A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFINIÇÃO DE FOTOGRAMETRIA OBJETIVO DA FOTOGRAMETRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFINIÇÃO DE FOTOGRAMETRIA OBJETIVO DA FOTOGRAMETRIA"— Transcrição da apresentação:

1 DEFINIÇÃO DE FOTOGRAMETRIA OBJETIVO DA FOTOGRAMETRIA
Fotogrametria pode ser definida como a “ciência e a tecnologia de obter informações seguras à cerca de objetos físicos e do meio, através de processos de registro, medição e interpretação das imagens fotográficas”. OBJETIVO DA FOTOGRAMETRIA O objetivo da fotogrametria é a medição sobre fotografias aéreas, para a partir destas medições chegar ao mapa. Seja cartográfico, topográfico, geológico, geomorfológico, geográfico, etc..

2 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA FOTOGRAMETRIA
Duas perspectivas do mesmo objeto, vistas de posições diferentes, guardam, entre si, uma certa relação geométrica. Em fotogrametria, pode-se dizer que esta relação geométrica, gerada por estas duas perspectivas de um mesmo objeto é quem viabiliza todas as análises destas imagens fotográficas, tornando-as em um mapa com a somatória dos elementos de objetos existentes na área imageada.

3 ESQUEMA DE OPERAÇÕES EM FOTOGRAMETRIA
Planejamento de vôo Execução do vôo Revelação do filme Apoio terrestre Aerotriangulação Restituição Estereocompilação Reambulação Mapa final

4

5 DIVISÃO DA FOTOGRAMETRIA
Fotogrametria aérea- usando imagens aéreas. Fotogrametria terrestre - através de fotos obtidas da superfície da terra, com câmara geralmente acoplada a fototeodolitos.

6 PRINCÍPIOS AEROFOTOGRAMÉTRICOS Classificação das Aerofotos
FOTOGRAMETRIA AÉREA PRINCÍPIOS AEROFOTOGRAMÉTRICOS Classificação das Aerofotos As fotografias aéreas podem ser classificadas quanto à orientação dos seus eixos em relação ao plano do objeto, ou ao plano de sua representação.

7 Câmara Métrica Denominação dada às câmaras fotogramétricas por proporcionarem uma projeção central exata. centro de projeção: O no plano A se forma a imagem fotográfica ponto principal da fotografia - H distância principal ou focal - OH-f No plano de imagem, definido pelo "marco" que limita a fotografia, existem quatro marcas fiduciais que, unidas duas a duas por linhas retas, determinam o ponto central da imagem. O coração da câmara métrica é a "objetiva", formada por um conjunto de lentes que, pelas suas formas e posições, fazem a correção dos erros nas fotografias, buscando, em toda a sua superfície, a máxima fidelidade.

8 Objetivas As objetivas se classificam pelo seu ângulo de abertura, formado pelos raios que passam em seus pontos mais afastados (bordas da imagem). Características comuns a todas as objetivas fotogramétricas: grande nitidez: capacidade de dar ao plano de imagem contornos bem definidos dos objetos; alto poder de resolução: limite até o qual os detalhes podem-se distinguir um do outro sem se confundir; pequena caída de luz nas bordas da imagem; pequena distorção: os raios fotográficos, segundo seus ângulos de incidência na objetiva, se distorcem em intensidades diferentes.

9 Para as fotografias aéreas 23 x 23 cm:
normal - focal de 200 mm ou mais grande angular - focal de 150 mm super grande angular - focal de 88 mm

10 Fotografia A imagem fotográfica é o resultado de um conjunto que envolve: o objeto fotografado, suas cores, condições de iluminação e atmosféricas; câmara fotográfica, objetiva, focal, tamanho do quadro de imagem e sua situação espacial; filme fotográfico, exposição da fotografia; tipo de revelador, tempo e temperatura de revelação; processamentos de cópia contato ou ampliação; material produto de apresentação, papel ou filme. Qualquer problema em um destes itens, além de comprometer a qualidade da imagem, concorre com sérias dificuldades na execução dos serviços fotogramétricos.

