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Economia Regional e Urbana

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Apresentação em tema: "Economia Regional e Urbana"— Transcrição da apresentação:

1 Economia Regional e Urbana
Custos do Transporte Prof. Dr. Ricardo Ruiz Melchert

2 Custos do Transporte Modais de transporte
Sistema de movimento aquaviário; - Hidroviário (interior); - Cabotagem; - Longo curso. Sistema de movimento ferroviário; Sistema de movimento rodoviário; Sistema de movimento aeroviário; Sistema de movimento dutoviário.

3 Custos do Transporte Características do modal aquaviário
Baixo Custo Relativo de Transportes Baixo Custo de Manutenção Grande Capacidade de Carga Rigidez quanto à Topologia Baixa Velocidade dos Fluxos Hidrovias: mais utilizadas para produtos de grande volume e baixo valor agregado indicadas para longas distâncias.

4 Custos do Transporte Características do modal ferroviário
Baixo Custo Relativo de Transportes Baixo Custo de Manutenção Grande Capacidade de Carga Pouco Flexível mas com intencionalidade na concepção Baixa Velocidade dos Fluxos Ferrovias: mais utilizadas para produtos de grande volume e baixo valor agregado, indicadas para longas distâncias.

5 Custos do Transporte Características do modal rodoviário
Custo Moderados de Transportes Alto Custo de Manutenção Baixa Capacidade Muito Flexível Velocidade Moderada Rodovias: deveriam ser usadas para distâncias curtas (vasos capilares)

6 Custos do Transporte Características do modal aeroviário
Altos Custos de Transportes Alto Custo de Manutenção Baixa Capacidade Baixa Flexibilidade (Terminal a Terminal) Alta Velocidade Aerovias: indicadas para produtos de alto valor agregado

7 Custos do Transporte Multimodalidade
Transporte multimodal é aquele que se utiliza de duas ou mais modalidades de transportes combinadas para transportar uma determinada carga. A multimodalidade pode garantir a redução dos custos de transporte, ao combinar os diferentes atributos dos modais. Para tanto é preciso a integração das rodovias, hidrovias interiores, portos por meio de terminais multimodais, que se constituem na base física capaz de permitir a integração entre as várias modalidades de transportes.

8 Custos do Transporte Matriz de transportes do Brasil e do Estado de São Paulo Demonstra um desequilíbrio entre os diferentes modais, o que aponta para a necessidade de readequações que promovam maior competitividade e desenvolvimento econômico sustentável. Modal Brasil (%)* São Paulo (%)** Rodoviário 59,0 93,1 Ferroviário 24,0 5,3 Aquaviário 13,0 0,5 Aeroviário 0,3 0,3 Dutoviário 3,7 0,8 *Fonte: Ministério dos Transportes (2006) **Fonte: Secretaria de Transportes do Estado (2000)

9 Custos do Transporte Matriz de transportes do Brasil

10 Custos do Transporte Custos de Transporte Formula funcional genérica C = c + t.d Onde: C: custo de transporte c: custo fixo t: tarifa de frete (constante neste caso) d: distância

11 Custos do Transporte Custos de Transporte
Custo logístico: além do custo restrito de deslocamento, podemos considerar o custo de oportunidade do tempo, os custos de armazenagem e os custos financeiros. Custos logísticos = custo direto de transporte + custo financeiro do estoque em trânsito + custo financeiro do estoque médio no destino e do estoque de segurança. Melting costs: o custo de transporte pode ser modelado alternativamente como a perda de produto ocorrida ao longo do deslocamento entre as localidades A e B.

12 Custos de Transporte Bibliografia
MACIEL, V. F. Custos de transporte, atividade econômica e ocupação do espaço: fundamentos teóricos. (Xerox no prédio 10 - DAFAM) MELGAÇO, L. “Os quatro modais de transporte”, disponível em: Sites :


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