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PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN

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Apresentação em tema: "PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN"— Transcrição da apresentação:

1 PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN
FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN

2 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
Estrutura Organizacional PROEN QUAL É O NOSSO PAPEL? Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) Coord. de Registro de Diplomas Diretoria de Políticas Estudantis Diretoria de Educação a Distância Departamento de Educação Básica Departamento de Graduação Departamento de Articulação Pedagógica Departamento de Seleção de Ingressos Coord. de Assistência Estudantil Coord. de Ações Inclusivas Coord. de Projetos de Políticas Estudantis Coord. de Educação de Jovens e Adultos Coord. de Avaliação e Regulação do Ensino de Graduação Coord. de Seleção de Ingressos Coord. de Alimentação e Nutrição Escolar

3 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO QUAL É O NOSSO PAPEL? QUAL É O NOSSO PAPEL? A Pró-Reitoria de Ensino é o órgão executivo que planeja, executa, coordena, fomenta, acompanha e avalia, sistemicamente, as atividades e políticas de ensino, articuladas à pesquisa e à extensão, em consonância com as diretrizes emanadas do Ministério da Educação e com os princípios, objetivos e missão estabelecidos pelo Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI).

4 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Atribuições e Competências PROEN QUAL É O NOSSO PAPEL? Planejamento estratégico e operacional do Instituto, em articulação com os campi; Definição das vagas dos processos seletivos para ingresso de estudantes, em articulação com as Direções Gerais; Garantia da identidade e unidade curricular; Instituição de políticas afirmativas;

5 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Atribuições e Competências PROEN QUAL É O NOSSO PAPEL? Avaliação contínua do Projeto Político Pedagógico Institucional e dos Projetos Pedagógicos de Cursos; Articulação do funcionamento das Diretorias de Ensino/Departamentos Acadêmicos, com vistas a implantar e acompanhar as políticas de ensino institucionais; Promoção e coordenação das políticas de assistência ao estudante; Articulação do funcionamento dos polos de educação a distância junto às diretorias dos campi. (Regimento Geral do IFAL)

6 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos PROEN QUAL É O NOSSO PAPEL? Planejar a composição e reposição do quadro docente dos campi/polo; Planejar e coordenar reuniões de dirigentes de ensino/polo; Acompanhar e autorizar a contratação de professores efetivos e substitutos; Conduzir o planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações sistêmicas; Presidir o Fórum de Assistência Estudantil;

7 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos PROEN QUAL É O NOSSO PAPEL? Elaborar calendário de referência para os campi; Analisar e aprovar previamente os calendários dos campi; Avaliar questões de redistribuição de docentes; Aprovar editais de projetos de ensino e de seleção de estudantes para programas especiais; Avaliar estudos de viabilidade e propostas de criação e de extinção de cursos; Aprovar projetos pedagógicos de curso.

8 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO RELAÇÃO DE CURSOS OFERTADOS PELO IFAL – 2019 (EDUCAÇÃO BÁSICA E GRADUAÇÃO) CAMPI MODALIDADE DE ENSINO CAMPUS ARAPIRACA LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS Licenciatura BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Bacharelado TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM ELETROELETRÔNICA Subsequente TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM ELETROELETRÔNICA Integrado TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA CAMPUS AVANCADO BENEDITO BENTES TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM ENFERMAGEM TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM LOGÍSTICA CAMPUS BATALHA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROINDUSTRIA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM AGROINDÚSTRIA CAMPUS CORURIPE TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM MECÂNICA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM SOLDAGEM

9 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO CAMPUS MACEIO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM MECÂNICA Subsequente TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM QUÍMICA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM SEGURANÇA DO TRABALHO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM ELETROTÉCNICA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA PARA A INTERNET Integrado TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM MECÂNICA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM ELETRÔNICA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM ESTRADAS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM ARTESANATO Integrado/PROEJA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA Licenciatura LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS LICENCIATURA EM MATEMATICA LICENCIATURA EM QUÍMICA

10 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO CAMPUS MACEIO - CONTINUAÇÃO TECNOLOGIA EM ALIMENTOS Curso Superior de Tecnologia TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES TECNOLOGIA EM HOTELARIA TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO ENGENHARIA CIVIL Bacharelado BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

