Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A ARTE DO SÉCULO XIX NA EUROPA
Profª Me. Kryshia Freitas
2
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Trata-se de um período posterior ao movimento impressionista e antecessor ao cubista (1907/1908) ocorrido na Europa por volta de Considera-se que este tenha sido um momento de transição e não um movimento artístico em si. Envolveu artistas de diferentes tendências como: Gauguin, Cézanne, Van Gogh e Toulouse-Lautrec.
3
IMPRESSIONISMO Foi um movimento artístico que acontecera na Europa durante a segunda metade do século XIX. Pressupostos: uso de tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz; as linhas não devem ter contornos nítidos; as sombras devem ser luminosas e coloridas; as cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta. Principais artistas: Manet, Monet, Cézanne e Renoir.
4
Manet - “As bolas de sabão” (1867)
5
* ALMOÇO NA RELVA (1863) – MONET
6
BERTHE COM VIOLETAS (1872) – MANET
7
OLYMPIA (1863) – MANET
8
Renoir – “Rosa e azul” (1881)
9
*Monet – “Mulher com guarda-chuva” (1875)
10
*IMPRESSÃO AO NASCER DO SOL – MONET 1872
11
RETOMANDO... PÓS IMPRESSIONISMO
12
GAUGUIN ( ) Apesar de ter participado de algumas exposições impressionistas, Gauguin passou a superar algumas tendências que estas pressupunham. Em torno de 1884, suas pinturas passaram a contar com cores puras, os objetos são coloridos com cores aleatórias e noção de tridimensionalidade deixa de existir. Verifica-se também o contorno marcante, a ausência de sombras e a forma plana.
13
PRINCIPAIS OBRAS “Visão depois do sermão” (1888)
14
“Natureza morta com esperança” (1901)
15
“Mulheres de Taiti” (1891)
16
CÉZANNE ( ) Ligado ao impressionismo no início de sua carreira, Cézanne passou a representar em suas obras elementos permanentes, a estrutura íntima da natureza. Assim, passou a adotar estruturas com uma sutil geometrização da forma que aumentou gradativamente.
17
“Pirâmide de crânios” (1900) – Cézanne
18
“O castelo de Médan” (1879-1882) - Cézanne
19
“Madame Cézanne em vermelho” (1890)
20
VAN GOGH ( ) Em um primeiro momento seguiu a tendência holandesa em torno de 1880 adotando a ideia do “claro-escuro” e a abordagens de questões sociais usando cores sombrias e um sentimento melancólico. Em referência a Gauguin, passou a adotar a simplificação das formas dos seres e a redução da luz usando cores mais bem delimitadas.
22
“Os comedores de batata” (1885) – Van Gogh
23
TOULOUSE-LAUTREC ( ) Reconhecido pela sua capacidade de síntese, o pintor francês apresenta um contorno expressivo e o registro do real. Sua temática é voltada para ambientes internos como: circos, bares e bordeis.
24
“No Moulin Rouge” (1895)
25
“Ivette Guilbert saúda o público” (1894)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.