Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
“ O saber e o fazer docente”
Pensando... “ O saber e o fazer docente” Profª Ms. Ieda Lourdes de Assumpção Escola de Educação UCPel
2
“O prazer no exercício da docência encaminha-se da Pedagogia do diálogo... em direção ao Pensamento Complexo... É o sentido dos novos tempos; importante é refletir sobre a direção/busca de uma educação mais humana”
3
“O saber e o fazer docente”
“ ... o ensinar e o aprender estão alicerçados numa visão de mundo e de ciência...” (CUNHA,1998,p.17)
4
Caminhos do saber e do fazer docente...
S Pensamento Conservador A Conhecimento- B Racionalidade Científica E reducionismo, linearidade R F Ação Docente A Prática Repetitiva Diretiva Z Conservadora E Saber e fazer docente desarticulados Pensamento Contemporâneo Pressupostos Construção do saber Sócio-interacionismo, complexidade – dialética Ação Docente Práxis Relacional Inventiva Interativa Flexível Interdisciplinar Saber e fazer docente articulados
5
Busca de superação de um fazer...
Como fazer? Para quem? Quando? Por quê? (Romper com práticas domesticadoras, buscar na flexibilidade do pensar e agir a direção da contemporaneidade..)
6
Por uma ação docente relacional...
- desperta a consciência crítica - desafiadora - transformadora requer o diálogo crítico a comunicação a convivência
7
Pressupõe.... Diálogo ←→ relação horizontal
Reconhece afeto, humildade, esperança, fé, confiança. Requer respeito ao educando como sujeito integrado à prática social. Cultiva a tolerância no convívio com o diferente para discutir antagonismos.
8
Considera... Modo dialético de pensar teoria e prática articuladas
Teoria, método e prática formam um todo; guiadas pela relação entre o conhecimento e o conhecedor...(GADOTTI;2005)
9
Por uma ação docente relacional...
A complexidade propõe uma Educação que: possibilita a reflexão sobre o cotidiano, propicia o questionamento da realidade proporciona condições para a transformação social.
10
Conseqüentemente... Percebe o conhecimento numa rede de relações.
Acredita nas relações de dependência multidimensional entre saberes. Entende a complexidade como uma forma de pensamento que não isola, mas articula e busca as relações necessárias e interdependentes de todos os aspectos da vida humana.
11
... Considera a totalidade das influências recebidas, internas e externas. Enfrenta a incerteza e a contradição.
12
Organização do saber e fazer docente
“O ser como sinônimo do saber, O saber como uma razão de ser, uma relação simbiótica e não dicotômica”. (Akiko Santos,2004)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.