A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor."— Transcrição da apresentação:

1 Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor que crie forças elétricas capazes de provocar o deslocamento O trabalho realizado pela força elétrica externa corresponde à energia transferida para os eletrões no estabelecimento da corrente elétrica entre os terminais do condutor. Diferença de potencial elétrico ou tensão elétrica (U) – é a medida do trabalho realizado pela força elétrica para deslocar uma carga (eletrão ou ião) entre dois pontos do circuito elétrico.

2 Existe uma diferença de potencial de 1 V entre dois pontos de um circuito quando é utilizada a energia de 1 J para mover a carga de 1 C entre esses dois pontos. em que:

3 Voltímetro A diferença de potencial entre dois pontos de um circuito pode ser medida com um voltímetro. Símbolo deste aparelho: O voltímetro tem que ser montado em paralelo, com a parte do circuito onde se quer realizar a medição.

4 Potência Diferença de potencial E = U Q Corrente P = U I em que: – potência (watt, W) – diferença de potencial (volt, V) – corrente elétrica (ampère, A)

5 A partir da Lei de Ohm podemos, também, obter a expressão (para aplicar a condutores lineares/óhmicos): P = UI U = RI P = RII em que: – potência (watt, W) – resistência do condutor (ohm, Ω) – corrente elétrica (ampère, A)

6 O efeito Joule consiste na transformação da energia elétrica em energia térmica, quando corrente elétrica atravessa um condutor. Este efeito é provocado pelos choques entre os eletrões em movimento ordenado e a restante estrutura do condutor elétrico. Esta energia térmica é transferida para o exterior do condutor através de calor. James Prescott Joule (1818-1889)

7 Energia dissipada E = U Q Diferença de potencial Corrente Num recetor puramente dissipativo Lei de Ohm: U = R I

8 Numa lâmpada o efeito Joule corresponde a energia dissipada. Energia dissipada Lâmpadas de filamento: 95%LED: 20%

9 Este efeito pode ser utilizado propositadamente para aquecimento.

10 Díodo e LED Díodo Componente eletrónico que apenas permite a passagem de corrente num sentido. LED (Light Emission Diode) O LED é um díodo que emite luz quando sujeito à passagem de corrente elétrica.

11 Utilização de LEDs

12


Carregar ppt "Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google