A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O tema mais estudado (e esperado) na História!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O tema mais estudado (e esperado) na História!"— Transcrição da apresentação:

1 O tema mais estudado (e esperado) na História!
2º Guerra Mundial O tema mais estudado (e esperado) na História!

2 A 1º guerra e a 2º guerra foi praticamente 1 guerra dividida em 2 partes!

3 Fim da 1º Guerra Mundial – Os perdedores precisaram pagar uma multa enorme
Sentimento de revanche, principalmente da Alemanha. Hitler sobe ao poder em 1933 na Alemanha e e promete melhorar o país da crise Hitler diz que Alemanha deve “liderar as outras nações” = através da guerra.

4 Mussolini (fascismo) cresce na Itália e com seus militares quer expandir o território Italiano pela África. Mussolini e Hitler criam alianças militares para facilitar a expansão.

5 Mussolini (fascismo) cresce na Itália e com seus militares quer expandir o território Italiano pela África. Mussolini e Hitler criam alianças militares para facilitar a expansão.

6 Hirohito se torna imperador do Japão em 1928 e se destaca pelo militarismo (Japão vence a Rússia em uma guerra). Os Nazistas fecham aliança com o Japão também.

7 Criação do EIXO (Roma-Berlim-Tóquio)

8

9 Enquanto isso… Os vencedores da 1º Guerra (Franceses e Ingleses) faziam de tudo para tentar reconstruir seus países. A crise de 1929 quebra novamente a Europa e os países não têm mais condição de lutar. Mussolini (1938) reúne os líderes de todos esses países e fazem um acordo chamado “Política de Apaziguamento”. Hitler percebe que os vencedores ainda estão quebrados.

10 Setembro de 1938 – Hitler anexa a Tchecolosváquia à Alemanha.
Agosto de 1939 – Alemanha e URSS assinam o “Pacto de não Agressão”. Um não poderia atacar o outro na guerra e a Polônia seria dividida para as duas.

11

12 1º Fase da Guerra (1939-1941) Alemanha ataca a Polônia em 1939.
Os ingleses e franceses percebem que a Alemanha não irá respeitar o acordo de paz. Eles entram na guerra também (3 de setembro 1939) Alemanha invade a Bélgica e a Holanda. Foi uma tomada tão rápida que não deu tempo para que houvesse alguma reação: Blitzkrieg

13 Blitz = Relâmpago | Krieg = Guerra

14 Estratégia alemã de guerra:
1º - A Luftwaffe (força aérea alemã) realizava um bombardeio no alvo (ação temida pelos civis). 2º - Os velozes panzers (tanques alemãs) invadiam o terreno e acabavam com a resistência que ainda havia sobrado. 3º - O avanço da infantaria por terra.

15 Alemanha invade a França pelo norte e chega até Paris.

16 Alemanha invade a França pelo norte e chega até Paris.

17 Itália entra na guerra quando Alemanha invade Paris.
Inglaterra e Franceses levam o nome de ALIADOS. Alemanha ataca a Inglaterra… A cidade de Londres fica 2 meses sob bombas e ataques. A força aérea inglesa defende o país muito bem. Então… Hitler adia a invasão inglesa e tenta invadir a URSS, parte do seu plano inicial. #HitlerFalsiano

18 E o Pacto de Não-Agressão?

19 22 de junho de 1941 – tropas alemãs invadem a União Soviética
22 de junho de 1941 – tropas alemãs invadem a União Soviética. O exército alemão poderia ser superior, mas o território soviético era grande e difícil de ser dominada. Os alemães fizeram 3 frentes de batalha: ao sul, no centro e ao norte. Os russos resistiram bem, morrendo muito deles, mas o frio e o terreno era a principal “arma” soviética. Como estratégia, a URSS destruíam as próprias cidades para que o exército alemão não achasse mantimentos e abrigo pelo caminho.

20 Percorrendo grandes distâncias sem se abastecer, os alemães perdem força.
3 meses e meio da entrada alemã na URSS, os soviéticos contra-atacam, pegando os alemãs fracos. Julho de 1942 – Os soviéticos começam a vencer o exército nazista na Batalha de Stalingrado.

21 Uma virada no placar da guerra…
Tropas soviéticas perseguem os alemães até Berlim, com a derrota final em casa. Ainda em EUA e Japão se chocam! Japão ataca uma base naval americana no Havaí (Pear Harbor). Depois disso a América anuncia entrada na guerra ao lado dos ALIADOS, contra o Eixo. Decisivo para o fim da Guerra…

22

23

24

25

26 2º Fase da Guerra ( ) Estados Unidos agora lutam pelos ALIADOS proporcionando vitória certa. 1943- Alemanha começa a retroceder no território e os ALIADOS começam a retornar ao poder. Itália foi invadida (com ajuda dos BRs) e Mussulini tirado do poder. Hitler tenta ajudar e fracassa. Game over para os italianos.

