A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CRISE RELIGIOSA DO SÉCULO XVI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CRISE RELIGIOSA DO SÉCULO XVI."— Transcrição da apresentação:

1 A CRISE RELIGIOSA DO SÉCULO XVI

2 A Igreja Católica em crise
Ação dos Humanistas Os Humanistas criticaram as alterações feitas à doutrina e também o luxo e a riqueza da Igreja e do clero. Papa Alexandre VI

3 Vemos avançar para nós os prelados enfatuados de orgulho
Vemos avançar para nós os prelados enfatuados de orgulho. Estão vestidos com os mais finos vestidos ingleses. As mãos, carregadas de anéis valiosos, estão elegantemente colocadas na anca. Pavoneiam-se em cavalos de luxo e são seguidos de numerosa criadagem. Erasmo de Roterdão, Elogio da Loucura

4 Julgamento de Galileu por ter defendido o helicentrismo
Os novos caminhos da ciência O desenvolvimento da ciência não foi bem visto pela Igreja, que muito dificilmente aceitava doutrinas inovadoras. Julgamento de Galileu por ter defendido o helicentrismo

5 Quebra de prestígio e de autoridade do Papa e do alto clero
Estes estavam mais interessados na política, na guerra e na riqueza do que na orientação religiosa da Igreja e dos crentes. Muitos membros do clero eram acusados de corrupção e de imoralidade.

6 No dia 20 de Setembro de 1492, o papa Alexandre VI nomeou vinte cardeais, (…) entre os quais o seu próprio filho César Bórgia; e também o filho de Gabriel de Cesarini, irmão do seu genro; e ainda um elemento da família Farnese, parente da bela Júlia, sua amante; e muitos outros. Graças a estas nomeações, segundo se diz, Alexandre VI recebeu mais de cem mil ducados. Stefano Infessura, Diário da Cidade de Roma (séc. XVI)

7 A falta de preparação dos membros do clero
Os cargos eclesiásticos eram usualmente oferecidos ou comprados. Por essa razão, muitos clérigos não tinham qualquer preparação para os cargos que desempenhavam.

8 Logo depois da felicidade dos teólogos vem a daqueles a quem o povo chama religiosos ou monges, designações falsas, pois que a maioria deles estão muito afastados da religião (...). Quando zurram nas igrejas, cantando salmos que não compreendem, julgam que deliciam com tal acto os ouvidos dos santos do Paraíso (...). Erasmo de Roterdão, Elogio da Loucura

9 1517 – O Papa Leão X precisa de dinheiro para a construção da Basílica de S. Pedro.
Venda de indulgências – documentos assinados pelo Papa que garantiam a salvação das almas mediante um pagamento

10 Caricatura relativa à venda de indulgências pela Igreja

11 Afirmou que apenas Deus podia perdoar os pecados e não o Papa.
A «questão das indulgências» conduziu à revolta de Martinho Lutero, monge alemão e professor na Universidade de Wittenberg. Afirmou que apenas Deus podia perdoar os pecados e não o Papa. Deu início à Reforma Protestante.

12 IDEIAS DE LUTERO: A Fé e a fonte da Salvação.
A Bíblia é a única fonte de Fé. Existem apenas dois sacramentos: o batismo e a comunhão. Rejeição da veneração à Virgem e aos Santos. O culto consiste em leituras da Bíblia e cânticos, orientados por um pastor. Rejeição da autoridade do Papa.

13 Clica na imagem para ver o vídeo no Youtube

14 Da Alemanha, o protestantismo espalhou-se para outras zonas da Europa:
Para a Suíça, com Calvino, que defende a teoria da predestinação (cada um, quando nasce, tem o destino marcado).

15 Para a Inglaterra, com o rei Henrique VIII, que cria o Anglicanismo, sendo o rei o chefe da Igreja.

16 A RESPOSTA DA IGREJA CATÓLICA
A REFORMA CATÓLICA Movimento de renovação interna da Igreja, que teve início com o Concílio de Trento ( ), uma reunião de bispos e cardeais feita com o objetivo de refletir sobre os problemas da Igreja.

17 Concílio de Trento

18 Medidas do Concílio de Trento relativamente à doutrina:
Manutenção do culto à Virgem e aos Santos. Reforço da autoridade do Papa. Manutenção dos sete sacramentos (baptismo, comunhão, crisma, matrimónio, sacerdócio, confissão e extrema-unção). Reafirmação dos dogmas (verdades) católicos.

19 Medidas do Concílio de Trento relativamente à organização da Igreja:
Criação de seminários para a formação dos clérigos. Manutenção do celibato eclesiástico. Proibição de acumulação de cargos por parte dos membros do clero. Bispos são obrigados a residir junto das paróquias.

20 Gravura alusiva à criação da Companhia de Jesus
Inácio de Loyola criou uma nova ordem religiosa, a Companhia de Jesus, cujos membros tinham de seguir uma disciplina rígida, para além de uma obediência cega ao Papa. Gravura alusiva à criação da Companhia de Jesus

21 Inácio de Loyola entrega as regras da Companhia de Jesus ao Papa Paulo III
A Companhia de Jesus exerceu a sua ação principalmente em dois campos: a pregação pública da doutrina e o ensino em colégios e escolas próprios.

22 A CONTRA-REFORMA Foi um movimento de luta contra o avanço do protestantismo, levado a cabo pela Igreja Católica. Para tal, foram criados dois instrumentos para lutar contra todos os que se desviassem da fé católica: a Inquisição e o Index.

23 Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício
A Inquisição era um tribunal religioso que tinha como objetivo defender a fé católica e os costumes. Vigiava, perseguia e condenava os que praticassem ou fossem suspeitos de praticar outras religiões. Exercia uma vigilância severa sobre os costumes, perseguindo todos os que fossem suspeitos de certas práticas, como a bruxaria. Censurava a produção cultural.

24 Para obter informações, a Inquisição usava todos os meios ao seu dispor.
DENÚNCIA: «20 de Setembro de 1553 – António Correia denunciou Duarte Fernandes por não comer toucinho. 4 de Agosto de 1556 – Francisco Dias denunciou a mulher dizendo que era judia.» Inquisição de Lisboa

25 TORTURA

26

27 Depois de obtidas as confissões, muitos presos da Inquisição eram condenados à morte pela fogueira, sendo executados em cerimónias públicas: os autos-de-fé. NOTA: em Portugal e Espanha, as principais vítimas da Inquisição foram os judeus e cristãos-novos (judeus convertidos).

28 Clica na imagem para ver o vídeo no Youtube

29 Queima de livros heréticos
Index O Index era uma lista de livros proibidos aos católicos, sob pena de excomunhão. Queima de livros heréticos Capa do Index


Carregar ppt "A CRISE RELIGIOSA DO SÉCULO XVI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google