A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIAS ALTERNATIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIAS ALTERNATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIAS ALTERNATIVAS
Disciplina: Fundamentos Eng Ambiental Docente: Mariana Santiago Discente: Gustavo Antonio Engenharia Ambiental e Sanitária - Unifra 06 / 2012

2 Introdução A energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural. Algumas fontes de energia são "renováveis" na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza. A energia alternativa é obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, ao contrário dos combustíveis fósseis, dos quais há uma provisão finita e que não pode ser reposta. As fontes de energia alternativa renováveis incluem as energias do sol, vento, água, biomassa, geotérmica, entre outras. As fontes de energia não renováveis incluem o carvão, o óleo e o gás natural.

3 Energia Solar água através do sol.
Pode ser utilizada para o aquecimento doméstico de água através do sol. Possui potencial importância nos padrões do consumo de energia. Além do valor econômico, ainda há o crescimento de uma consciência ecológica, pois se trata de um processo limpo, que não causa danos para o homem e o meio ambiente.

4 Aquecedor Solar

5 A caixa de água fria abastece o boiler
* A caixa de água fria abastece o boiler * O boiler abastece as placas com a água fria * As placas absorvem o calor do sol e aquecem a água * A água aquecida retorna ao boiler e é armazenada * O boiler é térmico e conserva sua temperatura * A água sai quente do boiler para o consumo * Você tempera a água quente misturando com água fria * E aproveita todo seu conforto e economia

6 Desvantagens - Devido à baixa densidade da energia solar que incide sobre a superfície terrestre, o atendimento de uma única residência pode requerer a instalação de vários metros quadrados de coletores. Para o suprimento de água quente de uma residência típica (três ou quatro moradores),são necessários cerca de 4 m² de coletor.

7 Vantagens $ A energia solar é um recurso natural
renovável e não poluente. Econômico – Menor consumo de energia.

8

9

10 Aquecedor solar caseiro feito por este senhor.

11 Energia Hídrica ou Hidráulica
Como o próprio nome sugere este tipo de energia utiliza como instrumento fundamental a água. Essa energia vem sendo utilizada a muitos anos. As civilizações antigas aproveitavam o relevo dos solos para utilizar a água na agricultura, em terrenos de regadio. Os romanos começaram a utilizar a água numa espécie de sistema hidráulico para a moagem dos cereais, ao longo dos anos tais sistemas vieram a ter uma grande utilização.

12 Usinas Hidrelétricas Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. As nações que possuem grande potencial hidrelétrico são os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e China. No Brasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas.

13 A obtenção de energia ocorre através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso. A força da água em movimento é conhecida como energia potencial. Essa água movimenta-se por tubulações da usina com muita força e velocidade , realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo ocorre a transformação de energia potencial(energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas).As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.

14 Usina Hidrelétrica de Itaipu

15 Como funciona ?

16 Gerador e Turbina

17 Desvantagens - Inundação de extensas áreas de biomas( florestas, etc)
Desapropriação de pessoas, de municípios e/ou regiões Dependendo da área do reservatório e das condições climáticas, pode apresentar grande perda de volume por evaporação Desvantagens -

18 Vantagens $ Fonte de energia renovável e confiável(água)
Energia Limpa – Não envolve processos prejudiciais ao meio ambiente Possibilita múltiplas utilidades como abastecimento de água, navegabilidade, irrigação, turismo, lazer, pesca e outros Vantagens $

19

20

21 Reduzem a dependência de fontes de combustível estrangeiras e energia nuclear
As energias alternativas evitam e reduzem emissões de óxido de nitrogénio, emissões de óxido de enxofre bem como emissões de dióxido de carbono Podem evitar e reduzir essas emissões para o ar bem como o consumo de água, poluição termal, resíduos, ruído e impactos adversos do uso de terra As energias alternativas são recursos de energia sustentáveis, o que significa que evitam a depleção de recursos naturais das futuras gerações Conclusões:

22 Referências bibliográficas:

23 THE END

24


Carregar ppt "ENERGIAS ALTERNATIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google