A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dezembro 2007 Tema Autor Microeconomia I Tema 1 Introdução Tete Palestra 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dezembro 2007 Tema Autor Microeconomia I Tema 1 Introdução Tete Palestra 1."— Transcrição da apresentação:

1 Dezembro 2007 Tema Autor Microeconomia I Tema 1 Introdução Tete Palestra 1

2 Conteúdo Tema 1. Introdução a Economia 1.1 Economia Conceito e Definição 1.2 Abordagem Cientifica 1.3 Armadilha do Raciocínio Económico 1.4 Lei da Escassez 1.5 As Utilizações da Economia

3 1. O que e Economia O que é Economia? A economia cobre um vasto leque de assuntos, mas, no essencial duas ideias principais sobressaltam do seu conceito: –Os bens são escassos –Estes devem ser usados de forma racional e eficiente. “E o estudo de como da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens e serviços com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos.” (Samuelson e Nordhaus, 1999) Inflação, Desemprego, Produção, Custos, Consumo, são algumas das muitas questões sobre as quais iremos debruçar no curso de Economia.

4 1. O que e Economia A Economia subdivide-se em 2 grandes ramos Macroeconomia Microeconomia Estuda o funcionamento da economia como um todo Estuda o comportamento dos componentes individuais, tais como as industrias, as empresas e as famílias

5 1.2 Abordagem Cientifica A Abordagem Cientifica As ciências possuem uma forma de analisar os fenómenos a sua volta como forma de arranjar uma explicação plausível. Tal técnica é dominada pela Abordagem Cientifica. Os economistas usam-na para explicar os factores que afectam o crescimento económico, as variações dos preços, salários, repartição do rendimento e outros. Observação Analise Económica Observação dos registos históricos constitui uma das mais ricas fontes da economia Uma abordagem que parte dos pressupostos que permitem deduzir logicamente algumas previsões económicas Analise Estatística Experiência O entendimento perfeito da economia baseia-se no uso de dados económicos e na analise estatística Os Economistas fazem experiências controladas com vista ao estudo de fenómenos económicos

6 1.3 Armadilhas do Raciocínio Esquecimento de manter o Restante Constante (Ceteris Pluribus) A maior parte dos problemas e fenómenos económicos envolvem varias forcas que interagem simultaneamente. Por exemplo, vários factores como o Preço, o rendimento, as preferencias e outros afectam a compra de Carne. No entanto, se quisermos analisar o efeito da variação dos preços da carne sobre as quantidades compradas, devemos manter os restantes factores constante, isto é, alteramos as variáveis de interesse e mantemos as restantes constantes. Falácia do Post Hoc Um erro vulgar nos estudos de Causa e Efeito é a falácia do Post Hoc. O facto de um Acontecimento A ocorrer antes do Acontecimento B não prova que o Acontecimento A seja causa do Acontecimento B. Inferir que depois do Acontecimento A implica a causa do Acontecimento B e cometer a Falácia do Post Hoc.

7 1.3 Armadilhas do Raciocínio Falácia da Composição (Nem sempre o Conjunto e a soma das partes) Este é um erro conceptual de que o verdadeiro para uma parte é necessariamente o verdadeiro para o conjunto. Um bom exemplo se vê nos campos de futebol. Quando todos se levantam para ver melhor? Geralmente descobrem que depois de todos se levantarem, a visão não melhorou em nada. Este exemplo mostra que o que é verdade para um indivíduo nem sempre e verdade para o conjunto. Subjectividade Talvez o maior obstáculo ao domínio da Economia derive da Subjectividade que levamos para o mundo que nos rodeia.

8 1.4 Lei da Escassez A Escassez é o facto central do estudo da Economia. Os Economistas estudam a forma como os bens são produzidos e consumidos porque os indivíduos desejam sempre consumir mais do que a economia pode produzir. A lei da Escassez diz que os bens são escassos porque não ha recursos suficientes para produzir todos os bens que as pessoas pretendem consumir. Toda Economia deriva deste facto fundamental. Porque os recursos são escassos temos de estudar como a sociedade escolhe no menu possível de bens e serviços, como as diferentes mercadorias são produzidas e lhe e atribuído o preço, e quem consegue consumir os bens produzidos.

9 1.5 As Utilizações da Economia Economia Positiva vs Normativa Economia Positiva – descreve os factos e o comportamento da economia. (O que é) Economia Normativa - Envolve preceitos éticos e juízos de valor. (O que devia ser)

10 Bibliografia Principal: Samuelson, P., Nordhaus, W. (1993). Economia. 16ª Edição. McGraw Hill, Lisboa. Cap. 1 Internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia

11 Obrigado pela Atenção Dispensada


Carregar ppt "Dezembro 2007 Tema Autor Microeconomia I Tema 1 Introdução Tete Palestra 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google