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CONCORDÂNCIA VERBAL Eliany Rodrigues Molinari. Concordância Verbal  O núcleo do sujeito – ideia básica transmitida  Extensão variável (uma ou várias.

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1 CONCORDÂNCIA VERBAL Eliany Rodrigues Molinari

2 Concordância Verbal  O núcleo do sujeito – ideia básica transmitida  Extensão variável (uma ou várias palavras) José sorriu, encabulado, para a moça de vestido verde. No final da tarde, os últimos turistas retiravam-se, apressados, em direção aos seus ônibus. Um estranho e estridente som de violinos e cravos de feição renascentista enchia o salão de festas da residência do major Florisvaldo Duarte Mendonça.

3 Sujeito Simples e Sujeito Composto  Sujeito simples: apresenta apenas um núcleo  No final da tarde, os últimos turistas retiravam-se.  Sujeito composto: apresenta mais de um núcleo  O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás. Obs.: o sujeito é definido como simples ou composto não com base no número de pessoas que figuram como sujeito, mas sim com base no número de núcleos.

4 Sujeito Simples e Sujeito Composto  Sujeito simples  Apresenta apenas um núcleo.  Regra geral: o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).  Cinco mil pessoas ficaram desabrigadas devido à passagem de um furação na Flórida. (núcleo – pessoas)

5 Sujeito Coletivo  A concordância é feita com a forma gramatical da palavra, não com o seu significado. Isso explica o motivo de o verbo ser usado no singular quando o sujeito é coletivo.  Substantivo coletivo – forma no singular, mas de significado plural. Mas o povo cria, mas o povo engenha... A multidão gritou pelo rádio

6 Sujeito coletivo  Há uma exceção à regra, na qual se aceita a concordância no plural – se os núcleos forem acompanhados de um complemento no plural, sobretudo se houve certa distância entre o sujeito e a forma verbal:  A comitiva dos embaixadores dirigiu-se ao novo centro ecológico. Lá observaram as pesquisas e admiraram os avanços;  Todos sabemos que a maioria dos municípios brasileiros estão quebrados e sem recursos financeiros para atender às demandas sociais. Obs. A concordância também poderia ser feita no singular.

7 Sujeito composto  Regra geral: o verbo vai para o plural.  O prefeito e o secretário de educação falaram com o governador.  Aquela dor nas costas e a crise financeira me perseguiram, mas não me venceram.  João e Maria foram passear no bosque.

8 Sujeito composto  Exceção: quando o sujeito composto aparece após o verbo pode-se concordar apenas com o núcleo mais próximo:  O senador Filinto Muller e o cantor Agostinho dos Anjos morreram no acidente de Orly.  No acidente de Orly, morreram o senador Filinto Muller e o cantor Agostinho dos Anjos.  No acidente de Orly, morreu o senador Filinto Muller e o cantor Agostinho dos Anjos.

9 Sujeito composto  Exceção  Os prefeitos e o governador compareceram à inauguração da rodovia.  Compareceram à inauguração da rodovia os prefeitos e o governador. Como o núcleo mais próximo está no plural, o verbo fica no plural.

10 Verbo Haver  Como verbo pessoal:  Com o sentido de “ter”, auxiliar em locução verbal: Elas haviam comprado roupas iguais.  Com o sentido de “vão conseguir” (auxiliar em locução verbal): Eles hão de aprender Física.  Com o sentido de “obter”: Os esforçados haverão aprovação no vestibular  Com o sentido de “julgou, resolveu” Diante da reclamação, a gerente houve por bem devolver o dinheiro.

11 Verbo Haver  Como verbo pessoal:  Com o sentido de “portar-se”: As crianças se houveram como gente grande.  Com o sentido de “prestar contas, ajustar”: Eles se haverão comigo!  Com o sentido de “considerado”: Os desaparecidos são havidos como mortos.  Na expressão “haja vista” (tendo em vista, observe-se): Não podemos tomar nenhuma medida, haja vista não conseguirmos contato com os responsáveis.

12 A expressão “Haja vista”  Na expressão Haja vista, o termo “vista” é invariável, porém o verbo haver pode tanto ficar se manter invariável quanto concordar com o substantivo:  Construções erradas: Haja visto, haja vistas, haja vistos, hajam vistos, hajam vistas;  Construções corretas: A condenação é inegável, haja vista as provas existentes. A condenação é inegável, hajam vista as provas existentes.

