Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEdson Lemos Alterado mais de 6 anos atrás
1
MOVIMENTO Imagine que você está sentado em um ponto de ônibus e logo percebe que o transporte se aproxima. Como o motorista está dentro do ônibus, ele e todos os passageiros se aproximam de você. Logo, percebemos então que o conjunto: ônibus, passageiros e motorista, se movimenta. As pessoas que estão dentro do ônibus não percebem o motorista nem se afastar e nem se aproximar, para eles (passageiros) o motorista está quieto, ou seja, está em repouso. Vemos então que para um mesmo evento simultâneo as condições de movimento e repouso são relativas e dependem de quem as observa.
2
Um corpo está em : REPOUSO: se a sua posição no espaço em relação a um referencial não muda com o passar do tempo. MOVIMENTO: Se a sua posição no espaço em relação a um referencial muda com o tempo. REFERENCIAL: é o sistema adotado como referência para indicar se o ponto está em movimento ou em repouso. O referencial utilizado será o de um sistema rigidamente ligado à Terra.
3
QUESTÕES Um professor de Física, durante uma de suas aulas, perguntou aos alunos: “Por que podemos dizer que estamos todos em movimento mesmo que sentados em nossas carteiras?” Ao dar a resposta correta, um dos alunos disse: a) Porque o Sol sempre é o referencial adotado, uma vez que é o corpo mais massivo do sistema solar; então, estamos executando o movimento de translação com a Terra. b) Porque se adotarmos um referencial no espaço, como a Lua, a Terra estará em movimento e nós nos movimentamos com o planeta. c) Porque a Terra executa um movimento de translação ao redor de seu próprio eixo. d) Porque nada pode permanecer totalmente parado.
4
Resposta LETRA “B” O movimento e o repouso são conceitos relativos, pois dependem de um referencial adotado. Assim, se um corpo fora da Terra é adotado como referencial, a Terra executa, no mínimo, dois movimentos (rotação e translação), e nós nos movimentamos com ela.
5
A respeito da ideia de referencial, marque a alternativa correta: a) O Sol, por ter uma massa correspondente a 98% de toda a massa do sistema solar, deve ser sempre considerado o referencial para quaisquer fenômenos. b) Os fenômenos devem sempre ser analisados a partir de um referencial parado. c) Referencial é o corpo em movimento retilíneo uniforme a partir do qual se analisam os movimentos. d) Referencial é o corpo a partir do qual os fenômenos são analisados. e) O movimento e o repouso são absolutos e não dependem de um referencial.
6
Resposta LETRA “D” A definição de referencial mostra que ele é o corpo a partir do qual as análises são feitas. É o lugar do observador, aquele que descreve o fenômeno da forma como vê.
7
VELOCIDADE A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quão rápido um corpo se desloca. A análise da velocidade se divide em dois principais tópicos: VELOCIDADE MÉDIA e VELOCIDADE INSTANTÂNEA. É considerada uma grandeza vetorial, ou seja, tem um módulo (valor numérico), uma direção (Ex.: vertical, horizontal,...) e um sentido (Ex.: para frente, para cima, ...). Porém, para problemas elementares, onde há deslocamento apenas em uma direção, o chamado movimento unidimensional, convém tratá-la como um grandeza escalar (com apenar valor numérico). As unidades de velocidade comumente adotadas são: m/s (metro por segundo); km/h (quilômetro por hora);
8
No Sistema Internacional (S. I
No Sistema Internacional (S.I.), a unidade padrão de velocidade é o m/s. Por isso, é importante saber efetuar a conversão entre o km/h e o m/s, que é dada pela seguinte relação: 1𝐾𝑚 1ℎ = __________𝑚 __________𝑠 , Conversão:
9
Velocidade Média Indica o quão rápido um objeto se desloca em um intervalo de tempo médio e é dada pela seguinte razão: Onde: Vm= Velocidade Média ∆S= Intervalo do deslocamento [posição final – posição inicial ()] ∆ t= Intervalo de tempo [tempo final – tempo inicial ()]
10
Um carro se desloca de Florianópolis – SC a Curitiba – PR
Um carro se desloca de Florianópolis – SC a Curitiba – PR. Sabendo que a distância entre as duas cidades é de 300 km e que o percurso iniciou as 7 horas e terminou ao meio dia, calcule a velocidade média do carro durante a viagem:
11
MRU – Movimento retilíneo uniforme
Acabamos de conhecer o conceito de Velocidade Instantânea e Velocidade Média. Mas há uma situação em que as duas velocidades têm o mesmo valor. Imagine que um carro mantenha sempre a mesma velocidade ao longo de toda a sua trajetória, seguindo em linha reta. Nesse caso, a velocidade instantânea terá o mesmo valor que a velocidade média. Esse movimento em linha reta e com velociDade constante é chamado de MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME.
12
aceleração A aceleração é a grandeza que determina a taxa de variação da velocidade em função do tempo. Em outras palavras, ela indica o aumento ou a diminuição da velocidade com o passar do tempo. A aceleração é uma grandeza vetorial, portanto, possui módulo, direção e sentido. A equação abaixo determina o módulo da aceleração: a = aceleração (m/s2); Δv = variação de velocidade (J); Δt = variação do tempo (s).
13
Direção e sentido da aceleração
Quando o valor da aceleração é positivo, significa que ocorreu um aumento da velocidade com o passar do tempo. Nesse caso, o movimento é chamado de movimento acelerado, e o vetor aceleração possui mesma direção e sentido do vetor velocidade. Quando o valor da velocidade é negativo, significa que ocorreu uma diminuição da velocidade com o passar do tempo. Nesse caso, o movimento é chamado de movimento retardado, e o vetor aceleração possui mesma direção e sentido oposto à velocidade.
14
Mruv – Movimento retilíneo uniformemente variado
Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa. Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero. O conceito físico de aceleração, difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como também menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade O conceito formal de aceleração é: a taxa de variação de velocidade numa unidade de tempo, então como unidade teremos: 𝑣𝑒𝑙𝑜𝑐𝑖𝑎𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜 = 𝑚/𝑠 𝑠 =𝑚/𝑠²
15
Questão 16, página 128 Um foguete espacial pode atingir 600 m/s depois de 20 segundos do lançamento. Qual é a aceleração média do foguete?
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.