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Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I

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Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Aula XIII – Comunicação Científica

2 Por quê comunicar os resultados da pesquisa?
Razões para comunicar Compartilhar resultados Possibilitar a verificação dos resultados Prestação de contas Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

3 Normas Gerais – Tipos de Trabalhos
Tipologia dos trabalhos científicos Trabalhos produzidos ao longo da vida profissional Trabalhos de Conclusão de Curso Trabalhos Acadêmicos Trabalhos Regulares de Pesquisa Monografias Artigos Relatórios Dissertações Financiadores Especialização TCC Trabalhos em revistas Teses Cursos de Mestrado Comunicações Orais Pôsteres Cursos de Doutorado ou Exames de Livre Docência Congressos Congressos Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

4 Normas gerais – estrutura do texto científico
Apresenta o problema e o contextualiza Introdução Desenvolve o argumento do trabalho Desenvolvimento Retoma o problema inicial e apresenta as principais conclusões Conclusão Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

5 Normas Gerais - Cuidados com a redação
Estilo Correção Gramatical Estrutura Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

6 Normas gerais - estrutura do texto científico
Aspecto 1 Parágrafo 1 Ideia 1 Aspecto 2 Parágrafo 2 Aspecto 1 Parágrafo 1 Ideia 2 Aspecto 2 Parágrafo 2 Aspecto 3 Parágrafo 3 Ideia 3 Aspecto 1 Parágrafo 1 Ideia n Aspecto 1 Parágrafo 1 Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

7 Normas Gerais – Cuidados com a redação: estilo
O texto deve ser objetivo O texto usa frases na ordem direta. O texto é escrito na voz passiva O Estilo de um texto é pessoal, mas ... Use períodos curtos. Estruture o texto antes de escrevê-lo. Estilo Afirmações com base nos dados ou em outros trabalhos Evite o uso de jargão de grupos restritos Respeite o direito autoral Seja humilde: solicite a algum colega que leia o seu texto e o critique. Não repita informação (concisão) Cite somente o que for acrescentar algo ao seu trabalho. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

8 Estrutura de Teses e Dissertações
Elementos Pré-textuais Elementos Pós-textuais Elementos Textuais Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

9 Estrutura do Artigo Científico
Elementos Pré-textuais Título Autores Elementos Pós-textuais Reconhecimentos Filiação dos autores Referências Elementos Textuais Resumo Introdução Apêndices Metodologia Abstract Resultados Palavras- chave Conclusões Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

10 Trabalhos em Congressos e Similares - Textos
Resumos Trabalhos completos Resumos estendidos Um parágrafo Mais de quatro páginas De uma a quatro páginas Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

11 Trabalhos em Congressos e Similares - Apresentações
Tipo de participação Apresentação de uma palestra para uma plateia de não especialistas. Tipologia Colóquio Comunicação Oral Apresentação Oral do Trabalho Seminário Apresentação de uma palestra sobre tópico específico para uma plateia de especialistas. Congressos e Similares Encontro de especialista para discutir sobre tópico específico. Encontros de Trabalho (Workshops) Pôsteres Apresentação de um pôster Apresentação de uma palestra sobre um grande tema para uma plateia de especialistas. Conferência Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

12 Técnicos – Científicos Dificuldades encontradas
Tipos de Relatórios Têm a mesma estrutura básica da Dissertação ou Tese, sendo apresentados à Órgãos que Financiam a pesquisa. Relatórios Impacto do Projeto Notas e comprovantes Financiamentos Pagamentos Efetuados Produtos gerados Execução Financeira Técnicos – Científicos Extratos Bancários Pessoas formadas Conciliação bancária Dificuldades encontradas Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

13 Fim da aula 13 paulorosa@dfi.ufms.br
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14 Trabalhos Acadêmicos - Monografias
Caráter de Revisão da área. O tema é delimitado. Trabalhos finais em cursos de Graduação e Especialização. Monografias Não precisa conter resultados novos. Apresentado a uma banca composta por dois ou três professores do curso. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

15 Trabalhos Acadêmicos - Dissertações
Caráter Reflexivo - Analítico. O tema é delimitado, mas envolve domínio de metodologia da pesquisa. Trabalhos finais em cursos de Mestrado. Dissertações Não precisa conter resultados novos. Apresentado a uma banca composta por pelo menos um professor não pertencente ao curso. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

16 Trabalhos Acadêmicos - Teses
Caráter Reflexivo - Analítico. O tema é mais geral, envolvendo o domínio de metodologia da pesquisa. Trabalhos finais em cursos de Doutorado ou Exames de Livre Docência. Teses Precisa conter resultados novos. Apresentado a uma banca composta por pelo menos dois professores não pertencentes ao curso. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

17 Elementos Pré-textuais
Folha de rosto; Folha de apresentação da natureza do trabalho; Folha de agradecimentos; Folha de dedicatória; Resumo em português e em inglês; Lista de Figuras; Lista de Tabelas; Lista de Símbolos. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

18 Análise dos Resultados.
Elementos Textuais Introdução. Justificativa. Revisão da Literatura. Elementos Textuais Conclusões. Referencial Teórico. Análise dos Resultados. Materiais e Métodos. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

19 Elementos Pós-textuais
Referências Anexos Apêndices Lista dos trabalhos citados no texto Material auxiliar produzido por outros autores . Material auxiliar produzido pelo autor do texto. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

20 Comunicações Orais – Cuidados Básicos
Apresentações Regra 1: o apresentador Respeite o tempo que lhe foi dado: adeque a apresentação ao tempo e não o contrário. Regra 5: Tempo Quem apresenta o seminário é você, não o projetor:não leia, fale para o público Suas apresentações devem trazer somente o essencial e aspectos gerais. Regra 2: Concisão Respeite e use as característica do meio pelo qual você fará sua apresentação. Regra 6: Mídia Use letras com tamanho 14 ou maior. Cuidado com o contraste entre a letra e o fundo. Fale para o público e para cada pessoa nele. Espere as pessoas terminares as perguntas. Regra 3: Legibilidade Regra 7: Público Fale para o público de forma clara e audível (cuidado com o uso do gerúndio). Somente ensaiando você terá domínio de sua apresentação. Regra 8: Ensaie Regra 4: Audibilidade Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

21 Comunicações Orais – Um exemplo
Conhecimentos e saberes da docência em Ciências e Biologia Os professores necessitam: Dominar os conteúdos que ensinam, o que envolve não somente os conhecimentos teóricos e conceituais de suas disciplinas, mas, também, áreas do saber-fazer relativas a métodos de ensino, assim como de saber justificar a prática assumida. saber como elaborar os conteúdos de sua disciplina, de modo a torná-los disponíveis para serem aprendidos por seus alunos dos diferentes níveis de escolaridade. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

22 Comunicações Orais – Um exemplo
Conhecimentos e saberes da docência em Ciências e Biologia Conceitos e leis (asserções de conhecimento) Professores Metodologia (fazer o ensino) Transposição Domínio de conteúdo Domínio metodológico Justificativa de sua prática (asserções de valor) Aluno Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

23 Cuidados com o Pôster Pôster Redação Fixação Pôster é texto ...
Respeite o horário dado para fixar seu pôster. Trabalho Legibilidade Disponibilize o trabalho completo se você o tiver. Use letras grandes e pouco texto. Use tópicos. Público Concisão Escute a pergunta antes de responder. Saliente apenas os pontos centrais. Contato Fala Fale pausadamente. Disponibilize alguma forma de contato. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS


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