A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS

2 A Avaliação no Ensino de História
Objetiva-se favorecer a busca da coerência entre a concepção de História defendida e as práticas avaliativas que integram o processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação deve estar a serviço da aprendizagem de todos os alunos. A avaliação deve ser diagnóstica, processual, contínua e diversificada.

3 O Professor deve recorrer a diferentes a atividades
*Leitura, interpretação e análise de textos historiográficos, mapas e documentos históricos; produção de narrativas históricas, pesquisas bibliográficas, sistematização de conceitos históricos,apresentação de seminários, e entre outros.

4 Se os conteúdos e conceitos históricos estão sendo apropriados;
Critérios a serem observados na avaliação dos alunos ao longo do Ensino Fundamental Se os conteúdos e conceitos históricos estão sendo apropriados; Se o conceito de tempo foi construído de forma a permitir o estudo das diferentes dimensões e contextos históricos propostos para o nível de ensino em questão; Se empregam conceitos históricos para analisar diferentes contextos.

5 Se compreendem a História como prática social, da qual participam como sujeitos de seu tempo;
Se analisam as diferentes conjunturas históricas a partir das dimensões econômico-social,política e cultural no Ensino Fundamental; Se compreendem que o conhecimento histórico é produzido com base no método da problematização de distintas fontes documentais, a partir das quais o pesquisador produz a narrativa histórica;

6 Se explicitam o respeito à diversidade étnico-racial, religiosa, social e econômica, a partir do conhecimento dos processos históricos , Se compreendem que a produção do conhecimento histórico pode validar, refutar ou complementar a produção historiográfica já existente.

7 Ensino Médio O aluno deverá entender que as relações de trabalho, as relações de poder e as relações culturais articulam e constituem o processo histórico. E o estudo do passado se realiza a partir de questionamentos feitos no presente, por meio da análise de diferentes documentos históricos. Três aspectos importantes na avaliação:a apropriação de conceitos históricos; a compreensão das dimensões e relações da vida humana; e o aprendizado dos conteúdos específicos

8 Deseja-se que os alunos sejam capazes de identificar processos históricos, reconhecer criticamente as relações de poder neles existentes, bem como que tenham recursos para intervir no meio em que vivem , de modo a se fazerem também sujeitos da própria História.


Carregar ppt "PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google