A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O nascimento de Jesus é Boa Notícia para toda a humanidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O nascimento de Jesus é Boa Notícia para toda a humanidade."— Transcrição da apresentação:

1 O nascimento de Jesus é Boa Notícia para toda a humanidade.
Jesus não é monopólio de ninguém. Texto: Mateus 2, Epifania de Jesus –C- Comentários e apresentação: M.Asun Gutiérrez Cabriada. Música: Adeste Fideles.

2 Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está - perguntaram eles - o rei dos Judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Os sábios mostram que os que olham chegam a ver e os que procuram conseguem encontrar. Representam uma sabedoria pouco comum: a dos quem sabem ler os sinais dos tempos e entendem que a salvação da humanidade não está na prepotência e no poder, mas na simplicidade, na ternura e na bondade. Descubro as “estrelas” que indicam a presença de Jesus no mundo e no meu ambiente?

3 Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Belém Herodes começa a tremer perante a possibilidade de perder o seu poder, a sua cadeira e o seu palácio. Recorre aos escribas que conhecem as escrituras, sabem o que está anunciado, mas estão instalados comodamente e não lhes interessa mover-se perante o anúncio dos sábios. Oxalá que não ignoremos, que não nos passe despercebida nem nos sobressalte nenhuma Boa Notícia que nos ajude a buscar a solidariedade, a justiça, a universalidade... 

4 Depois enviou-os a Belém e disse-lhes:
Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». O texto dos magos, exclusivo de Mateus, ajuda-nos a compreender que também se chega ao mistério de Deus por caminhos diferentes do religioso. Os magos, Herodes e os escribas mostram-nos as distintas reacções que as pessoas têm perante um mesmo sinal e como se relacionam esses sinais com os desejos, as ilusões, os sentimentos, as ambições... pessoais. Os magos sentem alegria, põem-se a caminho, reconhecem Jesus e adoram-n’O. Herodes, Jerusalém, os sumos sacerdotes e os mestres da lei inquietam-se perante a notícia, actuam ladinamente e planeiam a morte do Menino. Os poderosos, os que se julgam “salvadores”, quando na realidade são dominadores, não se ajoelham perante Deus, porque se idolatram a si mesmos.

5 Ao ver a estrela, sentiram grande alegria.
Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. No seu longo e difícil caminho buscam, vêm, questionam-se, crêem, adoram, oferecem, transformam-se... Pôr-se a caminho supõe desprendimento, sair de si mesmo, deixar seguranças, desinstalação, superar medos, aceitar a surpresa e a novidade. Pôr-se a caminho é necessário para descobrir, encontrar e manifestar Jesus. Encontrá-l’O é a maior alegria. Deus torna-Se presente no mundo através dos que O mostram com a sua vida, mais que com palavras.

6 Adorar, descobrir a bondade de Deus, sentir agradecimento, reconhecer o mistério, é a atitude de toda a pessoa crente perante Deus. É dia de dar e receber presentes. Dêmos e recebamos esperança, alegria, acolhimento, amizade, carinho, ternura, bondade, solidariedade..., BOA NOTÍCIA. Os magos ofereceram o melhor que tinham. Como estes homens sábios, todos podemos buscar, descobrir e manifestar Jesus. Todos somos convidados a colaborar na Epifania de Jesus ao mundo. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra.

7 E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho. O encontro com Jesus fá-los mudar de caminho. Símbolo de transformação interior. Percorrem caminhos novos porque são pessoas novas. Já não necessitam do poder de Herodes nem do saber dos escribas. Experimentaram a imensa alegria do encontro com uma Pessoa que dará um novo sentido à sua vida, a tudo o que fizerem e lhes aconteça no futuro. Essa pode ser a consequência do nosso encontro com Jesus: a transformação da nossa vida. A capacidade e a decisão de tomar outro caminho.

8 Também vieram mulheres sábias
Também vieram mulheres sábias. o fogo ardia em seu seio muito antes de ver a estrela que luzia no céu. Caminhavam na escuridão acreditando de que o caminho se iluminava à luz da lua.   Também vieram mulheres sábias, sem perguntar a direcção, nem ter licença de nenhum rei. Vieram por sua própria recriação, seu próprio desejo, sua própria ânsia. Vieram em silêncio, sem rumores, sem provocar medo que terminaria com a matança de inocentes.  Também vieram mulheres sábias e trouxeram presentes úteis: água que lava, fogo que ilumina, uma manta que envolve. Também vieram mulheres sábias, pelo menos três delas para ajudar Maria a dar à luz. Quando gemia com dores de parto sussurravam bênçãos antigas ao seu ouvido. Também vieram mulheres sábias e se foram embora por outro caminho exactamente como fazem sempre  as mulheres sábias.  Nesta época do ano e em todos  os momentos importantes da nossa vida que vejamos as mulheres sábias que nos vêm trazendo os Teus dons.   Vestidas sem chamar a atenção, mas estão aí à beira da sombra, no limite do nosso tempo, no umbral da consciência, e nos oferecem o que mais necessitamos.   Dá-nos olhos para as ver agora antes de que vão por outro caminho, antes de vislumbrarmos a sombra da sua ida, sombra bordada de ouro, antes que sintamos o perfume de aromas no ar atrás delas. J. Richardson


Carregar ppt "O nascimento de Jesus é Boa Notícia para toda a humanidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google