11 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO CAMPUS MARAGOGI TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROECOLOGIA Integrado TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM HOSPEDAGEM CAMPUS MARECHAL DEODORO GESTÃO AMBIENTAL Curso Superior de Tecnologia TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM GUIA DE TURISMO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM COZINHA Integrado/PROEJA CAMPUS MURICI TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA CAMPUS PALMEIRA DOS INDIOS ENGENHARIA ELÉTRICA Bacharelado ENGENHARIA CIVIL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBS. EM SEGURANÇA DO TRABALHO Subsequente

12 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO CAMPUS PENEDO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM QUÍMICA Subsequente TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM QUÍMICA Integrado TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE CAMPUS PIRANHAS LICENCIATURA EM FÍSICA Licenciatura ENGENHARIA AGRONÔMICA Bacharelado TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROECOLOGIA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM ALIMENTOS Integrado/PROEJA CAMPUS RIO LARGO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM INFORMÁTICA PARA INTERNET CAMPUS SANTANA DO IPANEMA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM AGROPECUÁRIA CAMPUS SAO MIGUEL DOS CAMPOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM SEGURANÇA DO TRABALHO

13 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO CAMPUS SATUBA TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS Curso Superior de Tecnologia CURSO FIC EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO FIC/PROEJA CURSO FIC EM PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA Integrado TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM AGROPECUÁRIA Subsequente CAMPUS VIÇOSA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM INFORMÁTICA PARA INTERNET TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM ADMINISTRAÇÃO

14 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO POLOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA POLO ARAPIRACA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA Subsequente LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS Superior LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS TECNOLOGIA EM HOTELARIA Curso Superior de Tecnologia POLO CAJUEIRO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM INFORMÁTICA Licenciatura POLO MACEIO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM SECRETARIA ESCOLAR TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM GUIA DE TURISMO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Bacharelado ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Especialização*

15 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO POLO MARAGOGI LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS Licenciatura LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Bacharelado POLO PALMEIRA DOS INDIOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUSEQUENTE EM INFORMÁTICA Subsequente LICENCIATURA EM LETRAS - PORTUGUÊS POLO PENEDO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM GUIA DE TURISMO Superior POLO SANTANA DO IPANEMA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM INFORMÁTICA POLO SÃO JOSÉ DA LAJE

16 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
Estrutura Organizacional DAPE QUAL É O NOSSO PAPEL? Pró-Reitoria de Ensino Departamento de Articulação Pedagógica

17 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
Atribuições e Competências DAPE ESTRUTURA Departamento de Articulação Pedagógica Ao Departamento de Articulação Pedagógica compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino no planejamento, implantação e avaliação das ações e políticas de ensino, para os Campi, em consonância com as diretrizes emanadas do MEC, bem como, incentivar e promover ações que venham a contribuir para o crescimento, o fortalecimento e o desenvolvimento acadêmico de todos os níveis e modalidades de ensino.

18 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Interface com os campi DAPE QUAL É O NOSSO PAPEL? Promoção de reuniões com os Diretores de Ensino/Chefes de Departamentos Acadêmicos; Assessoramento na elaboração de projetos de cursos de todos os níveis e modalidades, visando à sua autorização, reconhecimento e recomendação junto aos organismos competentes;

19 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Interface com os campi DAPE QUAL É O NOSSO PAPEL? Participação, enquanto membro efetivo, da Comissão Interna de Avaliação dos Projetos de Cursos da PROEN; Promoção e coordenação de reuniões com as Equipes Pedagógicas; Planejamento e desenvolvimento de formações pedagógicas.

20 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DAPE QUAL É O NOSSO PAPEL? Prestar apoio e assessoria aos Campi em assuntos relativos à articulação pedagógica; Analisar processos e emitir pareceres técnicos; Realizar as ações necessárias ao cumprimento das metas do ensino estabelecidas no PDl e no Geplanes;

21 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DAPE QUAL É O NOSSO PAPEL? 4. Coordenar as ações do Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes – PEIPEE; 5.Elaborar e revisar normativos institucionais relativos ao ensino. 6. Analisar e emitir, em articulação com a CRI, parecer técnico relacionado a estudantes em mobilidade acadêmica.

