A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução Social do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução Social do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Evolução Social do Trabalho

2 Evolução Social do Trabalho
Desde o início dos tempos o ser humano precisava desenvolver atividades cotidianas para suprir suas necessidades ou as de sua família. Mesmo sem a tecnologia, utilizando técnicas rudimentares que foram transmitidas pelos seus antepassados, eram capazes de tirar da natureza o sustento.   

3 Evolução Social do Trabalho
Fase Nômade Os grupo se movimentavam em busca de alimentos e caça. Sobreviviam com o que a natureza lhes fornecia - predadores. Não havia interferência humana na produção de alimentos e bens.

4 Evolução Social do Trabalho
Fase Sedentária – Domínio Técnicas Agrícolas O ser humano começa a cultivar seu alimento. Para Marx, só a partir deste momento podemos determinar a existência do trabalho. Deixa de ser nômade e passa produzir o seu alimento e uma variedade bens para satisfazer as suas necessidades. Valorização da posse da terra, porque é ela que garante a sua sobrevivência.

5 Domínio do Fogo e Escrita
Ao dominar o fogo ele passa a dominar também a arte de fundição que lhe possibilitou fabricar utensílios e armas de metal. Este é o início da revolução tecnológica. O domínio da escrita ampliou seu conhecimento e sua capacidade de registrar os fatos. Divisão social do trabalho era feita de acordo com o sexo.

6 Evolução Social do Trabalho
Modo de Produção Primitivo Produção de artesanato, arte foi evoluindo ao longo do tempo. Antes da revolução industrial o artesão possuía os meios de produção (oficina, ferramentas e a matéria prima). Trabalhava com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final. Determinava o ritmo de seu trabalho, de acordo com suas necessidades e prioridades.

7 Evolução Social do Trabalho
Modo de Produção Escravista Modo de Produção Feudalista Modo de Produção Pré-Capalista

8 Evolução Social do Trabalho
Máquina a Vapor Este foi um marco, a descoberta de uma importante fonte de energia que passou a mover navios, locomotivas e as máquinas de tecelagem.

9 Evolução Social do Trabalho
Revolução Industrial A energia elétrica passou a movimentar as máquinas . Consolida-se o surgimento de uma nova categoria do trabalho: os empregados, que são os agricultores e artesãos que perderam sua fonte de subsistência. A produção que antes ocorria na casa dos artesãos ou nas terras dos senhores feudais, passa a ocorrer nas fábricas.

10 Evolução Social do Trabalho
Revolução Industrial Alteração das condições de vida do trabalhador que passa a conviver com condições precárias no local de trabalho. Acirramento da Luta entre os empregadores e os proletários. Movimentos sociais favorecem a organização dos trabalhadores e a formação dos sindicatos. Tem início uma série de conquistas dos trabalhadores visando melhoria das condições de trabalho e dos salários.

11 Evolução Social do Trabalho
Revolução do aço e da eletricidade Revolução do ferro e do carvão Poluição Ambiental

12 Evolução Social do Trabalho
Revolução Industrial Tem início uma nova divisão do Trabalho: Intelectual e Braçal.

13 Revolução Tecnológica
Evolução Social do Trabalho Revolução Tecnológica A informática e a Robótica

14 Evolução Social do Trabalho
Ao longo deste evolução, o homem transformou e foi transformado pelo trabalho. Esse novo homem transformador e transformado passa a ter necessidades diferenciadas que não mais existem apenas para sua sobrevivência física, mas para sua sobrevivência social. Para alcançar o padrão de vida proposto pela sociedade capitalista, o homem passa a produzir não apenas para a sobrevivência, mas para que se destaque diante de outros homens. Valorização do TER em detrimento do SER. O homem passa a produzir para consumir e não para transformar.

15 O Trabalho no Mundo Contemporâneo
Evolução Social do Trabalho O Trabalho no Mundo Contemporâneo Mercado global Desigualdade Competição Mecanização

16 O Trabalho no Mundo Contemporâneo
Evolução Social do Trabalho O Trabalho no Mundo Contemporâneo Flexibilização Terceirização Precarização Mecanização

17 Evolução Social do Trabalho
DIREITO AO TRABALHO Na Declaração Universal dos Direitos Humanos está previsto que toda pessoa tem direito ao trabalho e à proteção contra o desemprego. O Brasil também se comprometeu com estas normas e por isso, tem o dever de tomar medidas para garantir o exercício deste direito como meio de prover a própria vida e existência. A Constituição do Brasil no artigo 6º reconhece o direito ao trabalho como um direito social e, portanto, fundamental para a dignidade humana.

18 Evolução Social do Trabalho
DIREITO AO TRABALHO Art. 6o da Constituição do Brasil: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.


Carregar ppt "Evolução Social do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google