Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmanuelly Villela Alterado mais de 10 anos atrás
1
Identificação: Confucionismo Núcleo: Dois Vizinhos
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO Item :Yin Yang Identificação: Confucionismo Núcleo: Dois Vizinhos Docente: Neri Machado 1
2
Conteúdo Estruturante: Universo Simbólico Religioso Conteúdo Básico:
Símbolos religiosos Conteúdo Específico: Yin Yang - Confucionismo 2
3
Objetivos: Levar os educandos a identificarem e conhecerem os símbolos sagrados estabelecendo sentido e significado para as tradições religiosas. Analisar com os educandos o símbolo sagrado e a linguagem de aproximação e/ou união entre o ser humano e o Sagrado. Oportunizar a análise e compreensão do universo simbólico religioso como parte da identidade cultural e social. 3
4
Desenvolvimento/Metodologia
Item Importância, fundamentação e sensibilização sobre os símbolos na sociedade; 4
5
Item 02 - Apresentação do cronograma de estudo;
Item Caracterização dos símbolos religiosos e seus respectivos conceitos; Item Conceito para entendimento e registro do símbolo e dos elementos que o compõe; 5
6
Yin Yang Yin Yang é um princípio da filosofia chinesa, na qual o yin e yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão, e é representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade. A luz, que é uma energia luminosa, apresenta-se de maneira muito intensa, é o yang, e a luz muito fraca, é o yin. Segundo os chineses, o mundo é composto por forças opostas, Yin e Yang, e achar o equilíbrio entre elas é essencial. As duas esferas dentro do símbolo simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto. 6
7
Item 06 – Questões pertinentes ao entendimento do tema
Item Desenho no quadro, orientando o educando para a produção no caderno com o espaço adequado; Item 06 – Questões pertinentes ao entendimento do tema Item 07 – Avaliação: Visto nos cadernos (durante a segunda atividade); 50% organização do conteúdo no caderno 50% organização estética do símbolo Prova descritiva sobre o assunto no final bimestre; 7
8
Recursos didáticos: Giz ou pincel colorido, lápis de cor, régua...
Referências: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares daEducação Básica. Curitiba: Seed/DEB-PR, 2008. JORDACK, Dora M. Religiões do Mundo, Editora: Brasileira. 8
9
“Não faças ao próximo aquilo que não queres que façam a ti” – Confúcio
Contato: 046 – – NRE – Dois Vizinhos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.