A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATÉRIA E ENERGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATÉRIA E ENERGIA."— Transcrição da apresentação:

1 MATÉRIA E ENERGIA

2 Tudo o que vemos é feito de matéria.
Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). É um termo geral para a substância da qual todos os objetos físicos consistem. Tudo o que você vê é matéria. Não existe vida e nem manutenção da mesma sem matéria. Tudo o que vemos é feito de matéria.

3 CORPO E OBJETO Há dois tipos de matéria: corpo e objeto.
Corpo: uma porção limitada de matéria natural Objeto: é o corpo que sofreu ação humana para alguma finalidade prática. Corpo Objeto O tronco da árvore em si é um corpo. Porém, ao sofrer a ação humana e se transformar em tábuas que, posteriormente, serão pisos ou móveis, esta madeira se transforma em um objeto.

4 MASSA E VOLUME ALGODÃO CHUMBO
Massa: quantidade de matéria em um corpo/objeto Volume: é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. Volume tem unidades de tamanho cúbicas (por exemplo, cm³, m³, in³, etc.) O algodão possui maior volume do que a bola de chumbo, já que ocupa mais espaço, porém, possui menor quantidade de matéria, tendo uma massa bem menor. ALGODÃO CHUMBO

5 MASSA ÷ VOLUME = DENSIDADE
A densidade de um corpo define-se como a razão entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. Calculamos a densidade assim: MASSA ÷ VOLUME = DENSIDADE Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. A diferença de densidade é a propriedade que mantém os líquidos da figura separados

6 OPERAÇÕES MASSA VOLUME DENSIDADE MASSA ÷ VOLUME = DENSIDADE
MASSA ÷ DENSIDADE = VOLUME DENSIDADE x VOLUME = MASSA MASSA VOLUME DENSIDADE

7 FLUTUABILIDADE 0,5g/cm³ 1g/cm³ 2g/cm³ ÁGUA = 1g/cm³
A densidade da água equivale a 1g/cm³ (grama por centímetro cúbico). Portanto apenas flutuará o corpo que possuir densidade menor que 1. 0,5g/cm³ Quando um corpo é menos denso que a água ele flutua. Quando possui a mesma densidade ele se estabiliza no meio. Quando é mais denso ele afunda. 1g/cm³ 2g/cm³ ÁGUA = 1g/cm³

8 ENERGIA Energia é a capacidade de realizar atividades, trabalhos e movimentos. Há vários tipos de energia diferentes.

9 ENERGIA CINÉTICA A Energia Cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula.

10 ENERGIA P. GRAVITACIONAL
A energia potencial gravitacional é a energia potencial mais familiar, porque é muito vista no dia-a-dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que é convertida em energia cinética, como por exemplo: na queda de objetos, no sistema solar, no balançar do pêndulo, no arremesso de dardos, ao pular, e muitos outros exemplos que envolvam a gravidade. O seu potencial tem como causa, como o nome sugere, a força da gravidade, que por definição, está relacionada com a massa dos corpos e as separações entre essas.

11 ENERGIA P. QUÍMICA Energia química é a energia potencial das ligações químicas entre os átomos. Sua liberação é percebida, por exemplo, numa combustão. A energia potencial química (dos alimentos) é quando nós comemos e não usamos a energia, ou seja, ela está armazenada (não está em uso). A energia química (dos alimentos) é a energia que está em uso, sendo uma parte transformada e a outra sendo liberada para a natureza em forma de calor.

12 ENERGIA P. ELÁSTICA A energia potencial elástica, assim como a energia potencial gravitacional, está relacionada à posição que o corpo ocupa. Veja a foto abaixo. A pessoa puxa o elástico. Ao soltar, o elástico voltará a sua posição original. Esse movimento é a energia cinética. Mas, antes desta energia ser liberada, havia uma energia armazenada, ou seja, que não havia se transformado em energia útil, esta é a energia potencial elástica.

13 ENERGIA SONORA É um tipo de energia que pode ser detectada pelo ouvido. O som viaja aos nossos ouvidos como ondas sonoras, que são vibrações no ar. A energia sonora transforma-se em sinais elétricos no ouvido interno, que seguem por nervos até o cérebro e assim percebemos o som.

14 ENERGIA TÉRMICA A energia térmica é proporcional à temperatura e corresponde à diferença entre a energia interna de um objeto a certa temperatura e a que ele teria à temperatura de zero absoluto. No caso de partículas livres, a energia térmica consiste na energia cinética média das partículas.


Carregar ppt "MATÉRIA E ENERGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google