A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
ROBERTO AURICCHIO 2017/2

2 O QUE É ECONOMIA?

3 O QUE É ECONOMIA? Economia é a ciência que estuda os processos de produção, distribuição,  acumulação e consumo de bens materiais. Como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é  feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.

4 O QUE É ECONOMIA? Na visão popular, a economia se limita a ser um estudo sobre dinheiro, investimentos e finanças. Mas não é só isso. Em sua essência, a economia trata principalmente das escolhas feitas pelas pessoas todos os dias.  A ciência econômica é uma ciência social, porque observa o comportamento humano.

5 O QUE É ECONOMIA? Nós temos desejos, muitos desejos e eles são ilimitados Os recursos disponíveis para satisfazer esses desejos não são infinitos. DESAFIO: Como atender a desejos ilimitados com recursos limitados?  O comportamento das pessoas diante do desafio fundamental de viver neste mundo permeia todo o estudo da ciência econômica.

6 PIRÂMIDE DE MASLOW

7 O QUE É ECONOMIA? Não pense apenas em dinheiro ou números.
Enquanto ciência, a economia se preocupa em observar o resultado de ações tomadas por milhões e milhões de pessoas que precisam decidir a todo momento o que fazer com os recursos escassos à sua disposição.

8 MICRO E MACROECONOMIA

9 https//youtu.be/y4JoH9dmfl
MACRO E MICROECONOMIA Macroeconomia Visão de um ponto de vista mais amplo (englobando inclusive o comércio internacional), Microeconomia Visão de um ponto de vista mais restrito, focado nas unidades da economia. https//youtu.be/y4JoH9dmfl MACROECONOMIA MICROECONOMIA

10

11 MACRO E MICROECONOMIA A macroeconomia estuda indicadores muito conhecidos, como:  PIB (Produto Interno Bruto Inflação Juros Câmbio Balança Comercial Esses números são desenvolvidos a partir de análises amplas, que envolvem a produção econômica de um país inteiro, suas trocas com outros países e assim por diante.

12 MACRO E MICROECONOMIA A macroeconomia estuda a teoria do consumidor, que busca entender o comportamento e as escolhas das pessoas na economia; A teoria de empresa, focada nas corporações e na relação entre capital e trabalho A teoria da produção, que analisa minuciosamente a evolução do processo produtivo.

13 AGENTES ECONÔMICOS Não é possível produzir suprir todas as necessidades e desejos das pessoas. É necessário decidir quais serão as prioridades, na produção de determinados bens e serviços. Tais decisões são realizadas pelos Agentes Econômicos

14 CONSUMO BENS E SERVIÇOS
AGENTE ECONÔMICO FUNÇÃO FAMÍLIAS CONSUMO BENS E SERVIÇOS EMPRESAS PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS BANCOS SERVIÇOS FINANCEIROS GOVERNO ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES COLETIVAS E INVESTIMENTO DA ARRECADAÇÃO DOS IMPOSTOS RESTO DO MUNDO TROCA DE BENS, SERVIÇOS E CAPITAIS

15

16 INDICADORES ECONÔMICOS
PIB - Produto Interno Bruto Representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período.

17 INDICADORES ECONÔMICOS
DIFERENÇA ENTRE O PIB PIB NOMINAL calcula a preços correntes, no ano em que o produto foi produzido e comercializado PIB REAL é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação. Leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, e não nas alterações de seus preços de mercado.

18 INDICADORES ECONÔMICOS

19 INDICADORES ECONÔMICOS

20 COMPARATIVO PIB REAL 2017 R$ US$
BRASIL 1,6 TRILHÃO 510 BILHÕES EUA 57 TRILHÕES 17 TRILHÕES CHINA 34 TRILHÕES 11 TRILHÕES

21 INDICADORES ECONÔMICOS
PNB - Produto Nacional Bruto É a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por empresas que são de propriedade de residentes no país. Não inclui as multinacionais estrangeiras, ou seja, o PNB compreende tudo o que é produzido por empresas nacionais, estejam elas atuando no Brasil ou no exterior.

22 INDICADORES ECONÔMICOS
PNL - Produto Nacional Líquido – É o PNB sem a depreciação do capital. Depreciação – redução do valor de um ativo num determinado período de tempo, geralmente um ano.

23 INDICADORES ECONÔMICOS
RN – Renda Nacional É a soma de todos os rendimentos de um país durante o ano: salários, lucros, juros, honorários, aluguéis etc.

24 ATIVIDADE DESAFIO: PRODUZIR UM COPO ECOLÓGICO QUE NÃO UTILIZA COLA, GRAMPO OU NENHUM OUTRO RECURSO AGRESSIVO À NATUREZA.

25 QUAL A IDEIA DO GRUPO? (5 MINUTOS)
ATIVIDADE GRUPOS: 4 A 5 COLEGAS QUAL A IDEIA DO GRUPO? (5 MINUTOS)

26 ATIVIDADE CONSTRUIR A IDEIA (20 MINUTOS)

27 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FUNCIONANDO (3 MINUTOS)
ATIVIDADE APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FUNCIONANDO (3 MINUTOS)

28 CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO
ATIVIDADE TRABALHO EM EQUIPE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google