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Marketing de Serviços O diferencial.

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Apresentação em tema: "Marketing de Serviços O diferencial."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing de Serviços O diferencial

2 QUARTA PARTE raça (distribuição)

3 O USO DE INTERMEDIÁRIOS

4 FRANQUIAS Forma de expandir rapidamente a distribuição sem a necessidade do investimento correspondente O Franqueado investe Tempo e Patrimônio O Franqueador fornece Marca Know how Promoção Suporte

5 O USO DE INTERMEDIÁRIOS
Desafios para o proprietário da marca Atuar como guardião do processo como um todo Garantir que cada elemento oferecido esteja de acordo com o conceito original

6 QUARTA PARTE reço

7 PREÇO “A diferença entre determinação de preços e preços estratégicos é a mesma diferença entre reagir às condições de mercado e administrá- las ativamente.” Thomas T. Nagle & Reed K. Holden

8 QUARTA PARTE reço Uma política de preços eficaz é fundamental para o sucesso financeiro da empresa

9 reço QUARTA PARTE A questão é:
O que torna o apreçamento de serviços diferente e difícil? Uma política de preços eficaz é fundamental para o sucesso financeiro da empresa

10 PREÇO É mais difícil determinar custos financeiros em um processo que em um bem Variabilidade dos insumos e dos resultados Fator tempo O mesmo serviço, quando entregue mais rapidamente, pode custar menos mas valer mais Consumidores acham o preço de serviços difícil de compreender, arriscado e às vezes pouco ético

11 OBJETIVOS DA POLÍTICA DE PREÇOS
Buscar lucro Cobrir custos Construir demanda Maximização da demanda Utilização da capacidade produtiva Construir base de usuários Estimular experimentação e adoção Alcançar participação de mercado

12 ELASTICIDADE CRUZADA DE PREÇOS
Clientes de serviço agregam preços implicitamente Ex.: Custo de ir ao cinema Gasolina Estacionamento Ingresso Pipoca Refrigerante Ou seja: o preço da oferta do núcleo do serviço influencia a demanda de serviços suplementares

13 ELASTICIDADE CRUZADA DE PREÇOS
A ELASTICIDADE CRUZADA DE PREÇO mede a rapidez da resposta de demanda por um serviço em relação a uma mudança de preço de outro serviço Resultado negativo = serviços complementares Resultado positivo = serviços substitutos

14 CONSIDERAÇÕES SOBRE A DEMANDA
A demanda de serviços tende a ser mais inelástica Clientes de serviços são mais dispostos a pagar mais se isto reduzir o risco percebido Cliente muitas vezes fazem “pacotes” implícitos de serviços: Ex.: o preço de refeições em parques sofrem influência do preço do hotel e dos ingresso Pelas flutuações de oferta e demanda (típicas de serviços), as estratégias de discriminação de preços devem ser consideradas

15 CONSIDERAÇÕES SOBRE CUSTOS
Em muitos serviços o cliente pode não saber o custo real até que o serviço esteja terminado Ex.: Advogado A determinação de preços orientada para custos é mais difícil para os serviços Serviços tendem a ser caracterizados por um custo fixo alto em proporção ao custo variável Economias de escala tendem a ser limitadas

16 CONSIDERAÇÕES SOBRE O CLIENTE
O preço tende a ser uma das poucas evidências disponíveis aos clientes durante a pré- compra Clientes de serviço tendem a usar mais o preço como indicador de qualidade Clientes de serviço tendem a estar menos seguros sobre os preços de referência

17 CONSIDERAÇÕES SOBRE CONCORRÊNCIA
Comparar preços de concorrentes é mais difícil para clientes de serviço A autorrealização do serviço é, muitas vezes, uma alternativa viável para o cliente


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