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Filo Mollusca - Moluscos Profª Roberta Fontoura
2ª Série do Ensino Médio Disciplina: Biologia Profª Roberta Fontoura
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Características Triblástico, celomados Protostômios Simetria bilateral
Animais de corpo mole Corpo dividido em: Concha calcária (exoesqueleto) Cabeça Massa visceral Pé musculoso
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Características Corpo não segmentado
Animais de vida livre, terrestres ou aquáticas Raras espécies parasitas de animais e plantas, com larvas em brânquias de peixes.
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Classificação Classe Bivalvia Classe Gastropoda Classe Cephalopoda
Classe Polyplacophora Classe Monoplacophora Classe Scaphopoda
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Classe Bivalvia Marinhos ou de água doce Dotados de concha com
duas valvas articuladas Também chamados pelecípodos Ausência de cabeça e rádula Filtradores Importância do sifão inalante e exalante
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Bivalvia Hábitos variados vivendo fixos em rocha e outros substratos submersos enterrados na areia ou no lodo dos fundos aquáticos
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Bivalvia coração concha estômago órgão excretor glândula digestiva
gânglio cerebróide músculo adutor anterior boca palpos labiais (sensoriais) pé gônada estômago concha coração órgão excretor músculo adutor posterior ânus sifão exalante sifão inalante borda do manto brânquias do lado direito
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Classe Gastrópode Maior número de espécies
Herbívoros, carnívoros e detritívoros com rádula Maior diversidade de hábitats (marinhos, água doce e terrestres) Podem apresentar concha espiraladas concha reduzida, interna ao corpo algumas desprovidas de conchas Pé bem desenvolvido para locomoção (glândula secreta um muco viscoso) Saco visceral localiza-se sobre o pé
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Gastrópode tentáculos olho rádula concha ânus vasos sangüíneos
no manto massa visceral pé musculoso
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Circulação, excreção e sistema nervoso
olho tentáculo boca rádula pé ânus gânglio cerebróide brânquia glândula salivar concha gônada glândula digestiva metanefrídio estômago coração manto
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Classe Cephalopoda Exclusivamente marinhos
Carnívoros predadores com rádula Cabeça ligada ao pé bem desenvolvido: apresenta tentáculos com ventosas adesivas (captura) Locomoção por jato-propulsão (sifão)
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Lula gigante
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concha espiraladas com câmaras (náutilus)
Podem apresentar concha espiraladas com câmaras (náutilus) concha interna (lula e sépia) algumas desprovidas de conchas (polvo) Bolsa de tinta (proteção) Sépia Polvo Lula Nautilus
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Classe Polyplacophora
Corpo coberto por oito placas calcárias articuladas. Rádula bem desenvolvida (raspar) Exclusivamente marinhos
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Classe Monoplacophora
Dorso Ventre Ventre Dorso
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Classe Scaphopoda Exclusivamente marinhos
Concha oca, aberta nas extremidades (tentáculos)
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Sistema Digestório Completo
Boca exibe língua (rádula) com dentículos (ralar) Tubo digestório com regiões diferenciadas e glândula associada Extra e intracelular em bivalves e gastrópodes Exclusivamente extracelular em cefalópodes
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Corte transversal
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Sistema Circulatório Presente Transporta e distribui nutrientes e O2
Recolhe o CO2 e Resíduos Aberto ou lacunar (bivalves e gastrópodes) Fechado (cefalópodes) Circulação simples
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Sistema Respiratório Presente Cavidade do manto abriga:
1. brânquias em moluscos aquáticos 2. pulmões rudimentares (terrestres) Trocas gasosas ocorrem em brânquias ou pulmões, também pode ser cutânea Sistema acoplado ao sistema circulatório (líquido sangüíneo transporta os gases)
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Sistema Excretor Presente
Por meio de metanefrídeos (estruturas especializadas na remoção e resíduos nitrogenados do metabolismo)
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Sistema Nervoso Presente
Composto por três ou quatro pares de gânglios nervosos, ligados a nervos que atingem todo o corpo. Sensações recebidas por quimioreceptores Em polvo e lula olhos desenvolvidos (com cristalino) Tinta nanquim para defesa
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Reprodução Sexuada Monóicos (caracóis)
Dióicos (mexilhões) - mais comum fecundação cruzada que autofecundação Também pode ser externa, e de desenvolvimento direto ou indireto estágios larvais (larvas trocófora e véliger)
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Importância Colas a prova d’água (bivalves)
Analgésico (veneno de lesma filipina) Algumas espécies de ostras produzem pérolas Alimentação Preservação da biodiversidade, pois é fundamental para o equilíbrio ecológico do planeta e é também uma fonte de novos conhecimentos e produtos
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Formação da pérola
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