A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“ O saber e o fazer docente”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“ O saber e o fazer docente”"— Transcrição da apresentação:

1 “ O saber e o fazer docente”
Pensando... “ O saber e o fazer docente” Profª Ms. Ieda Lourdes de Assumpção Escola de Educação UCPel

2 “O prazer no exercício da docência encaminha-se da Pedagogia do diálogo... em direção ao Pensamento Complexo... É o sentido dos novos tempos; importante é refletir sobre a direção/busca de uma educação mais humana”

3 “O saber e o fazer docente”
“ ... o ensinar e o aprender estão alicerçados numa visão de mundo e de ciência...” (CUNHA,1998,p.17)

4 Caminhos do saber e do fazer docente...
S Pensamento Conservador A Conhecimento- B Racionalidade Científica E reducionismo, linearidade R F Ação Docente A Prática Repetitiva Diretiva Z Conservadora E Saber e fazer docente desarticulados Pensamento Contemporâneo Pressupostos Construção do saber Sócio-interacionismo, complexidade – dialética Ação Docente Práxis Relacional Inventiva Interativa Flexível Interdisciplinar Saber e fazer docente articulados

5 Busca de superação de um fazer...
Como fazer? Para quem? Quando? Por quê? (Romper com práticas domesticadoras, buscar na flexibilidade do pensar e agir a direção da contemporaneidade..)

6 Por uma ação docente relacional...
- desperta a consciência crítica - desafiadora - transformadora requer o diálogo crítico a comunicação a convivência

7 Pressupõe.... Diálogo ←→ relação horizontal
Reconhece afeto, humildade, esperança, fé, confiança. Requer respeito ao educando como sujeito integrado à prática social. Cultiva a tolerância no convívio com o diferente para discutir antagonismos.

8 Considera... Modo dialético de pensar teoria e prática articuladas
Teoria, método e prática formam um todo; guiadas pela relação entre o conhecimento e o conhecedor...(GADOTTI;2005)

9 Por uma ação docente relacional...
A complexidade propõe uma Educação que: possibilita a reflexão sobre o cotidiano, propicia o questionamento da realidade proporciona condições para a transformação social.

10 Conseqüentemente... Percebe o conhecimento numa rede de relações.
Acredita nas relações de dependência multidimensional entre saberes. Entende a complexidade como uma forma de pensamento que não isola, mas articula e busca as relações necessárias e interdependentes de todos os aspectos da vida humana.

11 ... Considera a totalidade das influências recebidas, internas e externas. Enfrenta a incerteza e a contradição.

12 Organização do saber e fazer docente
“O ser como sinônimo do saber, O saber como uma razão de ser, uma relação simbiótica e não dicotômica”. (Akiko Santos,2004)


Carregar ppt "“ O saber e o fazer docente”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google