A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
ROBERTO AURICCHIO 2017/2

2 O QUE É ECONOMIA?

3 O QUE É ECONOMIA? Economia é a ciência que estuda os processos de produção, distribuição,  acumulação e consumo de bens materiais. Como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é  feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.

4 O QUE É ECONOMIA? Na visão popular, a economia se limita a ser um estudo sobre dinheiro, investimentos e finanças. Mas não é só isso. Em sua essência, a economia trata principalmente das escolhas feitas pelas pessoas todos os dias.  A ciência econômica é uma ciência social, porque observa o comportamento humano.

5 O QUE É ECONOMIA? Nós temos desejos, muitos desejos e eles são ilimitados Os recursos disponíveis para satisfazer esses desejos não são infinitos. DESAFIO: Como atender a desejos ilimitados com recursos limitados?  O comportamento das pessoas diante do desafio fundamental de viver neste mundo permeia todo o estudo da ciência econômica.

6 PIRÂMIDE DE MASLOW

7 O QUE É ECONOMIA? Não pense apenas em dinheiro ou números.
Enquanto ciência, a economia se preocupa em observar o resultado de ações tomadas por milhões e milhões de pessoas que precisam decidir a todo momento o que fazer com os recursos escassos à sua disposição.

8 MICRO E MACROECONOMIA

9 https//youtu.be/y4JoH9dmfl
MACRO E MICROECONOMIA Macroeconomia Visão de um ponto de vista mais amplo (englobando inclusive o comércio internacional), Microeconomia Visão de um ponto de vista mais restrito, focado nas unidades da economia. https//youtu.be/y4JoH9dmfl MACROECONOMIA MICROECONOMIA

10

11 MACRO E MICROECONOMIA A macroeconomia estuda indicadores muito conhecidos, como:  PIB (Produto Interno Bruto Inflação Juros Câmbio Balança Comercial Esses números são desenvolvidos a partir de análises amplas, que envolvem a produção econômica de um país inteiro, suas trocas com outros países e assim por diante.

12 MACRO E MICROECONOMIA A macroeconomia estuda a teoria do consumidor, que busca entender o comportamento e as escolhas das pessoas na economia; A teoria de empresa, focada nas corporações e na relação entre capital e trabalho A teoria da produção, que analisa minuciosamente a evolução do processo produtivo.

13 AGENTES ECONÔMICOS Não é possível produzir suprir todas as necessidades e desejos das pessoas. É necessário decidir quais serão as prioridades, na produção de determinados bens e serviços. Tais decisões são realizadas pelos Agentes Econômicos

14 AGENTE ECONOMICO FUNÇÃO
FAMÍLIAS CONSUMO DE BENS E SERVIÇOS EMPRESAS NÃO-FINANCEIRAS PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FINANCEIROS GOVERNO - ESTADO E ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES COLETIVAS E INVESTIMENTO DA ARRECADAÇÃO DOS IMPOSTOS RESTO DO MUNDO TROCA DE BENS, SERVIÇOS E CAPITAIS


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google