e transporte de um paciente, utilizando prancha longas e; Executar corretamente a técnica de retirada de capacete; Definir quais os pacientes deverão ser removidos com emprego do colete de imobilização dorsal (KED); Descrever os procedimentos par emprego do KED, prancha longa e do colar cervical.

2 MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE
Manipulação justificada de um paciente a fim de evitar mal maior; Usamos esse termo genérico para descrever qualquer procedimento organizado para manipular, reposicionar ou transportar um paciente doente ou ferido, de um ponto para outro.

3 IMPORTANTE! O paciente não deverá ser movimentado, a menos que exista um perigo imediato para ele ou para outros se não for feita a sua remoção; O socorrista deverá manipular e transportar seu paciente, geralmente, após avaliá-lo e tratá-lo de forma a estabilizar sua condição.

4 ESCOLHA DA TÉCNICA Antes de escolher a técnica a ser adota para o transporte você deve considerar os seguintes aspectos do paciente: Paciente traumático? Consciente? Inconsciente? Paciente não traumático?

5 PACIENTE NÃO TRAUMÁTICO CONSCIENTE
Arrastamento com cobertor; Arrastamento pelas roupas; Arrastamento de bombeiro; Transporte bombeiro; Transporte tipo “cadeirinha”; Transporte de trilha.

6 PACIENTE NÃO TRAUMÁTICO INCONSCIENTE
Arrastamento de bombeiro; Arrastamento com cobertor; Arrastamento pelas roupas; Arrasto de pé; Transporte tipo “cadeirinha*”; Transporte tipo mochila; Transporte de bombeiro; Transporte pelos membros.

7 PACIENTE TRAUMÁTICO Levantamento com 04 socorristas;
Rolamentos e imobilização na maca; Chave de rauteck; Colete de imobilização dorsal (ked); Imobilização com outras macas.

8 TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO
Rolamento de 90°; Rolamento de 180°; Elevação a cavaleiro; Retirada de capacete; Extricação veicular (KED e chave de Hauteck).

9 ROLAMENTO DE 90º

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30 ROLAMENTO DE 180º

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40 ELEVAÇÃO A CAVALEIRO

41

42

43

44

45

46

47

48 ELEVAÇÃO DA PRANCHA

49

50

51

52

53

54 COLAR CERVICAL

55 1. Vítima com a cabeça em posição neutra

56 2.Verifique com seus dedos, a altura do pescoço que corresponde a distância entre uma linha imaginária que passa pela borda inferior da mandíbula e outra que passa pelo ponto onde termina o pescoço e se inicia o ombro.

57 COLAR COLOCADO

58 POREM NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE
Devemos observar através de palpação, lesões nas partes posterior, anterior e laterais do pescoço.

59 A excelência é uma habilidade conquistada através do treinamento e da prática. Nós somos aquilo que fazemos com freqüência, portanto, a excelência não é um ato, porém, um hábito.”

60 GRUPAMENTO DE SOCORROS DE MERGÊNCIA
OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA DISQUE 193


Carregar ppt "MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google