22 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
Legislação / Sugestões de Leitura DAPE QUAL É O NOSSO PAPEL? Todas as legislações pertinentes aos Departamentos e Diretorias da PROEN. Para normativos internos, consultar:

23 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
Estrutura Organizacional DEB QUAL É O NOSSO PAPEL? Departamento de Educação Básica Coord. de Educação de Jovens e Adultos

24 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO ESTRUTURA Atribuições e Competências DEB Ao Departamento de Educação Básica compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino nas políticas e ações relacionadas à educação básica, bem como, participar do planejamento, implantação e avaliação dessas ações e políticas de ensino nos Campi, e ainda acompanhar, orientar e avaliar a implantação de novos cursos de educação básica.

25 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Interface com os campi DEB QUAL É O NOSSO PAPEL? Coordenação de reuniões com os gestores dos cursos de educação básica; Participação em reuniões sistêmicas com as Equipes Pedagógicas dos Campi; Planejamento e desenvolvimento de formações pedagógicas; Assessoramento às Comissões dos Campi no processo de elaboração e reestruturação de projetos de cursos da educação básica.

26 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DEB QUAL É O NOSSO PAPEL? Analisar processos e emitir pareceres técnicos; Participar, enquanto membro efetivo, da Comissão Interna de Avaliação dos Projetos de Cursos da PROEN; Analisar e emitir parecer acerca dos calendários acadêmicos; Cadastrar as Matrizes Curriculares dos Cursos de educação básica;

27 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DEB QUAL É O NOSSO PAPEL? 5. Analisar editais de ingresso nos cursos de educação básica, em articulação com o DSI; 6. Acompanhar o processo de ingresso de estudantes nos cursos de educação básica; 7. Elaborar e revisar normativos institucionais relativos à educação básica. 8. Analisar e emitir, em articulação com a CRI, parecer técnico relacionado a estudantes em mobilidade acadêmica.

28 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO ESTRUTURA Atribuições e Competências CEJA À Coordenação de Jovens e Adultos compete assessorar o DEB nas ações relacionadas à Educação de Jovens e Adultos.

29 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Legislação / Sugestões de Leitura DEB QUAL É O NOSSO PAPEL? Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/1996; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional; Normas de Organização Didática - Resolução nº 32/CS – 08/10/2014 Lei nº / Institui a Rede e os Institutos Federais Plano Nacional de Educação: ;  Catálogo Nacional de Cursos Técnicos;

30 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Legislação / Sugestões de Leitura DEB QUAL É O NOSSO PAPEL? Documento Base do PROEJA Projeto Político Pedagógico Institucional – PPPI; Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes – PEIPEE.

31 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
Estrutura Organizacional DEGRAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Departamento de Graduação Coord. de Avaliação e Regulação do Ensino de Graduação

32 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO QUAL É O NOSSO PAPEL? Atribuições e Competências DEGRAD Ao Departamento de Graduação compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino no planejamento, implantação e avaliação das ações e das políticas para os cursos de graduação, presenciais e a distância, em consonância com as diretrizes emanadas do MEC.

33 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Interface com os campi DEGRAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Orientação, acompanhamento, e avaliação da implantação de novos cursos de graduação presenciais e a distância; Participação em reuniões sistêmicas com os Diretores de Ensino/Departamentos Acadêmicos e coordenadores de cursos de graduação presenciais e a distância; Acompanhamento do processo de ingresso dos estudantes nos cursos presenciais de graduação, em articulação com o DSI.

34 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Interface com os campi DEGRAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Participação enquanto membro efetivo, da Comissão Interna de Avaliação dos Projetos de Cursos da PROEN; Assessoramento aos Campi e à DIREAD em assuntos relativos à graduação; Acompanhamento dos processos de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento de cursos de graduação, em articulação com a PEI.

35 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Interface com os campi DEGRAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Planejamento e desenvolvimento de formações pedagógicas; Assessoramento às Comissões dos Campi no processo de elaboração e reestruturação de projetos de cursos de graduação.

