A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo
EIXO TEMÁTICO: Saúde, Saneamento e Ambiente Claudinéia Brito dos Santos Scavazini Mestranda em Ciências Ambientais, Universidade Brasil (UNIVBRASIL), Brasil. Juliana Heloisa Pinê Américo-Pinheiro Professora Doutora, Universidade Brasil (UNIVBRASIL), Brasil.

2 Apresentação Nome: Claudinéia Brito dos Santos Scavazini Graduações:
Enfermagem UNIFUNEC Pós Graduação em Urgência e Emergência FEFE Pós Graduação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulta INDEP Atualmente cursando Mestrado em Saúde Ambiental na Universidade Brasil

3 TÍTULO Qualidade microbiológica da água de diálise do Hospital Regional de Ilha Solteira-SP Microbiological quality of the dialysis water of the Regional Hospital of Ilha Solteira-SP Calidad microbiológica del agua de diálisis del Hospital Regional de Ilha Solteira-SP

4 INTRODUÇÃO A Insuficiência Renal Crônica, é uma síndrome metabólica que causa a perda lenta, progressiva e irreversível da função renal, sendo que nas fases mais avançadas, os rins do paciente não conseguem manter a homeostasia corporal (PADULLA et al., 2009).

5 INTRODUÇÃO O processo de filtragem sangue pode ser realizado pela diálise e a hemodiálise que é um método purificador do sangue feito com auxílio de um aparelho externo, o dialisador, onde todo o sangue do paciente é retirado, passando por uma filtragem e posteriormente volta para o paciente (SILVA, 2007).

6 INTRODUÇÃO A hemodiálise é utilizada para normalizar os eletrólitos e a remoção de toxinas do organismo com o auxílio de um rim artificial (ou dialisador) e de solução de diálise, composta principalmente por água..

7 INTRODUÇÃO A hemodiálise é um método no qual o maior insumo consumido é a água, assim a maior preocupação com a qualidade desse insumo se refere aos parâmetros e microbiológicos (VASCONCELOS, 2012)

8 INTRODUÇÃO A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão que regulamenta o serviço de diálise no país, e que determina parâmetros diversos para funcionamento da clínica de diálise. (VASCONCELOS, 2012). O tratamento da água dialítica deve obedecer rigorosamente aos padrões normatizados pela Resolução da Diretoria Colegiada – RDC. 154, de 15 de junho de (ANVISA, 2004).

9 OBJETIVO O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica da água no setor da clínica de diálise do Hospital Regional de Ilha Solteira, São Paulo.

10 MATERIAL E MÉTODOS Área de Estudo
O Hospital Regional de Ilha Solteira é uma unidade de saúde geral de média e baixa complexidade com 123 leitos. É administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus desde janeiro de O hospital utilizado nesse estudo é referência para 12 municípios. (ASSOCIAÇÃO NOSSAS OBRAS, 2017).

11 MATERIAL E MÉTODOS Área de Estudo
O serviço de hemodiálise no Hospital Regional de Ilha Solteira atende pacientes dos municípios Andradina, Itapura, Suzanápolis, Sud-Menucci. Atualmente, funciona com 16 máquinas digitais e uma manual. (ASSOCIAÇÃO NOSSAS OBRAS, 2017)

12 Descrição dos pontos de amostragem de água do setor de hemodiálise do Hospital Regional de Ilha Solteira - SP Pontos de amostragem Denominação Descrição dos pontos de amostragem P1 Pré-osmose Água potável tratada pelo município que abastece o hospital. P2 Pós-osmose Água potável após tratamento por deionizadores, filtros mecânicos, abrandadores, filtros de carvão ativado e osmose reversa. P3 Água tratada Água utilizada na lavagem do sistema de diálise P4 Água do dialisato Água utilizada pelas máquinas de diálise

13 P1-Pré-osmose Água potável tratada pelo município que abastece o hospital que chega no setor da Hemodiálise.

14 P2-Água potável após tratamento por deionizadores, filtros mecânicos, abrandadores, filtros de carvão ativado e osmose reversa. Água potável após tratamento por deionizadores, filtros mecânicos, abrandadores, filtros de carvão ativado e osmose reversa

15 Os filtros mecânicos função remoção de partículas em suspensão
Os filtros mecânicos função remoção de partículas em suspensão. Filtros de carvão ativado são utilizados para adsorver cloretos, cloraminas e substâncias orgânicas. Os abrandadores são equipamentos usados para remoção de cálcio, magnésio e outros cátions polivalentes (controle da dureza da água). (SILVA et al., 1996).

16 O desempenho das membranas da osmose reversa precisa ser monitorado, pois a diminuição da sua capacidade de remoção de contaminantes microbiológicos, químicos, endotoxinas e materiais proteicos de alto peso molecular, por dano químico ou po colonização bacteriana, podem causar complicações em longo prazo nos pacientes (RAMIREZ, 2009).

