A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objeto do conhecimento: Conceitos básicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objeto do conhecimento: Conceitos básicos"— Transcrição da apresentação:

1

2 Objeto do conhecimento: Conceitos básicos

3 Conservação Ambiental
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. Ou seja, é o desenvolvimento que não esgota os recursos do futuro. Conservação Ambiental

4 Energia Renovável Energia Alternativa

5 Energia Não Renovável É aquela proveniente de fontes temporárias, ou seja, que se esgotam com o uso. A taxa de formação é menor do que a taxa de uso Formação: soterramento de florestas e de grandes lagos, com todos os seus animais e plantas, por muitas toneladas de terra e rochas. processo ocorreu em condições muito particulares, num certo período da história de nosso planeta. Combustíveis fósseis: Carvão Petróleo Gás natural Problema: como essas condições dificilmente voltarão a se repetir, esses recursos podem acabar.

6 Energia Renovável É aquela proveniente dos recursos renováveis, ou seja aqueles que são naturalmente reabastecidos. Como exemplo podem ser citados os recursos naturais: sol, vento chuva, marés e calor.

7 Energia Alternativa São energias alternativas às energias utilizadas atualmente. São renováveis, pois são mantidas ou substituídas pela natureza. São obtidas de fontes inesgotáveis. Fontes de energia alternativa: sol vento água (rios, mares) calor da Terra(geotérmica) matéria orgânica (biomassa)

8 Energia Solar É aquela obtida pela luz do sol.
Através de paineis coletores a energia solar pode ser convertida em energia térmica ou em energia luminosa.

9 Energia Eólica É aquela obtida pela ação do vento.
A força do vento faz girar as hélices que estão conectadas a um gerador que produz eletricidade.

10 Energia hidráulica É aquela produzida a partir do movimento da água.
Em geral, constroem-se barragens que acumulam a água em um reservatório. Ao se abrir o reservatório, a água passa por turbinas, gerando energia elétrica.

11 Energia geotérmica É aquela gerada a partir do calor proveniente do interior da Terra. O vapor vindo do interior da Terra faz movimentar turbinas, produzindo energia elétrica.

12 Energia de biomassa É aquela obtida através da queima de matéria orgânica. A queima de substâncias de origem orgânica (animais e vegetais) produz energia.

13 Energia nuclear É aquela obtida a partir de uma reação nuclear.
Gera eletricidade a partir do calor emitido na reação nuclear.

14 Vantagens custo reduzido não poluentes sustentáveis renováveis

15 2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para todos
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A iniciativa foi divulgada dia 16 de janeiro de 2012. Objetivos: Garantir acesso universal a serviços de energia; dobrar a taxa de eficiência energética; e multiplicar por dois a proporção de energia renovável.

16 Aluno no:_____ Nome:____________________ Turma:____
VI de CFB – Química 9º ano Aluno no:_____ Nome:____________________ Turma:____ Por que existe a possibilidade de o petróleo se esgotar? Qual a diferença entre fontes renováveis e não-renováveis de energia? Dê exemplos.


Carregar ppt "Objeto do conhecimento: Conceitos básicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google