A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO

2 Combustíveis fósseis

3 Tipos de combustíveis fosseis Carvão mineral Gás Natural Petróleo

4 História O primeiro uso conhecido do combustível foi, combustão de madeira ou paus pelo Homo erectus perto de 2.000.000 (dois milhões) de anos atrás.

5 Combustíveis fosseis Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono. São originados pela decomposição de resíduos orgânicos. Porém, este processo leva milhões de anos.

6 Termoelétrica

7 Gás Natural

8 O que é gás natural ? Gás Natural é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio).  70% gás metano  Propano  Nitrogênio  Oxigênio  Etano  Enxofre

9 Onde são encontrados Os combustíveis fósseis são encontrados em áreas profundas do solo ou no fundo do mar.

10 Uso do gás natural O gás natural é muito usado como fonte de energia (combustível) nas indústrias, residências e veículos.

11 Carvão mineral

12 O que é? O carvão mineral, é uma rocha sedimentar de origem fóssil. Composição : O carvão mineral é composto por: carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas.

13 História Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Até a primeira metade do século XX, ele foi a principal fonte energética primária, sendo utilizado pelas usinas termoelétricas na geração de eletricidade

14 Geração de poluição A queima do carvão mineral, para gerar energia, lança no ar partículas sólidas e gases poluentes.

15 Jazidas no Brasil As maiores reservas de carvão mineral no Brasil situam- se nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

16 Tipos de carvão mineral O carvão pode ser classificado de acordo com sua concentração de carbono. Quanto mais carbono maior seu nível de pureza e potencial energético.

17 Os tipos de carvão são:  Turfa (cerca de 50% de carbono)  Linhito (cerca de 70% de carbono)  Hulha (cerca de 85% de carbono)  Antracito (cerca de 90% de carbono)

18 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (Mtep)

19 Petróleo

20 Composição do petróleo A composição química do petróleo-tipo é: 14% de parafinas normais; 30% de parafinas cíclicas; 10% de resinas e asfaltenos; 16% de parafinas ramificadas 30% de aromáticos.

21 Principais bacias de petróleo Bacia de Campos: maior e principal bacia petrolífera brasileira. é responsável por 80% da produção de petróleo no Brasil. Essa bacia contribui com cerca de R$54 milhões de reais por ano para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Bacia de Santos: É a bacia petrolífera com maior potencial de crescimento do Brasil. Sua localização se estende desde o litoral sul do estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina.

22 3. Bacia do Espírito Santo: Está localizada próxima às porções central e norte do estado do Espírito Santo e ao litoral sul da Bahia. Essa bacia destaca-se menos pela produção de petróleo e mais pela extração de gás natural e óleo. 4. Bacia do Recôncavo Baiano: É a segunda bacia petrolífera brasileira em volume de produção e a primeira a ser explorada no Brasil (desde a década de 1950). Localiza-se ao longo do estado da Bahia.

23 Plataforma continental

24 Pré-sal

25 Obrigado!


Carregar ppt "Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google