17 P3-Água tratada Água utilizada na lavagem de todo sistema de diálise

18 P4 Água do dialisato Água utilizada pelas máquinas de diálise

19 Análise Microbiológica da Água
Os dados microbiológicos da água de diálise avaliados no presente trabalho foram obtidos por meio de arquivos do setor de hemodiálise do hospital registrados nos meses de janeiro e fevereiro de cedidos pelo Hospital Regional de Ilha Solteira – SP. Os parâmetros microbiológicos avaliados foram: contagem de bactérias heterotróficas e contagem de coliformes termotolerantes.

20 Tabela 2: Concentração de bactérias heterotróficas (UFC/mL ) nos pontos de amostragem de água do setor de hemodiálise do Hospital Regional de Ilha Solteira – SP, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. Meses de avaliação Pontos de amostragem P1 P2 P3 P4 Janeiro < 1,0 x 102 Fevereiro

21 Resultados A concentração de bactérias heterotróficas na água potável e que abastece o hospital desse estudo (P1) atende o limite estabelecido pela Portaria n de 12 de Dezembro de 2001 que é de no máximo 5,0 x 102 UFC/mL (BRASIL, 2011). Verificou-se no presente estudo que em todos os pontos de amostragem a água atendeu ao padrão estabelecido para o parâmetro de bactérias heterotróficas.

22 Resultados Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC n. 154, de 15 de junho de 2004, a água utilizada para preparação de solução de diálise deve apresentar no máximo 200 UFC/mL de bactérias heterotróficas (ANVISA, 2004). Não foi detectada a presença de coliformes termotolerantes. a água que é tratada pelo município e que abastece o hospital possui excelente qualidade no que se refere ao parâmetro de coliformes termotolerantes

23 Tabela 3: Concentração de coliformes termotolerantes ( UFC/mL ) nos pontos de amostragem de água do setor de hemodiálise do Hospital Regional de Ilha Solteira – SP, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. Meses de avaliação Pontos de amostragem P1 P2 P3 P4 Janeiro Ausentes Fevereiro

24 RESULTADOS Os resultados dessa pesquisa mostram a efetividade da limpeza e desinfecção dos equipamentos e das tubulações que transportam a água utilizada na diálise. Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC n. 154, de 15 de junho de 2004, toda vez que ocorrerem manifestações pirogênicas, bacteremia ou suspeita de septicemia nos pacientes deve-se verificar a qualidade bacteriológica da água tratada para diálise (ANVISA, 2004).

25 Conclusão A água que abastece o Hospital Regional de Ilha Solteira – SP, assim como a água que passa pelo tratamento do hospital para ser utilizada na diálise de pessoas com doença renal crônica apresenta qualidade microbiológica adequada para seu tipo de finalidade de uso.

26 AGRADECIMENTOS Os autores agradecem o Hospital Regional de Ilha Solteira – SP pelos dados fornecidos para realização dessa pesquisa

27 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução da Diretoria Colegiada - RDC Nº 154; de 15 de junho de Disponível em: < >. Acesso em: 01 jun ASSOCIAÇÃO NOSSAS OBRAS. Disponível em: < Solteira>. Acesso em: 29 mai BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2914, de 12 de dezembro de Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Disponível em: < Acesso em: 18 abr BUZZO, M. L. et al. A importância de programas de monitoramento da qualidade da água para diálise na segurança dos pacientes. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 69, n.1, p. 1-6, 2010. COSTA, J. S. C. Proposta de monitoramento da qualidade de água utilizada no tratamento hemodialítico no Estado da Bahia Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Programa de Pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva. Universidade Federal da Bahia. 85f PADULLA, S. A. T. et al. Tempo de Hemodiálise relacionado ao nível de estresse e depressão em pacientes do Instituto do Rim da Santa Casa da Misericórdia de Presidente Prudente. Revista Eletrônica de Fisioterapia, v.1, n.1, p , RAMIREZ, S.S. Água para hemodiálise no estado do Rio de Janeiro: uma avaliação dos dados gerados pelo programa de monitoramento da qualidade nos anos de Dissertação (Mestrado em Saúde Pública). Programa de Pós-

28 Graduação em Vigilância Sanitária / Instituto Nacional e Controle de Qualidade em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. p Rio de Janeiro, 2009. SILVA, A. M. M. et al. Revisão/atualização em diálise: água para hemodiálise. Jornal Brasileiro de Nefrologia, v. 18, n. 2, p , 1996. SILVA, E. F. V. Água para tratamento dialítico, um estudo elementar da importância das leis e do tratamento específico com osmose reversa Monografia de Conclusão de Curso de Graduação, Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Química, UFRPE, Recife, 2007. VASCONCELOS, P. D. S. de. Monitoramento da água de diálise: Um estudo de caso em uma clínica do município de Recife Monografia (Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) - Centro de Pesquisa Ageu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2012.


Carregar ppt "Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google