A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de preços e concorrência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de preços e concorrência"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de preços e concorrência

2 Macroambiente e Ambiente Setorial
Outros interessados Fornecedores Empresa Clientes Concorrentes

3 Exemplos de forças macroambientais
Político-legal Sociais Econômicas Tecnológicas Leis tributárias Atitudes em relação as novas tecnologias, estilos de vida Disponibilidade de crédito Gastos em P&D do setor e do governo Regulamentação do comércio internacional Preocupação com a qualidade de vida Política Monetária Enfoque em gastos com P&D Leis de proteção ambiental Expectativa em relação as condições de trabalho Custos dos fatores produtivos Automação Regulamentação antitustre e cartel Mudanças sociais na força de trabalho Renda pessoal disponível Robótica

4 Estruturas de Mercado Muitos compradores Concorrência Perfeita
Monopólio Oligopólio Alguns compradores Quase Monopólio Oligopólio bilateral Consumidores Oligopsônio Um comprador Monopólio bilateral Quase Monopólio Monopsônio Um vendedor Alguns vendedores Muitos vendedores Vendedores

5 Uma Empresa Competitiva com Lucro Positivo
CMg Preço ($ por unidade) 60 50 Lucro perdido em qq < q* Lucro perdido em q2 > q* CVMe CTMe D A 40 RMe=RMg=P q* C B 30 q1 : RMg > CMg q2: CMg > RMg q0: CMg = RMg mas o CMg é decrescente Em q*: RMg = CMg e P > CTMe 20 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Produção q0 q1 q2 36

6 Uma Empresa Competitiva com Prejuízo
CVMe CTMe CMg q* P = RMg Preço ($ por unidade) B F C A E D Em q*: RMg = CMg e P < CTMe Prejuízo = (P- CMe) x q* ou ABCD Esse produtor continuaria a produzir apesar do prejuízo? Produção 39

7 Maximização do lucro no monopolio
$ por unidade produzida D = RMe RMg CMg CMe P1 Q1 Lucro perdido P* Q* P2 Q2 Lucro perdido Quantidade

8 Regra Prática para Determinação de Preços no monopólio
3

9 Comparação do Equilíbrio em Competição Monopolista e em Competição Perfeita
Concorrência Monopolística $/Q $/Q CMg CMe CMg CMe DLP RMgLP QCMg P QC PC D = RMg Quantidade Quantidade 17

10 Definição de Preços no Oligopólio
Modelo de Cournot - quantidade fixa de produção do concorrente e curva de reação. Modelo de Stackelbert – vantagem de ser o primeiro. Modelo de Bertrand – concorrência de preços e produtos diferenciados. Equilíbrio de Nash – Teoria dos jogos

11 Forças competitivas básicas (Porter)
Grau de rivalidade entre as empresas existentes Ameaça de serviços ou produtos substitutos Ameaça de novos entrantes Poder de negociação dos fornecedores Poder de negociação dos compradores

12 Condições para uma adequada precificação
Implementação de um sistema de informações gerenciais eficiente. Adequado sistema de informações mercadológica. Registro sistemático das mudanças de comportamento do mercado. Centralização das decisões relacionadas à estratégia de preços. As modificações nos preços deve ser entendida como sendo uma resposta prevista e planejada.


Carregar ppt "Formação de preços e concorrência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google