A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 5 Denotação e conotação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 5 Denotação e conotação."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 5 Denotação e conotação

2 É a soma de dois elementos indissolúveis: significante e significado.
Signo lingüístico É cada palavra que encontramos no dicionário, é cada palavra do nosso vocabulário. É a soma de dois elementos indissolúveis: significante e significado.

3 SIGNIFICANTE É a parte concreta da palavra, constituída de sons (seqüência sonora) e da forma escrita (seqüência gráfica). Ex.: Cobra – O significante é a própria palavra. SIGNIFICADO É a parte que a gente entende, ou seja, o conceito que nos vem à mente quando ouvimos ou lemos o significante. Ex.1: A cobra picou o homem! (cobra = tipo de réptil peçonhento) Ex. 2: Este homem é uma cobra! (cobra = pessoa falsa)

4 Perceba que um mesmo significante (parte
concreta) pode ter vários significados (conceitos)! Podemos concluir que: Um signo lingüístico (palavra) apresenta duas partes: significante e significado. O significado varia de acordo com o contexto. Um significante pode ter vários significados.

5 Vamos agora entender os significados!
Os significados apresentam duas formas: A forma primitiva e original – A cobra picou o homem. Uma forma secundária, uma alegoria – Este homem é uma cobra. A partir destas noções, podemos entender o que são Denotação e Conotação.

6 DENOTAÇÃO Usamos o significado primitivo e original, com o sentido do dicionário; usado de modo automatizado; linguagem comum. Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário). A palavra apresenta seu sentido original, impessoal. A palavra tem sentido denotativo quando é tomada no seu sentido usual ou literal, isto é, naquele que lhe atribuem os dicionários; seu sentido é objetivo, explícito, constante. Ela designa ou denota determinado objeto, referindo- se à realidade palpável. Ex: O cão está latindo!

7 CONOTAÇÃO Usamos o significado secundário, com o sentido amplo; usado de modo criativo, numa linguagem rica e expressiva. Quando a palavra é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum. A palavra aparece com outro significado, passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que for empregada. Além do sentido referencial, literal, cada palavra remete a inúmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que são apenas sugeridos, evocando outras idéias associadas, de ordem abstrata, subjetiva. Ex: Esta menina é um cão!

8

9 Exemplo 1

10 EXPLICAÇÃO DO EXEMPLO 1 Você percebeu que há uma palavra que, intencionalmente, permite uma dupla leitura? Pois é... a palavra MIOLO gera dois significados: JT é um jornal. As páginas, a parte interna, que compõem uma publicação, como jornais, revistas, livros têm o nome técnico de MIOLO. Acrescente-se a isso que, MIOLO, literalmente, é uma parte interna do cérebro. Popularmente, as pessoas costumam dizer que quem é muito inteligente, pensa muito, tem cabeça, tem “miolo”. Veja, portanto, o uso inteligente dos significados da palavra MIOLO no anúncio, ligada ao adjetivo novo. Possivelmente a maior intenção é dar o significado de “inteligência, cabeça”, uma vez que há destaque em imagens para os novos, os recentemente contratados jornalistas do JT. Sem perder, porém, de vista, miolo como novo conteúdo nas páginas.

11 Exemplo 2

12 EXPLICAÇÃO DO EXEMPLO 2 O autor da figura explorou o universo bastante caricatural em que pigmeus (conhecidos, nas histórias em quadrinhos e desenhos animados, pela estatura pequena, pele negra e prática do canibalismo) estão prestes a devorar um explorador europeu (identificável por seu chapéu de caçador, típico dos aventureiros do século XIX). O efeito humorístico reside justamente na forma inusitada em que a expressão se encontra, podendo passar de um sentido conotativo para um sentido literal (denotativo). O autor expressa essa dubiedade de sentido propositadamente.

13 Exemplo 3

14 EXPLICAÇÃO DO EXEMPLO 3 Podemos entender a frase duas formas, todas as duas, entretanto, em sentido figurado. Tratar-se- ia de um “bom dicionário”, um dicionário “bom pra chuchu”, como também se diz em algumas regiões. Mas também como um dicionário fundamental para os “burros”, forma depreciativa com a qual algumas pessoas inapropriadamente chamam aqueles a quem elas consideram de uma cultura inferior (sobretudo inferir a delas própria). Na segunda opção, far-se-ia, então, uma referência ao ditado “o dicionário é pai dos burros”.

15 "Aplausos, ele é um grande comediante!"
Leia a seguinte frase: "Aplausos, ele é um grande comediante!"

16 Agora, veja as seguintes imagens:
1.

17 2.

18 Que sentido ela adquire nos contextos vistos?
No primeiro caso, ela assume sentindo literal, porquanto se trata realmente de um artista circense, o reconhecido palhaço Carequinha. Na segunda situação, entretanto, a frase adquire uma conotação irônica, pois se trataria, caso a cena fosse real, de um discurso abusivo, que causaria a indignação nos expectadores - o povo, em geral -, a ponto de, no mínino, se ouvir semelhante frase.

19 Outros exemplos

20

21

22

23

24 músicas &feature=player_embedded – Skank cantando Dois rios. – Arnaldo Antunes cantando Meu coração.


Carregar ppt "Capítulo 5 Denotação e conotação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google