36 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DEGRAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Analisar processos e emitir pareceres técnicos; Realizar as ações necessárias ao cumprimento das metas do ensino estabelecidas no PDI e no Geplanes; Analisar documentação dos estudantes concluintes e encaminhar à Coordenação de Registro de Diplomas; Revisar, organizar, documentar e publicar os procedimentos relacionados à graduação;

37 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DEGRAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Elaborar e encaminhar para aprovação e publicação os editais que visam seleção de estudantes de graduação para programas e projetos de ensino, em articulação com a CRI e Coordenações de Programas Institucionais;  Acompanhar a realização dos processos seletivos que visem o ingresso de estudantes nos cursos de graduação.

38 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Atribuições e Competências CAREG QUAL É O NOSSO PAPEL? À Coordenação de Avaliação e Regulação do Ensino de Graduação compete assessorar o DEGRAD nas políticas e ações relativas às funções de avaliação e regulação do ensino de graduação do Ifal.

39 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Legislação / Sugestões de Leitura DEGRAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº /1996; Lei nº / Institui a Rede e os Institutos Federais Lei No 10.861, de 14 de abril de Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES; Resolução Nº 2, de 1º de julho de Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica.

40 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Legislação / Sugestões de Leitura DEGRAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia Projeto Político Pedagógico Institucional – PPPI Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI Normas de Organização Didática - Resolução nº 32/CS – 08/10/2014

41 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Legislação / Sugestões de Leitura DEGRAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Portaria nº 1713/GR – 01/12/2010 – Colegiado de Cursos Portaria nº 1714/GR - 01/12/2010 – NDE; Portaria nº 1483/GR – 19/09/2012 – TCC Política Institucional para Formação de Professores – Deliberação nº 63/CEPE, de novembro de 2017

42 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
ESTRUTURA Atribuições e Competências DIREAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Diretoria de Educação a Distância (DIREAD) À Diretoria de Educação a Distância compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino nas políticas sistêmicas e ações relacionadas às atividades da Educação a Distância, bem como, estabelecer processos e fomentar a criação de condições objetivas para a organização e o desenvolvimento dessa modalidade em todos os níveis de ensino.

43 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Interface com os campi DIREAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Gerenciar o funcionamento dos polos presenciais da Educação a Distância; Promover reuniões com os Gestores dos Campi e dos Polos; Planejar, executar, e acompanhar a aplicação de recursos financeiros da DIREAD;

44 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DIREAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Analisar processos e emitir pareceres técnicos; Realizar as ações necessárias ao cumprimento das metas do ensino estabelecidas no PDI e no Geplanes; Planejar, implementar e acompanhar as ações do Ensino, Pesquisa e Extensão em diferentes níveis, na modalidade a distância; Planejar, coordenar e operacionalizar a oferta de cursos e vagas na modalidade a distância, em todos os níveis educacionais, em consonância com as diretrizes do MEC;

45 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DIREAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Assessorar a elaboração de projetos de cursos a distância, visando a sua autorização e reconhecimento junto aos órgãos competentes; Promover formação inicial e continuada de docentes e técnicos administrativos, utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Coordenar servidores lotados na Diretoria;

46 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DIREAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Prover o Pesquisador Institucional das informações necessárias para manter atualizados os dados dos cursos; Fomentar e/ou apoiar a realização de eventos científicos da EaD; Coordenar, apoiar, incentivar o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos cursos a distância; Planejar, executar, e acompanhar a aplicação de recursos financeiros oriundos de Programas (UAB e e-Tec);

47 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Legislação / Sugestões de Leitura DIREAD QUAL É O NOSSO PAPEL? Decreto 5.800/ Institui o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB Portaria 183/  Regulamenta as diretrizes para pagamento de bolsas Portaria Normativa 11/ Estabelece normas para o credenciamento de instituições e oferta de cursos superiores a distância Portaria 15/2017- Altera a portaria 183 e regulamenta o pagamento de bolsas Portaria 218/2018- Regulamenta as diretrizes de admissibilidade de novos polos, permanência e desligamento de polos UAB Portaria Capes 275/2018- Dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade a distância

48 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
Estrutura Organizacional DPE QUAL É O NOSSO PAPEL? Diretoria de Políticas Estudantis Coord. de Assistência Estudantil Coord. de Ações Inclusivas Coord. de Projetos de Políticas Estudantis Coord. de Alimentação e Nutrição Escolar

49 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Atribuições e Competências DPE e coordenações QUAL É O NOSSO PAPEL? À Diretoria de Políticas Estudantis compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino, em articulação com a Pesquisa e a Extensão, no planejamento, desenvolvimento e avaliação das Políticas Estudantis, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e de qualidade de vida, sistematizando as informações e consolidando as ações realizadas.