13 Verbo Haver  Como verbo impessoal:  Com o sentido de “existir, ocorrer, acontecer”: Sempre haverá reclamações. Sempre existirão (ocorrerão, acontecerão) reclamações. Se houver reclamações, tomaremos providências. Se ocorrerem (existirem, acontecerem) reclamações, tomaremos providências  Obs.: a impessoalidade do “haver” é contagiosa, ou seja, os verbos que fizerem parte de uma locução verbal com ele quando impessoal, se mantêm no singular.

14 Verbo Haver  Como verbo impessoal:  A impessoalidade do “haver” é contagiosa, ou seja, os verbos que fizerem parte de uma locução verbal com ele quando impessoal, se mantêm no singular. Poderá haver reclamações, se ocorrerem, tomaremos providências. Poderão acontecer reclamações, se ocorrerem, tomaremos providências. Pode haver alguns imprevistos. Podem ocorrer alguns imprevistos.

15 Verbo Haver  Como verbo impessoal:  Com o sentido de “tempo decorrido, sinônimo de fazer”: Moro aqui há cinco anos moro aqui. Disse que deve haver mais inscritos do que vagas.

16 Verbo Fazer  Fazer – só é impessoal quando significa tempo transcorrido, clima, temperatura ou estado atmosférico.  Faz 15 anos que moramos aqui.  Faz horas que estou esperando.  No inverno, faz dias frios aqui.

17 Verbo Fazer  Da mesma forma que o Haver, “transmite” a sua impessoalidade aos verbos que com ele formam locuções:  Deve fazer 15 anos que moramos aqui.  Vai fazer três horas que estou esperando.

18 Os principais erros cometidos 1. Fazem dez meses 2. Houveram muitos fatos 3. Se eu ver você por aí... 4. Existe muitas crianças 5. Para mim fazer 6. Entre eu e você 7. Há dez anos atrás 8. Preferia ir do que ficar 9. Chegou em São Paulo 10. Chegou há duas horas e partirá daqui há cinco minutos 1. Faz dez meses 2. Houve muitos fatos 3. Se eu vir você por aí... 4. Existem muitas crianças 5. Para eu fazer 6. Entre mim e você 7. Há dez anos / Dez anos atrás 8. Preferia ficar a ir 9. Chegou a São Paulo 10. Chegou há duas horas e partirá daqui a cinco minutos. ErradoCorreto

19 Se – Partícula apassivadora  Partícula Apassivadora - Voz passiva - o sujeito expressa o paciente da ação verbal (o sujeito sofre a ação)  Surge a palavra “se” numa oração que apresenta sujeito explícito, que deve ter como núcleo um substantivo não modificado por preposição;  Como há concordância com o sujeito, o verbo da oração pode estar no singular ou no plural, mas sempre na 3ª pessoa;  A frase está na voz passiva sintética (não há locução verbal, como na voz passiva analítica), o que há é a palavra “se”.  Aluga-se casa.  Alugam-se casas.  Vende-se apartamento.  Vendem-se apartamentos.

20 Se – indeterminação do sujeito  Não há outro sujeito na oração, portanto, não há concordância. Então, o verbo se encontra sempre na 3ª pessoa do singular.  São dois casos:  A oração não tem substantivo e, portanto, nenhuma palavra pode exercer a função de sujeito. Vive-se bem por aqui.  Porque só há substantivos modificados por preposição. Fala-se muito de futebol no brasil. Refere-se a dados desatualizados.

21  a) Os núcleos do sujeito são constituídos de pessoas gramaticais diferentes- o verbo ficará no plural seguindo-se a ordem de prioridade: 1ª, 2ª e 3ª pessoa. Ex.: Eu (1ª pessoa) e ele (3ª pessoa) nos tornaremos ( 1ª pessoa plural) amigos. O verbo ficou na 1ª pessoa do plural porque esta tem prioridade sob a 3ª.  Eu + tu = nós  Eu + ele = nós  Ex: Tu (2ª pessoa) e ele (3ª pessoa) vos tornareis ( 2ª pessoa do plural) amigos.  Tu (2ª pessoa) e ele (3ª pessoa) se tornarão ( 3ª pessoa do plural) amigos.  Tu + ele = vós  Tu + ele = eles Sujeito composto de pessoas gramaticais diferentes

22 Exceções à regra geral  Sujeito Resumido  Quando o sujeito composto vem resumido por pronomes indefinidos como tudo, nada, ninguém ou similares: A vida, os amigos, o trabalho e a escola, tudo me irritava profundamente.

