A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CAPACIDADE DE ESCOLHA Angela Guilhermina de Almeida Beirão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CAPACIDADE DE ESCOLHA Angela Guilhermina de Almeida Beirão"— Transcrição da apresentação:

1 A CAPACIDADE DE ESCOLHA Angela Guilhermina de Almeida Beirão

2 com o nosso ser reduzido ao mínimo que nós vivemos,
"É em geral com o nosso ser reduzido ao mínimo que nós vivemos, a maioria das nossas faculdades adormecidas, porque repousam no hábito, que sabe o que cumpre fazer e não necessita delas". Marcel Proust

3 Nos acostumamos com a vida,
É assim que vivemos: adormecidos. Nossas ações transformam-se em hábitos e todo hábito não passa de repetição. Nos acostumamos com a vida,  dia após dia, vivendo-a como se fosse eterna.

4 Postergamos as mudanças, mantemos o dia regrado, deixamos
de inovar ...  tudo parece enfadonho e os dias se repetem. Só que a vida não é um hábito  e sim uma trajetória com apenas duas estações:  uma de embarque e outra de desembarque. 

5 Nos envolvemos tanto no compasso da rotina que o que menos nos importa  é mudar os padrões que criamos meticulosamente.

6 Corremos de um lado para outro, o dia inteiro,
É como se seguíssemos um manual de instruções para cada tarefa que temos de executar. Corremos de um lado para outro, o dia inteiro, somente para darmos conta de nossas "responsabilidades".

7 O mundo moderno é nutrido pela ansiedade
Nosso comportamento se assemelha ao de um autômato  que cumpre  os comandos sem questionar.  O mundo moderno é nutrido pela ansiedade e pela depressão que ele próprio fomenta, e que cuidadosamente nos atrai e nos alimenta com sua engrenagem consumista. 

8 A sociedade hightech parece uma celebração
de todas as coisas que nos afastam da verdade,  nos dificultam a viver para a verdade  e até nos desencorajam a acreditar que ela exista.

9 Escolher é a aptidão que faz de nós seres humanos.
É uma egrégora de altíssima organização, versatilidade e sofisticação, a ponto de subjugar até mesmo seus criadores. Por que não exercemos nossa capacidade de escolha?  Escolher é a aptidão que faz de nós seres humanos. 

10 é preciso escolher com sabedoria.
Mas não basta escolher, é preciso escolher com sabedoria.

11 mais e mais compromissos,
Abafamos nosso medo inconfesso da impermanência,  escolhendo ter mais e mais compromissos, mais e mais aquisições, mais e mais confortos, só para nos tornarmos escravos de tudo isso.

12 um bem precioso e findável, se escoa na manutenção
Nosso tempo, um bem precioso e findável, se escoa na manutenção de coisas e mais coisas. Diante de intercorrências inesperadas,  optamos pelo remédio mais rápido, pela solução mais direta e temporária.

13 Não queremos perder tempo.
Temos a ilusão que o fluxo da vida está sob nosso controle e ficamos perplexos quando somos surpreendidos por uma doença grave ou um infortúnio  que nos sacuda da cabeça aos pés.

14 Estamos ligados à vida por um fio muito tênue, que pode ser rompido
com mais facilidade do que pensamos.

15 Num momento estamos bem, no seguinte não podemos prever o que irá nos acontecer.

16 Como um antigo mestre dizia: "Os seres humanos passam a vida
usando todas as suas capacidades se preparando, se preparando... para afinal chegarem ao fim dela despreparados."

17 Temos que trabalhar e ganhar nosso pão, mas não devemos nos enredar em uma existência das-oito-às-seis onde vivemos sem noção do significado mais profundo da vida. 

18 Uns  podem achar que a vida é um processo em curso do qual os seres vivos fazem parte, e procuram viver da melhor maneira possível.

19 e um propósito maior à vida, tornando-a mais
Outros  dão um significado e um propósito maior à vida, tornando-a mais representativa e significativa.   Contribuem para transformar este mundo em um lugar cada vez melhor onde realmente valha a pena viver.

20 encontre o caminho do meio, atividades e preocupações
A escolha está em cada um de nós. Viva em equilíbrio, encontre o caminho do meio,  não se estenda em atividades e preocupações irrelevantes, invista no auto-conhecimento, ouça sua voz interior, siga seu coração.  

21 uma constante aventura, e um eterno aprendizado.
Simplifique a vida e ela revelar-se-á como uma linda experiência, uma  constante aventura, uma enorme descoberta e um eterno aprendizado. 

22 Nossas capacidades são indispensáveis para conquistarmos uma vida estável e segura, mas são nossas escolhas que nos tornam aquilo que somos.

23 Para que todos os seres possam despertar e buscar sua razão de viver!
imagens: internet música: “Ticket to Ride” Flavio Cucchi Para que todos os seres possam despertar e buscar sua razão de viver! by Zulma 16nov2008


Carregar ppt "A CAPACIDADE DE ESCOLHA Angela Guilhermina de Almeida Beirão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google