A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
A energia Elétrica O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?

2 O que é energia elétrica?
Energia elétrica é o resultado do trabalho realizado pela corrente elétrica (elétrons em movimento). Sendo assim, para um lâmpada acender é necessário que haja uma corrente elétrica passando pelo sistema de filamentos. A luz gerada dependerá da energia da corrente elétrica.

3 Os elétrons estão presentes em toda nossa volta
Os elétrons estão presentes em toda nossa volta. São eles os responsáveis por isso

4

5 E por isso

6

7 Lâmpada de Filamento

8 Lâmpada Fluorescente

9 Usinas de produção de energia
A energia consumida em grande escala pela população de um determinado lugar é produzida numa Usina. As Usinas produtoras de energia podem ser: Hidrelétricas; Termelétricas; Termonucleares.

10 Usina Hidrelétrica As usinas hidrelétricas são as que utilizam a força de uma queda d’água para movimentar uma turbina. Nesse caso, há a necessidade de represar a água dos rios.

11

12 Usina de Itaipu

13 Aspectos Positivos É considerada uma energia limpa por não gerar resíduo. Por não haver a necessidade de compra de combustível para a geração de energia, o preço é mais baixo. Grande potencial de geração de energia.

14 Aspectos Negativos O custo da obra é muito alto e gera grandes impactos ambientais, como inundações e mudança no regime de rios. Há uma forte dependência da natureza, ou seja, se não chover a produção de energia fica comprometida. Necessidade de se manter linhas de transmissão para levar a energia do local de produção para os consumidores.

15 Usina Termelétrica Nas usinas termelétricas ocorrem a queima de algum combustível para aquecer a água, transformá-la em vapor para movimentar as turbinas.

16

17 Aspectos Positivos O custo de construção desse tipo de usina é baixo.
Pode ser utilizado diversos tipos de combustíveis (gasolina, óleo diesel, álcool, lenha, carvão mineral e vegetal, gás natural, bagaço de cana-de-açúcar, etc. Pode ser construído nas proximidades do local de consumo, eliminando as linhas de transmissão.

18 Aspectos Negativos Altamente poluente por gerar resíduos que são lançados na atmosfera. Custo da energia fica mais alto pela necessidade de compra de combustível.

19

20 Usina Nuclear As usina nucleares utilizam a radiação de elementos como o Urânio e o Plutônio para aquecer a água. Isso ocorre no reator nuclear.

21

22

23 Aspectos Positivos Se usada corretamente, pode ser considerada uma fonte limpa de energia. Pode ser construída nas proximidades de centros consumidores de energia. Uma ótima alternativa para países de clima frio por não depender seu funcionamento às condições naturais.

24 Aspectos Negativos O custo da tecnologia torna a energia muito cara.
Pode gerar sérios problemas ambientais em caso de vazamento de radiação. O lixo nuclear deve ser estocado em local seguro.


Carregar ppt "O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google