Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCamila Vara Alterado mais de 10 anos atrás
1
A sessão tem início às 17H30 1 - Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com o sinal de proibido, deverá clicar em cima do mesmo para activar o Unmute. 2 - Se ainda assim estiver com dificuldades, clique emVoice&Vídeo, acessível no menu do canto superior esquerdo. 3 - Pode também experimentar a opção Set Up Audio and Video… para fazer os respectivos testes. 4 - Quando aparecer a janela abaixo clique em Yes para iniciar os testes. 5. Faça os testes de emissão e recepção de som Se tiver problemas de som...
3
Algumas informações Certificados Ao entrar na sessão devem introduzir o nome que pretendem figure no Certificado de Participação Todos os certificados da 1ª sessão foram já enviados Certificados das 2ª e 3ª sessões até ao princípio da próxima semana A partir desta sessão terão os Certificados no prazo máximo de 3 dias Gravação das Sessões Todas disponíveis nas páginas de cada Sessão Sessões 2 e 3 exige introdução do nome e do mail Assistir à Gravação não atribui certificado de Participação
4
Questão 1 A quantas sessões do Ciclo Webcast Magalhães já assistiu? a)Todas (3). b)Duas. c)Uma. d)Esta é a primeira. A quantas sessões do Ciclo Webcast Magalhães já assistiu? a)Todas (3). b)Duas. c)Uma. d)Esta é a primeira.
6
O Magalhães na sala de aula Identificar diferentes dinâmicas de utilização do computador em sala de aula, explorando meios e estratégias para o fazer de forma articulada com os objectivos curriculares.
7
Questão 2 Já utilizou o Magalhães na sala de aula com os seus alunos? a)Sim, já usei mas apenas para explorar o computador. b)Sim, já realizei actividades com o computador. c)Não, mas já usei outros computadores. d)Não, nunca usei computadores nas aulas. Já utilizou o Magalhães na sala de aula com os seus alunos? a)Sim, já usei mas apenas para explorar o computador. b)Sim, já realizei actividades com o computador. c)Não, mas já usei outros computadores. d)Não, nunca usei computadores nas aulas.
8
Actividades para desenvolver competências. Momentos e situações de utilização nas aulas. Organização do trabalho em sala de aula. Potencialidades das TIC na educação. PorquêComo Para quêQuando O Magalhães na sala de aula
9
Vantagens educativas Porquê? Envolvimento nas suas aprendizagens Curiosidade e espírito de descoberta Motivação e interesse
10
O Magalhães na sala de aula Vantagens educativas Porquê? Situações de aprendizagem significativas Encontro com outras culturas Trabalho colaborativo e interactivo
11
Comunicação Interacção oral e escrita. O Magalhães na sala de aula Porquê? Desenvolvimento de competências Mais do que motivar e envolver os alunos nas suas aprendizagens, as tecnologias apoiam o desenvolvimento de competências gerais. Pensamento crítico Análise e avaliação de situações.
12
Criatividade Expressão de ideias e inovação. O Magalhães na sala de aula Porquê? Desenvolvimento de competências Autonomia Iniciativa e tomada de decisões. Colaboração e cooperação Construção de saberes em conjunto.
13
Questão 3 Qual considera ser a melhor forma de trabalho para as aulas com recurso ao computador? a)Trabalho individual. b)Trabalho de pares. c)Trabalho de grupo. d)Todos os anteriores. e)Não sei. Qual considera ser a melhor forma de trabalho para as aulas com recurso ao computador? a)Trabalho individual. b)Trabalho de pares. c)Trabalho de grupo. d)Todos os anteriores. e)Não sei.
14
O Magalhães na sala de aula Como? Formas de trabalho A utilização do computador na sala de aula aponta para formas de trabalho colaborativo, mas não só. Com trabalho individual, cada aluno: utiliza o seu próprio computador; realiza actividades comuns ou específicas para si. Individualizar o processo de aprendizagem. Permitir ao aluno um ritmo de trabalho próprio.
15
O Magalhães na sala de aula Como? Formas de trabalho Com trabalho a pares, os alunos: estabelecem parcerias; apoiam-se mutuamente ao longo das tarefas. Fomentar a colaboração e discussão de ideias. Com trabalho de grupo, os alunos: podem realizar projectos de maior complexidade; usam estratégias de trabalho em equipa. Levar os alunos a negociar, a decidir em conjunto e a avaliar.
16
O Magalhães na sala de aula Como? Disposição da sala de aula Sala de aula tradicional: Mesas de um ou dois alunos, organizadas por filas. Dificulta que o professor veja e acompanhe o que os alunos estão a fazer no computador.
17
O Magalhães na sala de aula Como? Disposição da sala de aula Alternativas que permitem uma melhor supervisão por parte do professor: Juntar as mesas duas a duas, criando ilhas de trabalho. Dispor a sala em U.
18
Questão 4 Relativamente à organização em sala de aula qual dos aspectos pensa que poderá trazer-lhe alguns constrangimentos? a)Acompanhar o trabalho dos alunos quando cada um tiver um computador. b)Adequar a disposição da sala à utilização do computador. c)Ambos. d)Nenhum dos anteriores. Relativamente à organização em sala de aula qual dos aspectos pensa que poderá trazer-lhe alguns constrangimentos? a)Acompanhar o trabalho dos alunos quando cada um tiver um computador. b)Adequar a disposição da sala à utilização do computador. c)Ambos. d)Nenhum dos anteriores.