50 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Atribuições e Competências DPE e coordenações QUAL É O NOSSO PAPEL? Coordenação de Assistência Estudantil Coordenar as ações de Assistência Estudantil, auxiliando no planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de planos, programas e projetos, visando oferecer o apoio necessário à permanência do aluno na Instituição. Coordenadoria de Alimentação e Nutrição Escolar Assessorar e incentivar a implantação da oferta de alimentação aos estudantes; bem como monitorar e avaliar os programas das áreas de saúde e de nutrição, junto a estudantes e servidores.

51 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Atribuições e Competências DPE e coordenações QUAL É O NOSSO PAPEL? Coordenação de Ações Inclusivas Responsável pelo planejamento, assessoria, coordenação e promoção das políticas de educação inclusiva, por meio de ações que envolvam a acessibilidade física, atitudinal, metodológica, instrumental, programática e comunicacional. Coordenação de Projetos de Políticas Estudantis Elabora, implementa e monitora plano de gestão de projetos relacionados às Políticas Estudantis, por meio de ações de articulação institucional; promove o desenvolvimento de projetos alinhados ao PDI.

52 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Interface com os campi DPE QUAL É O NOSSO PAPEL? Promover atividades de acompanhamento e avaliação da Assistência Estudantil, por meio de: Oficinas da Assistência Estudantil Reunião da equipe da AE de cada campus, separadamente, com a equipe da DPE, na Reitoria Visita da equipe da DPE ao campus para: a) reuniões com representação estudantil; b) reunião com Gestão do campus, profissionais equipe da AE e Administração/contabilidade Fórum Permanente da Assistência Estudantil (FORPAE): 06 reuniões ordinárias por ano Capacitação para Gestores da AE

53 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DPE QUAL É O NOSSO PAPEL? Supervisionar a realização e manter registros da caracterização socioeconômica e educacional do corpo discente do IFAL; Estimular a organização de entidades estudantis; Realizar a descentralização e o acompanhamento do Orçamento da Assistência Estudantil; Atuar em parceria com a PROAD/Compras e os setores de suprimentos dos campi para a elaboração de Termos de Referência da Assistência Estudantil / Saúde.

54 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DPE QUAL É O NOSSO PAPEL? Documentos Prazos Relatório de Gestão Final 2018 05/01/2019 Plano Orçamentário Anual (POA) Prestação de contas Dia 20 de cada mês Plano de Ação Geplanes Relatório de Gestão Parcial 24/07/2019 Relatório de Gestão Final 2019 08/01/2020

55 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Legislação / Sugestões de Leitura DPE QUAL É O NOSSO PAPEL?

56 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Legislação / Sugestões de Leitura DPE QUAL É O NOSSO PAPEL? Decreto n° 7.234, de 19 de julho de Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Resolução nº 26, de 17 de junho de Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Lei nº , de 6 de julho de 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

57 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Desafios 2019 – Geplanes DPE QUAL É O NOSSO PAPEL? Oferta de alimentação para estudantes da Educação Básica (refeitórios e PNAE) Defesa dos Direitos Humanos e Prevenção da Violência Protagonismo Estudantil Instrução Normativa de Inclusão: consulta pública, aprovação e divulgação

58 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Distribuição Orçamentária - Assistência Estudantil 2019 QUAL É O NOSSO PAPEL?

59 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ORÇAMENTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ( ) QUAL É O NOSSO PAPEL? * Nos anos de 2017 e 2018 houve complementação orçamentária do Ifal. Com isso, o orçamento da Assistência Estudantil foi de R$ ,00, igual ao ano de 2016.