23 Exceções à regra geral  Núcleos sinônimos  Quando o sujeito apresenta núcleos sinônimos ou quase sinônimos, sendo que a ideia transmitida é percebida como una, a concordância pode ser feita no singular ou no plural: O infortúnio e o azar perseguiram a carreira desse ator talentoso, mas mal sucedido. O infortúnio e o azar perseguia a carreira desse ator talentoso, mas mal sucedido.

24 Exceções à regra geral  Gradações  Quando há gradação entre os núcleos (crescentes ou decrescentes), o verbo pode concordar com todos os núcleos (lógica) ou apenas com o núcleo mais próximo.  Uma palavra, um gesto, um olhar bastavam.  Uma palavra, um gesto, um olhar bastava.

25 Concordância Verbal Uso do Infinitivo  Não há regras fixas para todos os casos, pois há muita divergência entre os gramáticos e, principalmente, durante o uso do infinitivo.

26 Uso do Infinitivo  Não é flexionado quando:  Não se refere a nenhum sujeito, sendo, portanto, impessoal: É preciso resgatar o meio ambiente. Viver é lutar. Estudar é privilégio de poucos. Viver é muito perigoso. É proibido proibir.

27 Uso do Infinitivo  Não é flexionado quando:  Tiver valor de imperativo: Esquerda, volver! Cessar fogo! Honrar pai e mãe.

28 Uso do Infinitivo  Não é flexionado quando:  Funciona como complemento de adjetivos (normalmente precedidos da preposição de) tais como fácil, difícil, possível, bom, raro, como complemento do verbo principal ou como complemento de um verbo na voz passiva: São barreiras difíceis de transpor. São remédios ruins de tomar. Eram exercícios fáceis de fazer. Continuamos dispostos a comprar a casa. Versos! São bons de ler, mais nada... O pai convenceu os filhos a voltar cedo. Ajude nossas crianças a crescer. Os jornalistas foram forçados a sair da sala. As pessoas eram obrigadas a esperar.

29 Uso do Infinitivo  Não é flexionado quando:  O sujeito do infinitivo é um pronome átono que segue um verbo causativo (deixar, mandar, fazer...) ou sensitivos (ver, ouvir, sentir...): Ele viu-as entrar. Mandou-os passar. Ouvi-as falar. Mandou-nos assentar em uma das esteiras. *Verbo causativo é todo o verbo que exprime a ideia de que o sujeito da oração causa a ocorrência da ação ou processo, mesmo quando ela é efetuada por outrem. Verbos sensitivos: indicam a existência de um dos sentidos (ver, ouvir, sentir.

30 Uso do Infinitivo  Não é flexionado quando:  Regido de preposição a, equivale a um gerúndio em locuções formadas com os verbos estar, andar, ficar, viver e similares. Os trabalhadores estavam a comer (comendo). Já estávamos a ouvir (ouvindo) seus passos. Anda a montar a casa (montando).

31 Uso do Infinitivo  É flexionado quando:  Tem sujeito claramente expresso. É curioso tu não perceberes nada. O melhor era irem todos embora. O disco é para vocês ouvirem. Acreditamos (nós) serem os candidatos muito bons. “Vivi o melhor que pude, sem me faltarem amigos.” É hora de os homens valorizem certas pequenas coisas sentimentais.

32 Uso do Infinitivo  É flexionado quando:  O sujeito é indeterminado Ouvi dizerem que ela não é honesta. Vi executarem os criminosos. Ouvi mexerem na fechadura.

33 Uso do Infinitivo  É flexionado quando:  Depende dos verbos causativos (deixar, mandar, fazer) ou sensitivos (ver, ouvir, sentir...) e entre estes verbos e o infinitivo se insere o sujeito do infinitivo expresso por substantivo ou equivalente (sujeito desenvolvido, não pronome). Domingos mandou os homens levantarem-se. (*levantar-se) Vi teus vestidos brilharem. (*brilhar) Viu saírem e entrarem mulheres. (*entrar) Tinha medo de ver os outros sofrerem. (*sofrer) * Nestes casos, admite-se também o uso do infinitivo não flexionado. Se a ordem é inversa, prefere-se o uso do infinitivo não flexionado. Deixai vir a mim as criancinhas. Deixas correr os dias como as águas do Paraíba.

34 Uso do Infinitivo  Verbo parecer + infinitivo  Quando o verbo parecer é acompanhado de infinitivo, a flexão pode ocorrer no “parecer” ou no infinitivo. Os dias pareciam voar. Os dias parecia voarem. As estrelas parecem chorar. As estrelas parece chorarem. As meninas parecem gostar dele. As meninas parece gostarem dele.


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