11 Qualidade fotográfica
Tipos de Materiais Fotográficos: a) colorido; b) infra-vermelho: falsa cor, preto e branco; c) preto e branco: ortocromático, pancromático. Independentemente do material fotográfico, de toda fotografia se exige nitidez, contraste, resolução, granulação mínima e estabilidade do material quanto à dilatação e conservação. a) nitidez: apresenta-se na definição dos contornos dos detalhes; b) contraste é a relação entre o grau de iluminação com que se iluminam as partes do objeto e os tons de cinza da emulsão; c) resolução: quantidade de linhas que se pode distinguir e contar em uma distância (limite mínimo de distância entre detalhes distintos da mesma tonalidade sem comprometer a observação destes); d) granulação: resulta do mau processamento fotográfico, compromete a nitidez e a resolução; e) estabilidade de dilatação: as variações da expansão ou contração devem ser nulas para não comprometerem a obtenção de medidas; f) estabilidade de conservação: o processamento fotográfico quanto à fixação e lavagem deve ser rigoroso, para garantir o arquivo e conservação destes dados

12 Dados marginais As fotografias métricas, além da imagem, trazem em suas margens dados auxiliares, imprescindíveis à qualidade métrica destas.

13 Escala da fotografia Nas fotografias aéreas a escala depende basicamente de três fatores: distância focal (f), altura de vôo (H), condições do relevo, e se define por uma fração que tem para o numerador a unidade e para o denominador o número de unidades no terreno, equivalentes a uma unidade na foto.

14 Distorções fotográficas
Pelo fato da fotografia aérea vertical ser uma projeção central de uma superfície em relevo e sujeitar-se a inclinações do eixo que impedem o paralelismo dos planos imagem/solo, seus pontos não possuem a relação métrica constante de quando representados em um mapa. Distorção da escala ou de relevo O denominador da escala da fotografia se determina pela divisão da altura do vôo (H) pela distância focal (f).

15 Todo ponto com altura diferente da cota de um determinado plano de
referência apresenta uma distorção radial em relação ao centro da foto, divergindo se a diferença for a mais, e convergindo, se este delta for a menos. Nos pontos próximos ao centro da foto, as distorções de relevo são mínimas, devido a tangente de ficar próxima de zero.

16 Distorção de inclinação de eixo:
As incontroláveis inclinações do eixo da câmara, causadas pelas turbulências de um vôo, registram no quadro de imagem superfícies do terreno em formas de trapézio, em vez de quadradas. São variações de escala em linhas paralelas aos eixos "x" e "y".

17 Vôo Fotogramétrico O tipo, a escala e a representação altimétrica do mapa a se produzir; os equipamentos restituidores, as câmaras métricas e aeronaves disponíveis; as características da região, ocupação e relevo, formam o conjunto de fatores que definem a escala do vôo, material fotográfico, recobrimento longitudinal, recobrimento transversal, época do ano e hora do dia para a execução do vôo fotogramétrico.

18 Escala do vôo Definidos a escala do mapa e o intervalo entre as curvas de nível, determina-se a escala do vôo, pelos métodos a seguir descritos: a) método europeu de Von Grüber Mb = C1. Mk Mb = denominador da fração escala do vôo Mk = denominador da fração escala do mapa C1 = constante do equipamento restituidor C1--> B8 = 200 b) método Americano Zm = C2.Ic Zm = altura do vôo Ic = intervalo mínimo das curvas de nível que se pode traçar C2 = constante do equipamento restituidor C2---> B8 = 1200 O estereorrestituidor Avioplan B8S foi construído para executar serviços de até cinco vezes a escala do vôo e traçar curvas compatíveis à escala produto desta ampliação.

19 Recobrimento longitudinal
Nos levantamentos estereofotogramétricos as fotos em seqüência são tomadas com uma certa sobreposição. Existem dois tipos básicos de recobrimento longitudinal (entre as fotos de uma mesma linha de vôo): 60% e 80%, com um desvio aceitável de, no máximo, 5% para um par de fotos em um conjunto de imagens, previamente determinado. O recobrimento de 80% é utilizado para ortofotos em geral e restituições cadastrais de centros urbanos, devido ao "modelo ótimo" restringir-se mais ao centro das fotos, o que elimina ângulos mortos. Recobrimento transversal É o recobrimento entre faixas, podendo variar entre 15% e 30% de acordo com a natureza do projeto, aceitando-se também um desvio de 5%.

20 Modelo ótimo Define-se modelo ótimo (ou modelo ideal) a região compreendida pelas linhas transversais à direção da faixa que passam pelo centro das fotos e as linhas paralelas à direção da faixa que a cortam na metade do recobrimento transversal.

21 Plano de Vôo


Carregar ppt "DEFINIÇÃO DE FOTOGRAMETRIA OBJETIVO DA FOTOGRAMETRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google