A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DE CASO 1 Relato da Situação: Eunice, proprietária de uma Padaria localizada no interior do estado de São Paulo, foi procurada por uma amiga que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DE CASO 1 Relato da Situação: Eunice, proprietária de uma Padaria localizada no interior do estado de São Paulo, foi procurada por uma amiga que."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DE CASO 1 Relato da Situação: Eunice, proprietária de uma Padaria localizada no interior do estado de São Paulo, foi procurada por uma amiga que desejava conseguir emprego para a filha Renata, que ainda não tinha trabalhado. Como negar um pedido de uma amiga tão querida? Após conversar rapidamente com Renata, decidiu contratá-la como balconista, que era a única vaga disponível naquele momento. Renata tinha boa escolaridade, uma ótima aparência e poderia e atender bem aos clientes, pensou Eunice. O problema era que a moça não tinha perfil para o cargo. Apesar de educada, Renata era extremamente tímida, falava pouco e ficava envergonhada para atender os clientes. Quando Eunice estava na padaria, o seu jeito alegre e extrovertido conquistava os clientes. Eunice fazia questão de cumprimentar a todos e bater papo. Além disso, Eunice estimulava a venda dos produtos, ao falar com entusiasmo sobre os bolos, pães e biscoitos feitos na padaria. Elaborado por Equipe RH Pequenas Empresas

2 ESTUDO DE CASO 1 Questões:
Mas quando Eunice não estava na empresa, os outros balconistas e principalmente Renata não conseguiam o mesmo feito. Eunice teve que se ausentar da Padaria durante duas semanas por problemas de saúde. Quando retornou e verificou o caixa da empresa, constatou uma grande queda no faturamento. A padaria havia produzido a mesma quantidade de produtos, a qualidade também continuava excelente. Identificou que o problema era no atendimento. Ficou decepcionada com sua equipe de balconistas, principalmente com Renata. Questões: Como você avalia o processo de recrutamento e seleção feito por Eunice? Houve falha? O que Eunice poderia ter feito diferente? Como devemos lidar com as indicações de parentes e amigos para trabalhar na nossa empresa?

3 VAMOS PENSAR Eunice negligenciou o processo de recrutamento e seleção, ou seja, não elaborou o perfil do cargo, definindo as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) esperadas para o cargo de balconista. Não havia também o desenho do cargo de balconista com todos os requisitos necessários aos cargos. Além disso, Eunice não fez uma boa entrevista com Renata. Mesmo sendo o primeiro emprego de Renata, era possível identificar muitos aspectos se Eunice tivesse feito uma boa entrevista. Além das questões comportamentais, como a timidez, por meio da entrevista Eunice poderia ter verificado o interesse e disponibilidade de Renata para o cargo. Talvez Renata seria melhor aproveitada em uma função administrativa, que não necessitasse do contato com o público.

4 VAMOS PENSAR As indicações são bem vindas, desde que o candidato tenha o perfil necessário para a vaga em questão. Dependendo de quem indica, pode ser uma referência importante. Em se tratando de parentes e amigos, o cuidado tem que ser redobrado, pois se não der certo, isto pode provocar desentendimentos na família ou rompimento de amizades. Utilizar ferramentas de gestão de pessoas, torna o trabalho do líder mais profissional e menos subjetivo. Ainda que o líder possa contratar um amigo, dentro da empresa, a relação deve ser profissional e a hierarquia deve ser mantida.


Carregar ppt "ESTUDO DE CASO 1 Relato da Situação: Eunice, proprietária de uma Padaria localizada no interior do estado de São Paulo, foi procurada por uma amiga que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google