A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências."— Transcrição da apresentação:

1 A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências

2 Introdução O primeiro contato com a mundo da Física e Química será mostrado de uma maneira lúdica e ao mesmo tempo tomando contato com sua importância no cotidiano.

3 Tarefa Os alunos produzirão painéis retratando todo o desenrolar do trabalho e responderão aos questionamentos citados no procedimento. Todo o trabalho deverá ser confeccionado em um editor de folheto do office. A professora de informática está com o programa e os alunos deverão obter com ela uma cópia para confeccionar o trabalho. O trabalho poderá ser feito em até 4 pessoas. Não será aceito trabalho fora do prazo estipulado, portanto, sejam pontuais na entrega.

4 Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho.
1º Momento Montar um painel com recortes de revistas que se relacionem com Física e Química com o seguinte título: Aqui tem Física e Aqui Tem Química. 2º Momento Definir fenômenos Físicos e Químicos. 3º Momento Quais as propriedades gerais e específicas da matéria? Exemplificar com imagens; As propriedades podem ser usadas para diferenciar os materiais? Exemplifique. 4º Momento Como você explicaria de uma maneira correta o que acontece com os componentes dos materiais num fenômeno físico e químico?

5 Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho.
Procure exemplos de reações químicas no cotidiano nos seguintes segmentos: Detergentes; Creme dental; Perfumes; Sabões; Sabonetes; Cosméticos (pelo menos três tipos); Plásticos (classificar os diversos tipos); Oxidações (enlatados, postes, pontes, etc...) Quanto às oxidações, será mostrado um vídeo ilustrativo,com as reações químicas que ocorrem em alguns metais e o por quê . Exemplo: corrosão de materiais ferrosos: 2Fe + O2 → 2FeO Procure exemplificar todos os itens acima com fotos ilustrativas.

6 Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho.
5º Momento Selecione, através de pesquisa na internet, livros e revistas, 10 materiais que são muito utilizados pelo ser humano que podem ser extraídos diretamente da natureza. Também, materiais igualmente importantes mas que só podem ser obtidos mediante processos de transformações de matérias-primas. Separar em duas colunas com os seguintes títulos: Materiais obtidos diretamente da natureza Exemplo: Ouro (com imagens) Materiais obtidos por transformação de matérias-primas Exemplo: Calcário - Produto final: Cal (colocar imagens)

7 Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho.
6º Momento Definir o que é luz; O que é o espectro eletromagnético? Mostrar imagem do espectro e localizar a luz visível; Explicar o fenômeno da Dispersão da Luz, reflexão da luz e refração da luz (colocar imagens dos fenômenos); O que é o disco de Newton? Como é formada a cor de um objeto ? (Colocar imagens)

8 Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho.
7º Momento Estudar a formação de cátions e ânions e a determinação de fórmulas de compostos iônicos. O laboratório 3 será a tarefa final para completar o trabalho. As instruções de como fazê-lo se encontram na página 69 apostila 02. 8º Momento Montar uma tabela de verbetes, com as palavras que você achou de difícil entendimento na sua pesquisa. Elaborar uma crônica de todo o trabalho feito. Esta deverá ficar na última página do folheto.

9 Avaliação Os trabalhos serão avaliados numa escala de 0 a 10 pontos, distribuídos da seguinte forma: 1,0 pontos – Participação e colaboração com o grupo; 3,0 pontos – Organização e capricho ; 5,0 pontos - Conteúdo pesquisado e apresentação final; 1,0 pontos - Pontualidade no prazo de entrega; Data de entrega do trabalo :15/06/09 → 9ºano B 16/06/09 → 9º ano A

10 Referência Apostilas da coleção OBJETIVO, vol 2 – Ciências e Geografia. Livro adotado no segundo bimestre de 2009: “Química em casa” Internet

11 Créditos Professor Valdir


Carregar ppt "A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google