19
O Magalhães na sala de aula Quando? Fases do ensino e da aprendizagem Para que momentos do processo de ensino e aprendizagem faz sentido planear tarefas e actividades com o computador? Na introdução /exploração de um tema Projecção de imagens, vídeos, conceitos. Links disponibilizadas aos alunos que lhes permitem explorar e saber mais. Em várias situações, com o objectivo de criar experiências de aprendizagem relevantes para aqueles alunos.
20
O Magalhães na sala de aula Quando? Fases do ensino e da aprendizagem Na realização de projectos Apresentações sobre temas que exploraram nas aulas. Desenhos, filmes, textos sobre visitas de estudo/ actividades. Criação do espaço da turma online para divulgação de trabalhos. No momento de treinar competências Aplicações específicas para determinadas áreas. Actividades de escrita. Jogos de lógica e raciocínio. Programas de desenho.
21
O Magalhães na sala de aula Quando? Frequência e regularidade É preciso integrar tranquilamente esta nova ferramenta. O computador deve ir sendo assumido como mais um elemento do material escolar. O tempo e as regras para a utilização do Magalhães em sala de aula devem ser explicados aos alunos. A frequência depende dos objectivos e da pertinência de usar o computador como recurso para as actividades.
22
Questão 5 Em qual das seguintes fases do ensino e da aprendizagem pensa em utilizar mais o computador? a)Na introdução /exploração de um tema. b)No momento de treinar competências. c)Na realização de projectos. d)Em todos. e)Ainda não tenho opinião formada. Em qual das seguintes fases do ensino e da aprendizagem pensa em utilizar mais o computador? a)Na introdução /exploração de um tema. b)No momento de treinar competências. c)Na realização de projectos. d)Em todos. e)Ainda não tenho opinião formada.
23
O Magalhães na sala de aula Para quê? Desenvolver competências O computador é uma ferramenta transdisciplinar. A sua integração na sala de aula tem como objectivo apoiar o desenvolvimento das competências dos alunos. Currículo Nacional do Ensino Básico Competências gerais Transversais Competências específicas Por área disciplinar
24
O Magalhães na sala de aula Para quê? 1# Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano. Competências gerais Procurar mais informação sobre a realidade.
25
O Magalhães na sala de aula Para quê? Competências gerais Alargar o conhecimento sobre o universo. Representar os espaços a 3 dimensões.
26
O Magalhães na sala de aula Para quê? 3# Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio. Competências gerais Criar ou recontar histórias.
27
O Magalhães na sala de aula Para quê? Desenvolver histórias colaborativas entre alunos ou turmas. Criar um blogue da turma. Competências gerais Olá colegas. Aqui vai a minha continuação da nossa história. Já estamos quase no fim e quero muito saber como é que vai acabar! Beijinhos João A nossa história - parte4
28
O Magalhães na sala de aula Para quê? 6 # Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável. Competências gerais Fazer caças ao tesouro (webquests) e realizar trabalhos posteriores.
29
O Magalhães na sala de aula Para quê? Língua Portuguesa – Experiências de aprendizagem propostas no currículo Competências específicas
30
O Magalhães na sala de aula Para quê? Língua Portuguesa Apresentações electrónicas. Pesquisas orientadas online. Vídeos temáticos. Projectos inter-escolas. E-correspondentes. Espaço online da turma.
31
O Magalhães na sala de aula Para quê? Matemática – Experiências de aprendizagem propostas no currículo Competências específicas
32
O Magalhães na sala de aula Para quê? Matemática Jogos de lógica e estratégia. Folhas de cálculo simples. Animações sobre áreas, espaços e dimensões. Criação de jogos.
33
O Magalhães na sala de aula Para quê? Estudo do Meio – Experiências de aprendizagem propostas no currículo Competências específicas
34
O Magalhães na sala de aula Para quê? Estudo do Meio Exploração do Universo Visualização de espaços através de mapas. Projectos de investigação temáticos. Representação de espaços a 3 dimensões.
35
Questão 6 Como vê a relação entre a utilização do computador e o desenvolvimento de competências dos alunos? a)Vejo o computador como um bom auxiliar no desenvolvimento de competências. b)Tinha algumas dúvidas, mas agora reconheço mais potencialidades. c)Acho que o computador não é muito útil nesse sentido. d)Não tenho opinião formada. Como vê a relação entre a utilização do computador e o desenvolvimento de competências dos alunos? a)Vejo o computador como um bom auxiliar no desenvolvimento de competências. b)Tinha algumas dúvidas, mas agora reconheço mais potencialidades. c)Acho que o computador não é muito útil nesse sentido. d)Não tenho opinião formada.
36
O Magalhães na sala de aula O computador, devidamente integrado nos diferentes contextos de aprendizagem, pode apoiar os alunos na aquisição e no desenvolvimento de competências. http://www.microsoft.com/Portugal/educacao/magalhae s
37
Questão 8 Como avalia a utilidade desta sessão? a)Muito útil b)Útil c)Pouco Útil d)Não sei Como avalia a utilidade desta sessão? a)Muito útil b)Útil c)Pouco Útil d)Não sei
38
O Magalhães na sala de aula Explorar os recursos do Magalhães e perceber como os integrar nos processos de ensino e de aprendizagem.
39
Próxima Sessão Desafio Professores Inovadores Iniciativa Magalhães Prémios para as Escolas Prémios para os Professores Prémios para os Alunos
40
Obrigada Até 5ª feira 26 Fevereiro
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.