A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias Populacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias Populacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias Populacionais
Teoria Malthusiana (Thomas Robert Malthus) Conforme seu estudo, Ensaio sobre o princípio da população, afirmou que a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1,2,4,8,16,32,...) e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1,2,3,4,5,6...) Concluiu que, sendo assim, faltariam alimentos para todos os habitantes da Terra. Ele via com bons olhos as epidemias e guerras e propunha a erradicação da pobreza e da fome por meio de uma política antinatalista, para evitar o caos mundial. Imagem: Thomas Malthus / Muriel Gottrop / domínio público

2 Teorias Populacionais
Teoria Malthusiana (Thomas Robert Malthus) Críticas a tese central de Malthus: Não considerou os avanços técnicos, científicos-mecânicos aplicados à agricultura e, consequentemente, o aumento da produção de alimentos. Não considerou as reservas de alimentos dos mares e oceanos. Não levou em conta outras regiões do planeta, com áreas de solos férteis. Imagem: Colheitadeira de grãos no Brasil / João Felipe C.S / public domain Imagem: Irrigação por pivô central em um campo de algodão / Saperaud / public domain.

3 Teorias Populacionais
Teoria NeoMalthusiana (Alarmistas) A explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial ressuscitou as ideias de Malthus. Não porque iria faltar alimentos, mas porque, segundo eles, era a causa do Subdesenvolvimento. Defendiam programas rígidos e oficiais de controle de natalidade Acelerado crescimento populacional Situação de miséria dos países subdesenvolvidos METODOLOGIA: Controle da natalidade, Não reprimir abortos ilegais, Esterilização em massa de mulheres (laqueaduras e ligaduras de trompas). Concordando com os alarmistas, alguns países como a Índia, o Egito e o México passaram a investir mais em políticas demográficas do que em políticas econômicas para resolver o problema da pobreza e da desigualdade, entretanto não obtiveram os resultados esperados.

4 Teorias Populacionais
TEORIA ECOMALTHUSIANA A tese central dessa teoria relaciona diretamente o crescimento populacional com a degradação do meio ambiente. De acordo com esses ambientalistas, um rápido crescimento populacional, em especial nos países periféricos, refletiria em uma maior exploração sobre os recursos naturais, principalmente os não renováveis. Desmatamento, poluição desperdício de água, caça e pesca predatória, comercialização e extinção de espécies da flora e da fauna. Imagem: Maksim / GNU Free Documentation License. Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil / Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.

5 Teorias Populacionais
TEORIA REFORMISTA OU MARXISTA Os reformistas, que defendem teorias demográficas marxistas, ao contrário dos neomalthusianos, consideram a própria miséria como sendo a responsável pelo acelerado crescimento da população. Acelerado crescimento populacional Situação de miséria dos países subdesenvolvidos O QUE DEFENDEM OS MARXISTAS? A necessidade de reformas socioeconômicas que permitam a elevação do padrão de vida; Melhoria da distribuição de renda e de alimentos; Aumento da escolaridade, para num planejamento familiar e diminuição da natalidade.

6 Teorias Populacionais
TEORIA REFORMISTA OU MARXISTA > Seguidores de Karl Marx; > O subdesenvolvimento é resultado do modo de produção capitalista; > Investimento nas nações pobres. Mapa do mundo Países desenvolvidos Pobreza Subdesenvolvidos Imagem: Smurfy / public domain


Carregar ppt "Teorias Populacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google