A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISSERTAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISSERTAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 DISSERTAÇÃO

2 Definição e usos A dissertação é um texto que se caracteriza por analisar, explicar, interpretar e avaliar os vários aspectos associados a uma determinada questão. A finalidade da dissertação, portanto, é explicitar um ponto de vista claro e articulado sobre um tema específico. Em alguns casos, além da análise cuidadosa e detalhada de um tema, espera-se que o texto também apresente os argumentos para a defesa de um ponto de vista. Quando isso ocorre, tem-se a dissertação-argumentativa.

3 A depender da finalidade da tarefa a que está associada, a dissertação terá um caráter mais expositivo ou mais argumentativo. Se o objetivo for a apresentação de um determinado tema, informando ao leitor quais os principais aspectos a ele associados, a dissertação será predominantemente expositiva. Se, por outro lado, a dissertação se dedicar à apresentação de um tema para analisá-lo sob diferentes perspectivas, de modo a defender explicitamente uma tese, será predominantemente argumentativa.

4 Contexto de circulação
A dissertação é considerada um gênero escolar. Exames vestibulares pedem que os candidatos produzam textos dissertativos; alunos de pós- graduação em fase de conclusão de mestrado escrevem dissertações a serem defendidas diante de uma banca examinadora. Seu contexto de produção faz com que fique restrita aos espaços escolares e universitários, onde é prioritariamente utilizada para avaliar a capacidade de exposição e argumentação dos alunos.

5 Os leitores das dissertações
O perfil do leitor com o qual se deve trabalhar, no momento da produção de uma dissertação, não é o do leitor real. Pela natureza expositiva associada a esse gênero, espera-se que a dissertação tenha como interlocutor um leitor de perfil universal. Isso ocorre porque um dos objetivos a serem alcançados por seu autor é fazer com que os leitores encarem a análise exposta com a “voz” do bom senso, da verdade, da razão. A dissertação deve apresentar um discurso generalizante dirigido a um interlocutor de perfil genérico.

6 Estrutura Espera-se que a estrutura dos textos dissertativos apresente três momentos claros: uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Linguagem A forma verbal mais presente na dissertação é o presente do Indicativo. Sua função é permitir a generalização própria do encaminhamento analítico. Nesse sentido, assume um valor atemporal. Deve-se evitar o uso das formas de 1ª pessoa no texto dissertativo. Esse cuidado se explica pelo desejo de fazer com que o texto seja encarado não como uma expressão de um olhar subjetivo, particular, mas sim como uma argumentação racional, válida para todas as pessoas.


Carregar ppt "DISSERTAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google