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PublicouKevin Terra Alterado mais de 5 anos atrás
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Macroeconomia seção 1.1 – Introdução à macroeconomia
Faculdade Anhanguera de Jundiaí Curso de Administração Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva
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Ponto Central Escassez
Economia Ciência social que estuda a gestão dos recursos produtivos para o atendimento das vontades humanas Recursos geridos entre: Usos alternativos Fins competitivos Ponto Central Escassez
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Processo produtivo Processo produtivo: processos necessários para fabricação de qualquer bem/serviço Fatores de produção: itens que entram no processo produtivo, tais como terra, trabalho e capital Escassez: problema central na economia, e sua ocorrência se da pelo fato dos recursos serem limitados e das vontades e necessidades humanas ilimitadas
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Questões a serem respondidas
O que produzir? Quais produtos as pessoas tem interesse; quais produtos e serviços devem ser produzidos Como produzir? Quais recursos serão empregados; quais tecnologias serão utilizadas Quanto produzir? Quantidade a ser produzida de bens e serviços de acordo com os interesses da sociedade e da disponibilidade de recursos Para quem produzir? Demandantes interessados e com poder de compra para fazer frente ao seu consumo
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Escassez Como os recursos são escassos, os agentes econômicos precisam fazer escolhas Processo de escolha Tradeoffs (escolhas “conflitantes”) Atender desejos e necessidades Avaliar custo de oportunidade (custo vs. benefício) Homem é racional (e faz escolhas marginais, ou seja, através de ajustes incrementais a um plano de ação) Pessoas reagem a incentivos
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Mercado e organização da economia
Supondo agentes Famílias e Empresas: Famílias vão decidir o que, quanto e como comprar, bem como para quem vão trabalhar Empresas vão decidir, o que, quanto e como vão produzir, bem como definir quais recursos irão contratar Economia de Mercado: Alocação de recursos por meio de decisões descentralizadas das empresas e famílias. As decisões dos agentes depende da interação deles no mercado
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Economia de mercado Adam Smith (1723-1790)
Mão Invisível: Famílias e empresas, cada um pensando nos próprios ganhos ou bem-estar, tomam ações e reagem a estás quase que “instintivamente” como se fossem guiadas por uma “mão invisível” Em geral, está interação leva a resultados de mercados desejáveis... Vídeo para reflexão: Nash e Smith
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Intervenção do Governo
Governo pode intervir sempre que o mercado falhar ou não conseguir alocar e/ou disponibilizar os recursos de maneira eficiente Falhas comuns: Externalidade: Impacto da ação de uma firma ou pessoa que altera o bem-estar de outras que não toma parte na ação Poder de mercado: Capacidade que um único agente econômico (ou um pequeno grupos) tem de influir no desempenho do mercado Objetivos: Aumentar eficiência/equidade
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Reflexão Vídeo para refletir sobre a economia e seus limites
A História das coisas
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Economia: Divisão Microeconomia: Macroeconomia:
Estudas como as entidades individuais e setores produtivos específicos atuam Foco: questões como formação de preço, preferências dos consumidores, organização dos mercados e teoria da produção Macroeconomia: Estuda os grandes agregados econômicos Foco: questões como produção, nível de preços, e nível de emprego agregado
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Políticas macroeconômicas
Política fiscal: Refere-se ao processo de arrecadação e gastos do governo Política monetária: Políticas que definem o estoque monetário do país. Decisões envolvem: Emissão de moeda Compra/venda de títulos públicos Regulação do sistema bancário
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Políticas macroeconômicas
Política cambial: Capacidade que o governo tem de definir a taxa de câmbio Política comercial: Instrumentos outros que incentivam ou não o comercio internacional Políticas cambial e comercial afetam o setor externo da economia de um país
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Políticas macroeconômicas
Política de rendas: refere-se a capacidade que o governo possui de afetar a formação, apropriação e distribuição de riquezas dentro da economia Objetivo principal e aumentar a equidade. Exemplo: Bolsa Família (distribuição de renda).
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Políticas macroeconômicas / crises
Políticas macroeconômicas podem ajudar no processo de recuperação das economias em épocas de crises Crises relevantes Grande Depressão (1929) Crise do petróleo (1956, 1973 e 1979) Crise econômica ( ) Outras crises importantes Brasil (Década de 1980 ou década perdida) Brasil (Crise de 2015) México (1994) Asiática (1997) Russa (1998) Argentina ( ) Venezuela (desde 2013)
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Economistas relevantes
Adam Smith ( ) Pai da economia moderna e fundador da escola clássica (liberal) Defensor do funcionamento do sistema econômico sem interferência do governo (laissez-faire) Para ele, quanto maior a liberdade do mercado, maior será a sua capacidade de gerar riquezas através dos fatores de produção (terra, capital e mão-de-obra)
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Economistas relevantes
David Ricardo ( ) Grande estudioso do valor dos produtos. Algumas teorias desenvolvidas: Teoria do valor-trabalho: Valor de um bem ou serviço é determinado pela sua escassez + quantidade de trabalho necessária para sua produção + utilidade percebida do bem pelo cliente ou usuário Teoria dos rendimentos decrescentes: Quanto maior utilização de um fator de produção, mantendo os demais constantes, maior será o custo produtivo e menores os ganhos.
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Economistas relevantes
Thomas Robert Malthus ( ) Preocupação com crescimento populacional e a sua relação com a produção de alimentos População cresce em P.G. Produção de alimentos cresce em P.A. Qualquer melhoria no padrão de vida é temporário, dado que a melhoria alavanca um processo de crescimento populacional superior ao efeito da melhoria
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Economistas relevantes
Jean Baptiste Say ( ) Criador da Lei de Say Oferta cria a sua própria demanda Para ele, não haveria problemas envolvendo superprodução, dado que tudo o que fosse produzido seria consumido
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Economistas relevantes
Karl Marx ( ) Estudos sobre o capitalismo e contradição no processo de geração de riqueza. Para Marx, a sociedades progride através da luta de classes. Desenvolveu a teoria da Mais-valia, que se refere a geração de riqueza e obtenção de lucros, onde o valor extra de uma mercadoria é dado pela diferença do valor produzido e recebido por um funcionário, ou seja, o capitalista se apropria de parte do valor do trabalho Importante para o desenvolvimento e surgimento do socialismo e da concepção de sistemas econômicos planificados
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Economistas relevantes
Alfred Marshall ( ) Utilizava ferramental da matemática e da lógica na explicação dos fenômenos econômicos Fundador da escola marginalista, desenvolvendo ideias como custo e lucro marginal Para ele, valor de um bem era definido pela utilidade marginal do mesmo
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Economistas relevantes
John Maynard Keynes ( ) Durante crise de 1929 Keynes “lança” os fundamentos da teoria keynesiana Foco de seus estudos nos ciclos e crises econômicas, se opondo a questões da economia clássica e do livre mercado Para ele, governo deveria intervir na economia e o centro de sua teoria se da na demanda agregada
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