27 Nesse contexto que nossos soldados brasileiros vão para a guerra lutar
Nesse contexto que nossos soldados brasileiros vão para a guerra lutar. Conhecidos como FEB (Força Expedicionária Brasileira).

28 1944 – Alemanha e Japão tentam resistir de todas as formas.
6 de junho de 1944 – Dia D – Normandia A França estava liberta e avançariam pela Europa. Todos contra a Alemanha! Hitler não aceita a rendição e batalha até o fim. Game over para a Alemanha… os Aliados chegam a Berlim! 30 de abril de Hitler se suicida 5 de maio de 1945 – Alemanha assina sua rendição

29

30

31

32 Enquanto isso, no Japão…
Eles resistiam até o fim. No dia 9 de março, Tóquio é bombardeado e eles nem pensam em rendição. EUA força a rendição. Tenta a nova arma do momento… a Bomba Atômica. 6 de agosto de 1945 – Hiroshima é bombardeada. Morte instantânea e por câncer a longo prazo. 8 de agosto de 1945 – Outra bomba em Nagasaki 2 de setembro de 1945 – rendição Japonesa FIM DA GUERRA

33

34

35

36 Vamos fazer paz? Leitura da página 132 e 133.
Pegar todos os nomes em negritos e entender cada um deles no caderno.

37 Holocausto Nazista Conteúdo Extra:

38 História em gráficos e fotos
HOLOCAUSTO Foco em Auschwitz História em gráficos e fotos

39

40 Nos anos de 1942 – 1944, no quadro da chamada “solução definitiva da questão judaica”, o campo KL Auschwitz serviu de centro de destruição de judeus. Eles foram levados em quantidades massivas em transportes organizados pelo Ofício Geral de Segurança do Reich (RSHA) vindos dos países ocupados pela Alemanha nazi, assim como dos seus aliados.

41 8 a 9 mil checos 6 mil bielorussos Mais de 4 mil franceses Cerca de 2 mil russos “ relativamente numerosos” 783 prisioneiros

42 -prisioneiros políticos, como comunistas, socialistas e sindicalistas usavam um triângulo vermelho
-criminosos comuns usavam um triângulo verde os ciganos e outros alemães considerados “anti-sociais” ou “preguiçosos” usavam um triângulo preto as Testemunhas de Jeová usavam um triângulo roxo os homossexuais um de cor rosa. Letras também eram empregadas para indicar a nacionalidade dos encarcerados, como o P para polonês, SU para soviético e F para francês.

43 Na totalidade, nos anos de 1940 – 1945 foram levados para o campo KL Auschwitz cerca de 1,3 milhões de pessoas. O maior grupo, que contava cerca de 1,1 milhão, foi constituído por judeus Os polacos – 140 – 150 mil os ciganos – 23 mil os prisioneiros de guerra soviéticos – 15 mil. Os prisioneiros de outras nacionalidades, que perfazem no total cerca de 25 mil, constituíram grupos menores, que contavam desde alguns milhares de (chécos, bielorrussos, franceses, alemães, russos), algumas centenas (jugoslavos, ucranianos) até algumas dezenas de pessoas.

44 primeiro, perguntaram quem estava doente ou se sentia mal.
Eu fui deportado de França para Auschwitz no dia 12 de agosto de 1942 [...]. Chegamos lá, depois de uma viagem dura, em vagões de gado, no dia 14 de agosto à noite.Depois de chegar, mandaram-nos deixar tudo nos vagões: malas, pacotes, etc. Descemos para a plataforma e os homens da SS começaram a fazer a primeira seleção da seguinte maneira: primeiro, perguntaram quem estava doente ou se sentia mal. -a estas pessoas ordenaram que saíssem da linha; -depois, os homens da SS começaram a outra seleção, colocando de lado as pessoas idosas; -no fim, ficaram 250 pessoas que dirigiram para Birkenau com acompanhamento de gritos e pancadas dadas com paus pelos homens da SS; -os doentes e velhos que ficaram na plataforma foram mandados diretamente para as câmaras de gás. Não me lembro do que foi feito com os jovens e com as mulheres de boa saúde. Wiktor Malik, “Jawischowitz. Sub-campo de Auschwitz”, p. 191

45 chegada do comboio com os deportados

46 seleção

47

48 a rampa já está vazia com as bagagens dos mortos.

49 1945

50 1945-1946: Julgamento de Nuremberg

51 Banalidade do MAL Hannah Arendt -Vídeo

52 Para casa: Todo o capítulo!


Carregar ppt "O tema mais estudado (e esperado) na História!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google