60 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
Estrutura Organizacional DSI QUAL É O NOSSO PAPEL? Departamento de Seleção de Ingressos Coord. de Seleção de Ingressos

61 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Atribuições e Competências DSI QUAL É O NOSSO PAPEL? Ao Departamento de Seleção de Ingressos compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino nos assuntos relacionados aos processos seletivos; bem como planejar, estabelecer procedimentos e normas, coordenar, supervisionar, executar e avaliar a realização dos processos seletivos, que visem o ingresso nos cursos da instituição.

62 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Atribuições e Competências DSI QUAL É O NOSSO PAPEL? Elaborar, aprovar e fazer cumprir, em articulação direta com os Coordenadores de processos seletivos dos campi, os procedimentos referentes à realização dos referidos processos; Apoiar e assessorar aos campi/DIREAD em assuntos relativos à seleção de discentes; entre outras.

63 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Atribuições e Competências CSI QUAL É O NOSSO PAPEL? À Coordenação de Seleção de Ingressos compete: Fazer a interface entre o Departamento de Seleção de Ingressos e a COPES; Acompanhar a logística de distribuição de cadernos de questões, materiais diversos e lanches para a realização das provas; Providenciar os requisitos necessários ao atendimento dos candidatos com deficiência (PcD); Obter dos campi a lotação física de cada escola que será utilizada na aplicação das provas.

64 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DSI QUAL É O NOSSO PAPEL? Solicitar, ao Pró-Reitor de Ensino, as vagas disponíveis; Elaborar, encaminhar para a aprovação e publicação os editais; Disponibilizar e acompanhar a inscrição dos candidatos; Elaborar e publicar as listas de inscritos; Elaboração das questões de provas e impressão dos cadernos de questões ou folhas de redação; Solicitar a divulgação dos diversos certames; Processamento das notas.

65 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Noções da Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos DSI Elaboração e divulgação das listas de resultados (classificados, suplentes e eliminados); Solicitar dos campi o cronograma de matrículas dos candidatos classificados; Elaborar a defesa judicial de processos, encaminhar à Procuradoria Federal para formalizar a resposta e representar a instituição como preposto nos casos de audiências judiciais; Elaborar os editais de chamadas posteriores.

66 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
Atribuições e Competências CRD QUAL É O NOSSO PAPEL? Coord. de Registro de Diplomas À Coordenação de Registro de Diplomas compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino nos processos de emissão de diplomas.

67 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO 2019-2023
Atribuições e Competências CRD QUAL É O NOSSO PAPEL? Coord. de Registro de Diplomas À Coordenação de Registro de Diplomas compete: VI. Emitir certidão de autenticidade e veracidade de diploma solicitado por outros órgãos; VII. Acompanhar a legislação pertinente à expedição e registro de diplomas, fazendo alterações quando necessário; VIII. Enviar para publicação no D.O.U. mensalmente o extrato das informações sobre registro de diplomas (a partir de março).

68 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Interface com os campi CRD QUAL É O NOSSO PAPEL? Acompanhar o processo de expedição de diplomas e informar sobre sua tramitação aos interessados; Fornecer informações sobre a confecção e registro de diplomas; Participar de reuniões referentes à expedição e registro de diplomas; Receber processos de expedição de diplomas dos campi e encaminhá-los para ser arquivados após a confecção dos mesmos.

69 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES
QUADRIÊNIO Rotina Operacional/ Fluxos Administrativos CRD QUAL É O NOSSO PAPEL? Receber processos de expedição de diplomas encaminhados pelo DEGRAD e conferir a documentação anexada para emissão do diploma; Emitir diploma e encaminhar para as assinaturas pertinentes; Encaminhar o processo com o original do diploma para os campi de origem, para que seja entregue ao estudante.

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QUADRIÊNIO Legislação / Sugestões de Leitura CRD QUAL É O NOSSO PAPEL? Portaria Nº 1.095, de 25 de outubro de 2018, que dispõe sobre expedição e registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do Sistema Federal de Ensino; Ofício-circular Nº 122/2009-GAB/SETEC/MEC, que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados pelas Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia sobre registro de diplomas. A Portaria de regulamentação das normas para emissão e registro de diplomas e certificados dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto Federal de Alagoas está em processo de elaboração.

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QUADRIÊNIO Obrigado pela atenção!


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