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Grupo 5: Bruno Fernandes Sugawara - 08/25620 Carla F. de Paula Reis - 09/57640 Gabriela Brito - 08/30178 Nadja Pires Nahuz - 09/47032 Yan Longo Silva -

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1 Grupo 5: Bruno Fernandes Sugawara - 08/25620 Carla F. de Paula Reis - 09/57640 Gabriela Brito - 08/30178 Nadja Pires Nahuz - 09/47032 Yan Longo Silva - 10/32453 Pedro Henrique Lourenço – 08/38420

2 Com a criação do modelo direto de negócios, aliado à integração virtual e ao aumento da velocidade do estoque, a Dell conseguiu reduzir seus gastos de estocagem e despesas de revenda. O modelo Just-in-time prima por: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e compromisso. A Dell envia informações sobre seu estoque em tempo real à seus fornecedores.

3 Um dos grandes problemas que a HP enfrentava era a falta de precisão das previsões de venda. Segundo Ching a Logística procura agrupar as diversas atividades da empresa relacionadas ao processo de produção e distribuição de seus produtos. O grande problema da HP era encontrar a melhor maneira de atender as necessidades dos clientes em termos de disponibilidade do produto. Cada divisão de Grupo da HP atuava como uma unidade estratégica de negócio para todos os produtos da empresa. (Falsa: cada grupo atuava de forma específica em cada produto)

4 As produções da HP Vancouver era distribuída pelos três grandes centros de distribuição. Uma delas localizada na Europa tinha erros de previsão alarmantes. As incertezas com relação aos estoques devem-se também à dificuldade de prever o produto e a quantidade demandada futuramente, além de informações imprecisas advindas de pesquisas mau elaboradas. (Pg. 31- Ching : Previsão de incertezas) Para a gerência de Vancouver foi um desafio limitar as quantidade de estoque e ao mesmo tempo prover altos níveis de serviços. Esse desafio mostra um ponto fraco da empresa pois essas atividades se mostram extremamente simples, descomplicadas e sem grande importância. (Pg. 30- Ching: Objetivos de custos) Para resolver alguns problemas um dos gerentes da HP solicitou a ajuda de vários especialistas para auxiliá-lo, formando uma equipe. Essa ajuda se faz necessária na medida em que a logística agrupa diversas atividades de vários departamentos, resultando em uma maior integração. (Pg. 26 – Ching: segundo parágrafo.)

5 Como atividade secundária dentro da logística, o transporte de produtos exerce uma função de apoio às atividades primárias na obtenção dos níveis de bens e serviços requisitados pelos clientes. No caso da HP, o transporte dos produtos aos centros de distribuição da Europa e Ásia-Pacífico é feito por navios, o que implica em custos mais baixos, porém um tempo de entrega maior. (Falso: transporte é uma atividade primária. – PAPEL DA LOGÍSTICA NA EMPRESA, p. 25) Produtos em processo é um tipo de estoque que reserva diferentes etapas do processo de fabricação. Na HP, isso é muito comum tendo em vista as etapas de montagem e teste da placa de circuito e a montagem final e teste da impressora. A HP tem como um de seus maiores custos o custo de manter o estoque, tendo em vista a grande quantidade de produtos acabados que são ficam parados nas fábricas aguardando a distribuição. (Falso: CUSTOS ASSOCIADOS A ESTOQUES, p. 29)

6 A DELL trabalha com uma idéia básica de customização em larga escala, trabalhando, por conta disse, com níveis de estoque quase mínimos, reduzindo assim os custos de estocagem. Segundo BALLOU, se maiores quantidades forem solicitadas, menos pedidos serão feitos, conseqüentemente menores custos de pedir serão incorridos. Mesmo com Idéias contrárias, a DELL reduziu o custo total de seus produtos. Verdadeiro. Como hoje em dia os pedidos são feitos em sua grande maioria pelo telefone, a idéia de BALLOU está um pouco ultrapassada. Na integração virtual, utilizado pela DELL, uma desvantagem era o alto risco decorrente dos custos de desenvolvimento e da propriedade dos ativos em uma indústria altamente volátil? Falso. Essa desvantagem seria na integração vertical, pois na integração virtual esse risco seria transferido para uma empresa parceira. Outras empresas tentam copiar o modelo de gestão de estoques da DELL, não obtendo o mesmo sucesso. Esse fato se dá pelo motivo de que a DELL se solidificou já com este método enquanto as outras empresas foram educadas a manter um nível de estoque considerável, não sendo fácil modificar drasticamente seus conceitos como teria que ser feito para que o modelo Dell" desse certo? Verdadeiro. AS concorrentes até conseguiram reduzir seus estoques substancialmente, para quatro semanas, mas a DELL consegue mantê-los por incríveis 8 dias, em média.


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