A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2014"— Transcrição da apresentação:

1 CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2014
SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

2 ORIENTAÇÕES E CONCEITOS Cadastro de Escola
Água consumida pelos alunos Tipo de água fornecida pela escola para o consumo dos alunos. Pode ser: Filtrada A água consumida pelos alunos na escola passa por um processo de filtração para melhorar a qualidade da água, com filtros que geralmente possuem velas porosas para a retenção de impurezas. Exemplos de filtros: filtro de barro, de louça, de plástico. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

3 Cacimba/cisterna/poço Cacimba: poço de água potável.
Cadastro de Escola Abastecimento de água Cacimba/cisterna/poço Cacimba: poço de água potável. Cisterna: reservatório para receber e conservar as águas pluviais, ou reservatório ligado à rede de distribuição para fornecer água para um edifício. Poço: abertura profunda cavada no solo, geralmente com parede de alvenaria, do qual é possível retirar água para uso caseiro ou industrial. Importante! No caso de fornecimento por meio de carro pipa, o abastecimento de água deve ser informado como inexistente. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

4 Cadastro de Escola Quantidade de Equipamentos
Importante! Os computadores portáteis não devem ser informados (notebooks, tablets, netbooks, etc.). Quantidade de computadores para uso dos alunos Importante! As escolas que receberam computadores distribuídos pelo Proinfo / MEC devem informar o número de computadores de acordo com o número de terminais disponíveis (conjunto: teclado, monitor e mouse).( mesmo se estiverem encaixotados) SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

5 Escola abre aos finais de semana para a comunidade*
Cadastro de Escola Escola abre aos finais de semana para a comunidade* Neste campo, a escola deve informar se participa de programas, projetos e/ou iniciativas que incentivam a abertura, para a comunidade escolar e a população do entorno, do espaço escolar aos sábados e/ou domingos, com atividades educativas, culturais, recreativas, religiosas, esportivas e/ou de formação inicial para o trabalho, com o objetivo de favorecer novas práticas de aprendizagem e proporcionar oportunidades de promoção e exercício da cidadania, de acordo com as demandas e necessidades locais, como por exemplo o Programa Escola Aberta. ( DEVE ESTAR NO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

6 Cadastro de Escola Recebe escolarização em outro espaço (diferente da escola) Em hospital Informe se o aluno recebe atendimento escolar em hospital. Esse atendimento tem como finalidade garantir o cesso ao currículo pelos alunos que, de forma temporária ou permanente, estejam impossibilitados de frequentar a escola, devido à internação. Em domicílio Informe se o aluno recebe atendimento escolar em casa. Esse atendimento tem como finalidade garantir o acesso ao currículo pelos alunos que, de forma temporária ou permanente, estejam impossibilitados de frequentar a escola. Não recebe O aluno não recebe atendimento escolar diferenciado em outro espaço fora da escola. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

7 Cadastro de Profissional Escolar
Atenção! É muito importante atualizar os dados do profissional escolar em sala de aula. É fundamental garantir a fidedignidade destes dados, uma vez que esta informação é imprescindível para a formulação de políticas públicas, como aquelas voltadas para a formação destes profissionais. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

8 Censo da Educação Básica
AVALIAÇÕES 2014 Algumas avaliações serão realizadas em 2014 que utilizarão as informações que foram informadas no censo escolar principalmente o Cadastro do aluno: SAEB,SAEP,ENEM etc.....

9 PROCESSO DE MIGRAÇÃO DOS DADOS
Censo da Educação Básica PROCESSO DE MIGRAÇÃO DOS DADOS

10 Censo da Educação Básica
Migração é a forma de coleta de informações a ser encaminhado ao MEC utilizando os dados registrados pela escola em um sistema próprio (No nosso caso S e o SEJA).

11 PROCESSO DE MIGRAÇÃO SERE para EDUCACENSO Fase 1 – Atualização dos Dados e Geração do arquivo “Censo Escolar” (Escola) Fase 2 – Preparação do processo de migração dos dados: tabela de compatibilização de Cursos, Disciplinas e Atividade Complementar. Fase 3 – Inicia com a anexação dos arquivos na Base Web e finaliza com a importação para o Educacenso

12 Usuários do Sistema Educacenso
Essa coordenação enviará aos NRE o relatório “E25. Relação de usuários por escola, município, órgão regional e estado “ . Esse relatório deverá ser enviado pela equipe dos NRE a todas as Secretarias Municipais e escolas privadas de sua Jurisdição, para conferência, atualização e/ou exclusões de usuários que não são mais responsáveis pelas informações da escola no Sistema Educacenso. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014


Carregar ppt "CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google