A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM"— Transcrição da apresentação:

1 SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Departamento de Língua Portuguesa

2 Prova de Redação do Enem
A redação do ENEM deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo a partir da proposta de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

3 Competências As cinco competências avaliadas na parte objetiva da prova são também avaliadas na redação, traduzidas para uma situação específica de produção de texto, conforme especificado a seguir:

4 Parte Objetiva I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II. Construir e aplicar conceitos da várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

5 III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

6 Redação Competência I Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Correção Ortográfica Gramatical (COG)

7 Competência II Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Adequação ao Tema e ao Gênero (ATG)

8 Competência III Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Seleção e Organização Argumentativa (SOA)

9 Competência IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. Coesão Textual (CT)

10 Competência V Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Adequação da Solução (AS)

11 Importante! Cada competência será avaliada por quatro critérios correspondentes aos conceitos insuficiente, regular, bom e excelente, convertidos, respectivamente, em níveis 1, 2, 3 e 4. Esses níveis serão representados por pontos, respectivamente, 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0.

12 A nota global da redação será dada pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação. Será feita mudança de nível, em cada critério, de acordo com os casos a seguir: → nenhum erro: nível 4 (excelente) → de 1 a 3 erros: nível 3 (bom) → de 4 a 6 erros: nível 2 (regular) → 7 ou mais erros: nível 1 (insuficiente)

13 Será atribuída nota ZERO à redação que se enquadrar em algum dos seguintes conceitos:
Aparecer em forma de poema; Não atender à proposta da prova (tema e estrutura); Apresentar-se ilegível; Ferir os direitos humanos. Apresentar palavrões, desenhos ou outras formas propositadas de anulação. Estiver totalmente em branco; Possuir somente sete linhas escritas.

14 O mínimo continuará sendo 20 (vinte) linhas escritas.
Para cada linha não escrita, será descontado 0,5 ponto. Não deixe grandes espaços entre as palavras nem linhas em branco entre os parágrafos. Os espaços em branco serão convertidos em linhas não escritas para efeito de desconto.


Carregar ppt "SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google