Carregar apresentação
PublicouDanilo Frias Alterado mais de 10 anos atrás
1
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
2
ZONAS CLIMÁTICAS DA TERRA
3
ZONA TROPICAL Localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio; Região mais aquecida do planeta (raios solares com menor inclinação nesta porção da Terra); Chuvas regulares próximo à porção equatorial; Chuvas irregulares próximo aos trópicos (chuvas concentradas no verão) Principais paisagens (Floresta Tropical Úmida e Savanas).
4
Florestas Tropicais Heterogênea (maior biodiversidade de espécies da fauna e flora); Densa (árvores muito próximas umas das outras), Auto-sustentável (produz seu próprio alimento), Latifoliada (folhas grandes para transpirar), Perene (folhas o ano todo), Predomínio do porte arbóreo. Animais de pequeno porte. Rios perenes e caudalosos.
5
Florestas Tropicais no Mundo
6
Florestas Tropicais - fisiografia
7
Savanas Vegetação de transição entre as florestas e as áreas desertificadas. Vegetação adaptada à estiagem do inverno Plantas rasteiras intercaladas por árvores pequeno porte (arbustos); Raízes profundas (captar água do subsolo); Aspecto ressecado (galhos tortuosos, casca grossa); Folhas cerosas (para não evapotranspirar); Pequena densidade (árvores espaçadas entre si); Animais de grande porte.
8
SAVANAS
9
ZONA TEMPERADA Localizada entre os Trópicos e os Círculos Polares;
A Zona Temperada do Norte pode ser melhor caracterizada, devido a maior quantidade de terras emersas no Hemisfério Norte; Estações do ano bem evidentes; Inverno: neve, lagos congelados; Verão: inundações decorrentes do derretimento do gelo e chuvas de verão;
10
Zona Temperada Nas áreas subtropicais (zonas de transição entre a zona tropical e temperada) a alta pressão atmosférica faz com que ocorra a formação de desertos, como mostra os mapas.
11
Circulação atmosférica Global
12
Correntes descendentes na áreas subtropicais
13
Desertos litorâneos No Hemisfério Sul, a atuação de correntes marítimas frias (baixo potencial de evaporação) no litoral oeste da África, da América e da Oceania contribui para formação dos desertos litorâneos.
14
Correntes Marítimas Frias – Desertos Litorâneos
15
DESERTOS - SUBTROPICAIS
16
DESERTOS - CARACTERIZAÇÃO
Geralmente associados a elevadas temperaturas (a maior registrada foi de 58° no Saara); Elevada amplitude térmica diária; Embora não seja o mais extenso, o Atacama, no Chile, é o deserto mais seco do planeta e chegou a ficar 40 anos sem chuva.
17
DESERTOS - CARACTERIZAÇÃO
Caracteriza-se pela pequena e irregular quantidade de chuvas (inferior a 200 mm anuais); Baixa variedade de espécies em sua fauna e flora; Rios intermitentes (com exceção do Nilo, que atravessa o Saara sem secar, em virtude de suas nascentes estarem localizadas fora do deserto); Alguns apresentam riqueza mineral em seu subsolo (petróleo, gás natural, fosfato e enxofre);
18
DESERTOS - FISIOGRAFIA
19
DESERTOS E SEMI-DESERTOS
Plantas xerófitas (que armazenam água em seus troncos ou caules, como os cactos), Folhas cerosas (com cera para evitar a perda de água); Folhas espinhetas; Raízes profundas e longas para buscarem água do subsolo.
20
Vegetação – Zona Temperada
Taiga/Coníferas (área de transição entre a Zona Temperada e Polar) - Árvores de grande porte, floresta homogênea (com poucas espécies), densa e com folhas aciculifoliadas (em forma de agulha para não congelar e não perder umidade).
21
TAIGA - FISOGRAFIA
22
ZONA FRIA OU POLAR O frio é a característica marcante dessas regiões;
Os rios encontram-se congelados a maior parte do ano; Fauna variada; Solos rasos e, em muitos casos, inexistentes, aparecendo somente a rocha nua. Exploração de recursos minerais em seu subsolo (gás natural e petróleo).
23
Tundra Vegetação rasteira com predomínio de musgos e liquens.
24
ALTAS MONTANHAS
25
ALTAS MONTANHAS - CARACTERIZAÇÃO
Também conhecidas como Dobramentos Modernos, em geral com mais de 4 mil metros; Processo de formação: colisão entre placas tectônicas; Monte Everest (8.848m), no Himalaia – ponto mais elevado do planeta;
26
ALTAS MONTANHAS - CARACTERIZAÇÃO
A altitude é determinante da paisagem; Temperatura baixa; Ventos fortes; Ar rarefeito; Solos rasos. Vegetação de Tundra como nas regiões polares.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.