A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WebQuest Início e Formação do Universo !

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WebQuest Início e Formação do Universo !"— Transcrição da apresentação:

1 WebQuest Início e Formação do Universo !
Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 6º ano. Disciplinas : Inglês , Ciências e Geografia

2 Introdução Como se deu a formação do universo?
Como ocorre a expansão do universo? E o funcionamento do Sistema Solar? São questões intrigantes que iremos abordar para entender melhor essa teoria discutida no meio científico.

3 Tarefa Os alunos farão uma visita monitorada ao CIENTEC/USP para obter informações sobre a expansão do universo, o sol e os planetas, órbitas e constelações, sob o comando dos professores de Ciências e Geografia. Os alunos produzirão painéis retratando todo o desenrolar da teoria do Big bang.Os painéis serão confeccionados em papel paraná e com giz de cera. Montarão um móbile representando o Sistema Solar. Farão a leitura do livro “The Amazing Universe”, sob orientação da professora de Inglês. Ao final, farão uma pesquisa a respeito das diversas representações de ET´s nos filmes. Em grupos, construirão imagens dos respectivos personagens ET´s, utilizando materiais de escolha dos alunos.

4 Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho.
O professor de Ciências iniciará o trabalho, primeiramente apresentado um documentário para a classe (DVD) sobre a origem do universo e a formação do solo e da terra. Posteriormente os alunos visitarão o PARQUE CIENTEC-USP, com monitoração local, juntamente com professores de Ciências, Geografia e Inglês, para coleta de dados e informações sobre o universo, sistema solar, constelações, etc. A partir de então, trarão materiais para montagem de um móbile representando o sistema solar (os materiais necessários estão indicados na página 14, da apostila 1 de Geografia). A confecção do móbile será feita individualmente, sob orientação da professora de Geografia. Após a leitura do livro “The Amazing Universe”, farão pesquisa sobre os personagens alienígenas representados em diversos filmes. Deverão trazer imagens, recortes e, reunidos em grupos, farão cartazes, ilustrando os respectivos ET´s por eles pesquisados. Poderão usar papel duplex, triplex, cola, tesoura, papel cartão, glitter, canetinhas, lápis de cor, tinta acrilex.

5 Avaliação Os trabalhos serão avaliados numa escala de 0 a 10 pontos, distribuídos da seguinte forma: 3,0 pontos – Participação e colaboração com o grupo; 3,0 pontos – Organização e capricho na forma de apresentação do trabalho; 3,0 pontos - Conteúdo pesquisado e apresentação final; 1,0 pontos - Pontualidade nos prazos de entrega; DATA DE CONFECÇÃO DO MÓBILE (na aula de Geografia) – combinado em sala com a professora DATA DE ENTREGA FINAL DO MÓBILE (na aula de Geografia) – 24/03/09 DATA DE CONFECÇÃO DO PAINEL (na aula de Ciências) – combinado em sala com o professor DATA DE ENTREGA FINAL (na aula de Ciências) – 24/03/09 (alunos da manhã) 25/03/09 (alunos tarde) Os alunos deverão trazer o livro "The Amazing Universe" em todas as aulas de Inglês, durante o mês de Março. No dia 30/03/09 - Os alunos do 6o. ano A farão os trabalhos, em sala, durante as aulas de Inglês. Nos dias 27/03/09 e 03/04/09 - Os alunos do 6o. ano B farão os trabalhos, em sala, durante as aulas de Inglês.

6 Referência Apostilas da coleção OBJETIVO, vol 1 – Ciências e Geografia. Livro “The Amazing Universe”, da Penguin Books.

7 Conclusão Sabemos que 2009 foi eleito o ano Internacional da Astronomia. Desta forma, é nossa intenção, através deste trabalho de pesquisas, aguçar a curiosidade do aluno a respeito das muitas dúvidas, estudos e questionamentos existentes em relação à formação, funcionamento, expansão e transformação do Universo. Através da construção do móbile e dos painéis, ele conhecerá particularidades a respeito de movimento das galáxias e constelações. Poderá trabalhar com o lado criativo e imaginativo ao confeccionar os cartazes retratando os personagens alienígenas dos filmes.

8 Créditos JOSÉ VALDIR E SILVA (Prof. de Ciências)
MARIA CARMEM SOIFER (Profª de Geografia) SANDRA DE OLIVEIRA (Profª de Inglês)


Carregar ppt "WebQuest Início e Formação do Universo !"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google